3 exemplos de humildade na Bíblia, no nascimento de Jesus 

3 exemplos de humildade na Bíblia, no nascimento de Jesus 

Esta devocional sobre humildade na Bíblia tem como base os dias seguintes ao nascimento de Jesus. Três grupos de pessoas se maravilharam com o nascimento de Jesus, revelando que seu ministério seria voltado justamente aos pobres e humildes de coração. A palavra “pobre” aqui não se refere à condição de pouco recursos financeiros, mas ao caráter humilde e desprovido de qualquer tipo de vaidade e orgulho. Vamos analisar as características de Simeão, Ana e os pastores para aprender como podemos ser pessoas mais humildades, voltadas a agradar o coração do Pai acima de tudo. Em seu ministério, diversas vezes Jesus mostrou que uma linha sacerdotal, ou étnica, por exemplo, não tornam alguém “mais especial” do que outra. 

Na época do nascimento de Cristo, havia uma grande expectativa pelo nascimento do Messias. Aliás, alguns registros históricos apontam que até outros povos, como os romanos, sabiam da promessa deste “profeta ungido”, no entanto, não se sabia ao certo quem, e como seria, este profeta. A maioria das pessoas esperavam um rei glorioso, que reinaria em toda o planeta com seu esplendor para todo o sempre. Quando Jesus inicia seu ministério, parece pouco provável que ele fosse este esperado “rei dos judeus”. Nascido de uma região humilde e de uma família sem importância política, social ou religiosa, Jesus não tinha muitos pontos favoráveis que o apontassem como tal Messias. Por isso, quando pensamos em humildade na Bíblia, sua história é a maior referência que podemos ter. 

Leia também este estudo sobre humildade de coração.

Os pastores 

Em Lucas 2, lemos sobre o nascimento de Jesus. Perto de onde nascera, em Belém, haviam alguns pastores que foram avisados por anjos sobre o nascimento do Messias. Para compreender o papel destes pastores, precisamos entender que naquela época, esta classe social representavam pessoas sem reconhecimento social. Aliás, desde o tempo de Davi, os pastores eram vistos como pessoas sem importância social, por isso, quando Samuel chegou na casa de Jessé com a notícia que estava ali para ungir o futuro rei de Israel, Davi foi o último a ser chamado. Ninguém esperava que ele, um pastor, poderia ser tão especial. No nascimento de Jesus, essa figura volta a ter um destaque especial. Eles foram os primeiros a verem o tão aguardado rei de Israel, que reina para sempre. 

Lendo o trecho, que segue até o versículo 20, podemos perceber a disposição dos pastores a crerem e seguirem as instruções dos anjos. Este exemplo de humildade na Bíblia nos lembra que devemos estar atentos a seguir as instruções de Deus, sem nos importarmos com reconhecimento ou status. Você não precisa ser um pastor, um missionário ou um cantor gospel de sucesso para ser reconhecido pelo Senhor. Siga a voz de Deus, cumpra seus propósitos e Ele te reconhecerá. Você não precisa de cursos de teologia para ter o reconhecimento do Senhor (embora seja fundamentais para os que são apaixonados por compreenderem melhor as Escrituras e a história da própria igreja). Ele busca pessoas dispostas a obedecerem sua voz. Simples assim. Se você tem, no seu coração, o desejo de ser pastor, ou de fazer um curso de teologia, coloque este sonho nas mãos de Deus, para que tudo ocorra naturalmente. Muitas pessoas, despreparadas, envergonham o nome de Cristo quando se tornam pastores, ou quando ganham um diploma de teologia, deixam de ser humildes e acham que são mais importantes do que os outros cristãos, só porque possuem um diploma de teólogo. 

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miquéias 6:8 

Lembre-se dos pastores como exemplos de humildade na Bíblia, de que você não precisa de reconhecimento social para ser aceito por Deus. 

Simeão 

Outro exemplo de humildade na Bíblia é de Simeão (Lucas 2:25). Embora não seja claro seu cargo, se era sacerdote, profeta, ou nenhum dos dois. Alguns estudiosos ligam este Simeão ao profeta mencionado em Atos 13, já que o livro de Atos também foi escrito por Lucas. Mas como este nome era comum na época, e a relação de profetas e mestres, em Atos, fala de pessoas de Antioquia, pode ser que sejam “Simeões” diferentes. Mas este detalhe não é importante agora. O que nos vale ressaltar é a fé e a confiança que este Simeão tinha em Deus. Ele foi usado pelo Espírito Santo antes mesmo de seu derramamento em Pentecostes. 

Simeão nos lembra que devemos manter nossa fé e esperança no Senhor Jesus e devemos estar dispostos a ser usados pelo Espírito Santo. Ao ver a salvação dos humanos em seus braços, ele é enfático ao declarar que aquele menino não seria apenas “propriedade de um povo”. 

Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. Lucas 2:32 

Jesus não veio para uma classe social, ou para um determinado povo. Simeão deixa isso claro em sua declaração. Assim como Simeão, devemos ter um coração humilde para compreender e aceitar os planos de Deus. Embora a expectativa dos judeus fosse por um rei imediato, que os livrassem dos romanos, o Messias cumpriu, e cumpre, um papel muito maior que é livrar judeus e gentios do império do pecado. Assim como Simeão, devemos compreender que os planos de Deus são sempre melhores que os nossos. Não deixe que a ansiedade e seus planos te impeçam de seguir os planos de Deus.  

Ana 

Por fim, Lucas 2 narra a história da profetiza Ana, nosso terceiro, e último, exemplo de humildade na Bíblia desta devocional. Pouco sabemos sobre Ana, mas sabemos o suficiente para coloca-la nesta devocional sobre humildade na Bíblia, pois o relato de Lucas revela que Ana era viúva e que ia todos os dias no Templo para orar. Este é um ótimo exemplo para nossa vida cristã. A oração é fundamental para nosso relacionamento com o Senhor. Possivelmente, a oração seja o maior ato de fé que temos, pois para quem não crê em Deus, a oração é como se estivéssemos “falando sozinho”. A oração é nossa única ferramenta de comunicação direta com o Criador. 

Para que o Messias viesse, era necessário que o povo orasse, e Ana foi importante neste papel. Ela, assim como Simeão, orava constantemente, de acordo com as Escrituras, pela vinda do Messias. Quando eles viram o escolhido com seus próprios olhos, entenderam que sua expectativa fora contemplada. 

Não sabemos por quanto tempo Ana orou, mas Lucas relata que ela viveu com seu marido por sete anos e que já tinha 84 anos. Embora não possamos confirmar nada, podemos imaginar que ela já estava viúva há anos. Ainda assim, sua fé não esfriou. Além disso, Ana não foi egoísta em suas orações, pois intercedia pelos próprios judeus. A intercessão é uma ferramenta que temos para solicitar a Deus que Ele intervenha na vida de outras pessoas. Considerando essas coisas, podemos considerar a vida de Ana como um exemplo de humildade na Bíblia por entender que ela levava em consideração o que era necessário para o povo, para os outros. 

Assim como Ana, devemos nos lembrar das outras pessoas, não apenas nas orações, mas em nossa rotina. Nossa igreja, comunidade, bairro, cidade, faculdade etc. Nossas orações, e nossas ações, não devem se limitar às nossas necessidades. 

Humildade na Bíblia 

Esperamos que estes três exemplos de humildade na Bíblia façam que você se aproxime ainda mais de nosso Criador. Ao lembrar dos pastores, lembre-se de manter sua fé independente de status ou reconhecimento humano. Ao lembrar de Simeão, lembre-se de confiar em Deus para traçar seus planos. E ao pensar em Ana, lembre-se de orar e agir pelos outros, cumprindo o maior mandamento de Cristo que é amar ao próximo como a si mesmo. 

Para ler mais sobre humildade na Bíblia, leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “3 exemplos de humildade na Bíblia, no nascimento de Jesus 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *