10 Razões para darmos louvor e adoração a Deus

Share Button

Você já se perguntou por que devemos louvar a Deus? Alguém já explicou para você por que é importante adorar ao Criador? Neste texto que levantar dez motivos que temos para oferecermos louvor e adoração a Deus. Evidente que podem existir muitos outros motivos, mas estes dez servem apenas para refletirmos se estamos dando ao Senhor sua devida adoração. Os textos bíblicos estão repletos de momentos de adoração, canções e ensinamentos sobre o louvor a Deus, mas em nossa rotina, acabamos nos envolvendo com tantas coisas e nos esquecemos da importância de louvar e adorar a Deus. Em um breve levantamento encontrei dez razões básicas para louvar e adorar a Deus.

Outros textos interessantes sobre louvor e adoração a Deus:

pilares de uma equipe de louvor quadrado grande

1.Reconhecimento do poder de Deus

Quando louvamos a Deus estamos reconhecendo que seus feitos em nossas vidas são maravilhosos e não poderiam ter acontecido se não por Sua grandiosidade. “Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto”. Deuteronômio 10:21.

Podemos ler outro exemplo em Salmos 113:9 “Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor”. O salmista louva a Deus pelos milagres e feitos no meio de seu povo. Outro salmo que podemos ressaltar é “Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza”. Salmos 150:2.

2. Fomos criados para louvor de Deus

O ser humano foi criado para louvor do nome de Deus e tudo o que Ele criou foi criado para seu louvor. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”. Efésios 1:5-6. Toda criação deve louvar ao Criador. “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”.Salmos 150:6.

João também nos revela que Deus busca os que o adoram em espírito e em verdade. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4:23.

3. Devemos apresentar um culto racional

Na carta de Paulo aos romanos podemos ler que Deus espera de nós um culto racional, ou seja, consciente daquilo que estamos fazendo. Quer cantemos, dancemos ou louvemos de qualquer outra forma, devemos fazer isso consciente do que estamos fazendo, não motivados por emoções passageiras. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Romanos 12:1.

4. O Senhor nos ordena a adorá-lo

A palavra de Deus nos ensina que é dever do cristão render louvor e adoração a Deus o tempo todo. “Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade”. 1 Crônicas 16:29. Nesta passagem podemos ver que a santidade de Deus deve ser adorada por nós, seu povo. Diversas passagens de Salmos também nos mostra que o povo de Israel deveria adorar ao Senhor. “Louva, ó Jerusalém, ao Senhor; louva, ó Sião, ao teu Deus”. Salmos 147:12. Pelos seus feitos, pela sua misericórdia, ou simplesmente por ser o único Deus que existe, o Senhor deve ser adorado.

Outra passagem interessante é esta: “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Apocalipse 14:7.

5. Através do louvor entramos na presença de Deus

Quando inclinamos nosso coração para adorar a Deus estamos nos colocando diante de sua presença. O salmista nos ensina que devemos entrar na presença de Deus através de louvores. “Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome”. Salmos 100:4.

Quando adoramos ao Senhor estamos nos conectando com sua santidade, por isso é importante sabermos o poder que o louvor tem no mundo espiritual.

“Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder”. Salmos 150:1.

6. O louvor e a adoração glorificam Deus

Provavelmente a forma mais comum de glorificarmos a Deus é através de nosso louvor. Adorando a Deus estamos reconhecendo sua grandiosidade em nossas vidas e nossa dependência dele. Em Salmos 50:23 podemos ler “Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus”.

Podemos declarar com nossos lábios o quanto somos gratos a Deus por seus feitos, e, consequentemente, o glorificamos com nosso coração inclinado perante Ele.

7. Deus é digno de louvor

Não só Deus é digno de louvor como, na verdade, somente Ele deve ser adorado. Em 1 Crônicas 16: 25 podemos ler um salmo de Davi, que diz “Porque grande é o Senhor, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses”. 1 Crônicas 16:25. Em diversas passagens bíblicas podemos ver que os servos de Deus o louvam por diversas razões. Seja por agradecimento, por misericórdia ou por alegria, o Senhor é digno de louvor em todo tempo em nossas vidas.

Os primeiros cristãos, após a ressurreição de Jesus, adoravam a Jesus nos templos, como podemos ver em Lucas 24:53. “E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém”.

8. O louvor é arma de guerra espiritual

O louvor também é uma eficiente forma de batalhar no mundo espiritual, pois através do louvor estamos demonstrando toda a nossa fé em Deus. Quando louvamos estamos demonstrando que nossa esperança não está naquilo que vemos, mas naquilo que cremos, no poder de Deus.

Um exemplo do uso do louvor e adoração a Deus como arma de guerra está em 2 Crônicas 20:19-23.

“E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta. E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se”.

Outro exemplo do louvor em situação de batalha foi o cântico de Débora e Baraque. Juízes 5:1 a 22.

9. Através do louvor agradecemos os feitos de Deus

Deus é bom o tempo todo. Seus feitos em nossas vidas são incontáveis, podemos, e devemos, agradecê-lo por isso, e o louvor é uma forma eficaz de demonstrarmos nossa gratidão a Deus. Quando Salomão adorou ao Senhor e a glória de Deus encheu o templo, os servos louvaram a Deus agradecendo pelos seus feitos. “E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre”. 2 Crônicas 7:3.

10. Demonstramos alegria

Em Tiago 5:13 podemos ler a orientação para louvarmos, cantarmos salmos, quando estivermos alegres. “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores”. Tiago 5:13. A alegria em nosso coração, seja por qual motivo for, vem da graça de Deus. Quando estamos alegres devemos louvar a Deus porque Ele nos deu condições para estarmos alegres.

Qual o motivo do seu louvor e adoração a Deus?

Neste texto vimos alguns porquês de render louvor e adoração a Deus. Seja qual for seu momento, sua vida pessoal, não deixe de louvar ao Senhor.

8 comentários

  • Rakell

    Muito bom, aprendi bastante. Deus seja louvado por sua vida!

  • Pastor Pipo

    Maravilhoso!!!! Estudo tremendo!!!!!

  • DEYSE

    AS VEZES DIZER QUE UM SER MERECE TODA HONRA E GLORIA,PARECE SOAR COMO “QUERER SER” MESMO SABENDO QUE ELE E. O SER HUMANO QUANDO PERCEBE QUE EXISTE ALGUEM QUE QUER SER ADORADO,LOGO VEM UM SENTIMENTO DE HÃMM?? EGOISMO??? ENTÃO LENDO O TEXTO O ESPIRITO SANTO ME TOCOU EM ALGO QUE PODE TOCAR VOCE TAMBEM.QUE QUANDO ELE FALA EM NOS CRIATURAS EM ADORA-LO E UMA FORMA DE ALIMENTO ESPIRITUAL,POIS SE NAO ADORARMOS NOS ENFRAQUECEMOS,ASSIM COMO A COMIDA,SE PRECISAMOS NOS ALIMENTAR PARA QUE NÃO FIQUEMOS FRACOS O MESMO E O ALIMENTO ESPIRITUAL.POR ISSO JESUS DISSE EU SOU O PAO DA VIDA,AQUELE QUE VEM A MIM NUNCA MAIS TERA FOME E SEDE.NOSSO ALIMENTO E ADORAR AO SENHOR EM ESPIRITO E EM VERDADE.QUE O ESPIRITO DO DEUS VIVO POSSA CLAREAR A SUA MENTE E FAZER ENTENDER O MOTIVO DE NOS O ADORARMOS.FIQUEM NA FÉ!!!

  • anderson rait

    Muito bom Mesmo Deus abençoe é bom aprendermos mais sobre a palavra e como devemos e pelo oque devemos adorar a Deus gostei muito bom

  • Glória a Deus, o Senhor falou grandemente ao meu coração.
    Deus continue lhes abençoando.

  • Cristiano Silva

    Muito bom, fui muito edificado com esta explicação, que Deus em sua infinita bondade e misericórdia continue a usar a sua vida para abençoar muitas outras pessoas assim como me abençoou.

  • Sérgio vilanculos

    Pois agradeço a Deus porque eu cantava e mostrava mas nao conhecia o verdadeiro significado do louvar…Estou abençoado nesse estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *