fbpx

10 lições do Salmo 37

10 lições do Salmo 37

Quando lemos essas lições do Salmo 37 podemos entender duas das questões mais difíceis da humanidade “Por que Deus permite que os maus prosperem?” e ¨por que pessoas boas sofrem?” Acredito que desde o início da humanidade, o homem deve se fazer essa pergunta. Parece que não há justiça no mundo. Parece que o Criador simplesmente não se importa com mais nada, com sua criação. Quando pessoas afrontam nossa fé e questionam a veracidade da bíblia Sagrada, logo partem para estes argumentos. Pois é complicado enxergar um Deus amoroso e misericordioso diante de tanto ódio e de tantas injustiças. A leitura do Salmo 37 pode nos ajudar a refletir sobre o assunto. 

Antes de começar a reflexão, gostaria de trazer algumas informações técnicas e curiosas sobre o Salmo 37. Este salmo é mais parecido com um salmo de Masquil, ou seja, uma lição, uma reflexão. Ao contrário de outros salmos que falam de louvor e adoração. Este trecho nos traz uma reflexão sobre a vida. Além disso, é um acróstico, ou seja, cada trecho começa com uma letra do alfabeto hebraico. No entanto, assim como ocorre em outros salmos, curiosamente, os acrósticos de Davi não são perfeitos. Em alguns, faltam umas letras, e outros estão fora de ordem. Muitos estudiosos já tentaram compreender os motivos dessas “falhas”, mas ninguém sabe dizer ao certo porque isso acontece. 

Leia também: O que Deus espera de nós?

1 – Prosperidade dos injustos 

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. Confie em Deus, o Senhor , e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida . Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Salmos 37:1-4  

As instruções aqui são claras. Não devemos ter inveja dos injustos, dos que prosperam pela injustiça, pelo roubo, pela corrupção ou por outra razão ilegal, ou imoral. Nossa esperança deve estar no Senhor, na vida eterna. Se começamos a ter inveja dos injustos, começaremos a murmurar de tudo, querendo nossas recompensas imediatas. O caminho para resolver essa insatisfação é começar a cometer injustiças também, por isso, não devemos ter inveja dos que prosperam.

2- Foco em Cristo 

Ponha a sua vida nas mãos do Senhor , confie nele, e ele o ajudará. Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia. Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o Senhor Deus cuidará disso. Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você. Salmos 37:5-8  

Neste trecho podemos observar que o salmista nos recomenda a focar em Deus. A nossa justiça, em buscar a Deus, será como o sol do meio-dia. Ou seja, assim como Cristo é a luz do mundo, devemos refletir sua luz seguindo seus ensinamentos e não o que o mundo nos ensina, como por exemplo, não nos importar com os outros, não assumir nossos erros, não demonstrar emoções e outras coisas do tipo.

3- A vida eterna 

Aqueles que confiam em Deus, o Senhor , viverão em segurança na Terra Prometida, porém os maus serão destruídos. Dentro de pouco tempo, os maus desaparecerão; você poderá procurá-los, porém não os encontrará. Mas os humildes viverão em segurança na Terra Prometida e terão alegria, prosperidade e paz. Salmos 37:9-11 

A esperança em Deus é na vida eterna e não nas recompensas deste mundo. Paulo no ensina que quem tem esperança neste mundo é o mais infeliz dos homens. Quando estivermos pensando nas injustiças deste mundo e em como os homens corruptos prosperam, devemos nos lembrar que esta vida é uma brevidade. 

4- O destino dos maus 

Os maus fazem planos contra os bons e olham com ódio para eles. O Senhor ri dos maus porque sabe que o dia deles está chegando. Os maus puxam da espada e curvam os seus arcos para matar os pobres e os necessitados e para assassinarem os que são honestos. Mas os maus serão mortos pelas suas próprias espadas, e os seus arcos serão quebrados. É melhor o pouco que os bons têm do que as riquezas de muitos maus. Salmos 37:12-16  

Este versículo parece tão atual que nem parece ter sido escrito há milênios. Homens maus explorando os bons. Isso parece familiar, não é mesmo? Como podemos confiar em Deus ao vermos isso? O segredo é entender que o destino dos maus está traçado: a morte, a morte eterna. 

5 – A fé sem limites 

Pois o poder dos maus acabará, mas o Senhor protege os bons. Todos os dias o Senhor cuida dos que são corretos; a Terra Prometida será deles para sempre. Quando os tempos forem difíceis, eles não sofrerão e terão o que comer em tempos de fome. Porém os maus morrerão; os inimigos de Deus, o Senhor , desaparecerão como as flores do campo, sumirão como a fumaça. Salmos 37:17-20  

Quando passamos por dificuldades, logo queremos “desacreditar” em Deus. Achamos que não faz sentindo passar necessidade sendo pessoas de fé. Mais uma vez, o Salmo 37 nos alerta para a fé que nos mantém firmes, mesmo em dias difíceis. Os maus serão tirados da presença do Senhor para sempre. Precisamos ter fé em dias difíceis, pois este é o sentido da fé. Confiar em Deus quando tudo vai bem não fortalece nossa fé. Continuar amando e servindo em dias difíceis é o que vai forjar nosso caráter. Lembre-se que Jesus ensinou – no mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, pois eu venci o mundo. Ele não disse que por crermos nele, não teríamos aflições. O que Cristo ensinou é que nos dias difíceis, conseguiríamos um escape, uma forma de suportar as aflições do mundo. 

6 – Não importam as circunstâncias 

Os maus pedem emprestado e não pagam, mas os bons são generosos em dar. Aqueles que são abençoados por Deus viverão em segurança na Terra Prometida, mas os que ele amaldiçoa serão destruídos. O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem. Salmos 37:21-24  

Este trecho começa com a orientação de sermos generosos. Não importa se somos rico ou pobres, se estamos em festa ou em luto. Amar ao próximo é nosso principal sinal de que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para trazer salvação. Quando temos o coração generoso, o Espírito Santo nos guia a tomar a decisão correta, nos leva a caminhos de paz. Ainda que as circunstâncias seja adversas, o Senhor nos guia por onde devemos andar. E ainda que caiamos, Ele nos levantará. 

7 – O justo não mendigará o pão 

Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida. Ele sempre é generoso em dar e emprestar, e os seus filhos são uma bênção. Afaste-se do mal e faça o bem, e você sempre morará na Terra Prometida. Pois o Senhor ama aquilo que é direito e certo e não abandona os seus servos fiéis. Ele sempre protege o seu povo, mas os descendentes dos maus serão destruídos. Salmos 37:25-28  

Não importa se estamos fracos, doentes, caídos. Ele nos protege e livra nossa alma do sofrimento. O Salmo 37 é claro ao nos orientar a ficar de fora da maldade. A corrupção, a maldade, orgulho ou avareza nos levará ao caminho da morte. Devemos nos lembrar sempre que quando nos mantivermos nos caminhos de Deus, Ele nos guiará ao o que fazer e como fazer, por isso, precisamos estar conectados a ele, em sintonia, através da Palavra, que nos guia e nos consola. 

8 – O Senhor te livrará 

Os bons possuirão a Terra Prometida e sempre morarão nela. Eles dizem coisas sábias e sempre falam o que é direito e certo. Guardam no coração a lei do seu Deus e nunca se afastam dela. Os maus espiam os bons e procuram matá-los. Porém o Senhor Deus não abandonará os bons nas mãos do inimigo; e, quando forem julgados, não deixará que sejam condenados. Salmos 37:29-33 

O mau, o inimigo de nossas almas, fará de tudo para nos corromper, para colocar dúvida em nosso coração, para nos fazer passar vergonha diante dos homens. Mas os que seguem o caminho de Deus saberão o que dizer, como dizer. Ainda que os homens tirem sarro da gente e não aceitem nossa fé, nosso socorro vem de Deus. 

9 – Destino dos injustos 

Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos. Vi um homem mau, um dominador cruel, que era grandioso como um cedro dos montes Líbanos. Porém um dia passei por ali, e ele já havia desaparecido; eu o procurei, porém não pude encontrá-lo. Salmos 37:34-36 

Na parte final do Salmo 37 temos mais um lembrete para depositarmos nossas esperanças na vida eterna. Os maus serão destruídos. 

10 – Sua herança 

Preste atenção nos bons, e observe os honestos, e você verá que as pessoas que amam a paz deixam descendentes. Mas os que desobedecem às leis de Deus serão completamente destruídos, e os seus descendentes desaparecerão. O Senhor Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempos de aflição. O Senhor os ajuda e livra; e, porque eles procuram a sua proteção, ele os salva dos maus. Salmos 37:37-40 

Por fim, o salmista fala de herança, assunto muito importante naquele período. Ele nos lembra que os que temem ao Senhor deixam uma herança forte e duradoura, enquanto os corruptos serão apagados da Terra. Coloque sua fé em Deus, siga seus caminhos, ainda que tudo parece contrário e fortaleça a fé em sua família, seus filhos, pois essa é a mudança de caráter que eles precisam. Nossa descendência precisa entender que a sociedade que não está firmada nos preceitos do Senhor está fadada à violência, injustiças e mais e mais destruição.  

Medite nessas lições, releia o salmo 37 e não questione mais sua fé em dias difíceis e em momentos de dor, mas use as adversidades para fortalecer sua fé e praticar o amor ao próximo e amor ao seu Senhor. 

Por: Ronnie Turrini 

Leia também:

 

 

  

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *