fbpx

Estudo sobre dízimos e ofertas 

Estudo sobre dízimos e ofertas 

Neste estudo sobre dízimos e ofertas fizemos um levantamento histórico sobre o assunto. Há muitos se discute a natureza e importância dos dízimos e ofertas. Esta é uma prática já conhecida pelas civilizações antigas; os gregos, romanos, cartagineses e os árabes praticavam o dízimo e, assim como com os hebreus, essa prática fazia parte da piedade religiosa.

Quando falamos de dízimos e ofertas, devemos ressaltar que sob a ótica teológica, ouvimos falar de dízimos na bíblia pela primeira vez, com os Hebreus, antes da lei mosaica, Abraão deu dízimo a Melquisedeque, rei de Salém (Gênesis 14:18 a 20) dos despojos que trouxe da guerra. Não se menciona por qual motivo Abraão deu o dízimo, nem que ele era obrigado a fazer isso.



Mais tarde, esta prática foi inserida na lei (Levíticos 27: 30 a 32) e os hebreus passaram a entregar os dízimos aos levitas para que fossem, uma parte ofertados ao Senhor e a outra para a alimentação e manutenção do ministério levítico, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Levíticos 18:21 a 32 e Deuteronômio 26:12 a 13).

Um dos assuntos mais procurados por evangélicos na internet é um estudo sobre dízimos e ofertas no Novo Testamento. Alguns estudiosos dizem que não se ordenou aos cristãos do primeiro século o pagamento de dízimos. O objetivo primário do arranjo do dízimo, sob a lei, era sustentar o templo e o sacerdócio de Israel.

Estudo sobre dízimos e ofertas

Esse assunto é sempre assim colocado e estudado, sempre com muitas palavras e formalidades, sob estudos teológicos e históricos, e por fim, ratificado com “é uma ordenança de Deus e temos que obedecer”. É tudo isso mesmo, concordo plenamente e em nada quero me opor aos doutrinadores, professores, teólogos e religiosos de plantão. Mas quero passar a vocês uma nova forma de percepção desta verdade, que atinge o mais profundo e nobre sentimento de nossa alma: o amor!

No entanto, quando lemos em Marcos 12:7 Jesus ensinando que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, podemos entender que ele se referia ao pagamento de tributos. Portanto, muitos estudos sobre dízimos e ofertas apontam esta passagem como uma referência clara aos dízimos no Novo Testamento. De fato, o contexto do trecho é o assunto pagamento de taxas e Cristo ensina a pagar a porcentagem de César ao Império Romano e a porcentagem da igreja ao templo, no caso, os 10%. Há quem discorde de que este trecho refira-se aos dízimos, mas é plausível entender que o ensinamento aqui seja sobre o pagamento das porcentagens.

Dízimos e ofertas no livro de Gênesis

Agora, vamos voltar este estudo sobre dízimos e ofertas para o princípio de sua figuração. Deus visitava Adão e Eva, antes da queda, diariamente, na viração do dia (Gênesis 3:8). Tudo era perfeito, não havia pecado e Deus relacionava-se pessoalmente com sua criação, todos os dias, ELE tinha prazer em visitá-los , em vê-los, em amá-los. Mas com o pecado, o homem foi expulso do paraíso e passou a viver fora dos limites do jardim do Éden (Gênesis 3:23) , e mesmo assim, Deus que os amou desde o princípio, não deixou de visitá-los.

No capítulo 4 de Genesis, podemos ver que Deus ainda continuou a se relacionar com o homem, pessoalmente, e podemos ver também aqui claramente, que os primeiros filhos de Adão e Eva, também mantinham a mesma relação com Deus.

Já pensou o que é ver e falar com Deus pessoalmente?  Ver o Pai, sentir o seu amor, ter certeza de sua atenção e de seus cuidados! Era isso que Caim e Abel experimentavam naqueles dias; e mesmo depois da queda. Fora do Éden, mas ainda sob os olhos do Pai. Além disso, nos versículos 3 a 7, vemos que tanto Caim como Abel traziam ofertas ao Pai (prática que eles devem ter aprendido também com seus pais Adão e Eva).

Oferta de gratidão

Neste estudo sobre dízimos e ofertas podemos entender que já havia se estabelecido a prática de dízimos e ofertas, nesta troca de gratidão pelo amor e cuidado que Deus tinha com seus filhos amados. Não como uma ordem seguida de castigo, mas um momento de comunhão e intimidade. Por isso, Abel e Caim já faziam ofertas, mesmo antes das leis de Moisés.

Não é assim entre nós? Você ama seu filho? Sua mãe? Seu pai? Marido ou esposa? Você gosta de presenteá-los?  Você não tem prazer e alegria, quando dá um presente, em olhar a expressão de felicidade e gratidão, nos olhos de quem você presenteou? Claro que sim! Falando por mim: recebo presente maior neste olhar do que pelo próprio presente em si! E como você acha que se  sente o coração do seu Pai, do  seu criador, quando Ele recebe um presente seu? Uma oferta que você O entrega com todo amor do seu coração?

Por isso, aprendemos no Novo Testamento que Deus ama o que dá com alegria, pois o intuito maior dos dízimos e ofertas é uma relação de amor e alegria, e não obrigatoriedade religiosa.

Para aprofundar seu estudo, leia também:

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Estudo sobre dízimos e ofertas 

    1. Ficamos feliz em poder ajudá-lo. Pedimos que mencione o nosso site, quando nosso conteúdo for publicado, e também que compartilhe um link do nosso site (no fim do vídeo, ou na descrição).

      Que Deus abençoe este projeto e vocês possam alcançar muitas vidas.

       
  1. Olá graça e paz achei o material de vcs muito interessante principalmente pq aborda o lado jovem. Explicações simples e objetivas.
    Parabéns pela iniciativa.
    Que Deus continue abençoando os nesta obra.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *