fbpx

5 dicas do apóstolo Paulo de como evangelizar 

5 dicas do apóstolo Paulo de como evangelizar 

Assim que encontramos o caminho para uma vida completa, através de Jesus, queremos compartilhar desta paz e esta alegria para outras pessoas, mas nem sempre sabemos como evangelizar a quem amamos tanto. Neste texto abordamos cinco características da pregação de Paulo que nos inspiram a falar de Jesus para outras pessoas. Muitas vezes, cometemos pequenos erros que levam as outras pessoas a criarem uma repulsa da fé cristã porque queremos insistir em nosso diálogo, simplesmente batendo de frente com a opinião alheia. No entanto, lendo 1 Coríntios 9, podemos ver que a estratégia de Paulo era, justamente, concordar e levar em consideração o ponto de vista das pessoas a quem ele tinha o interesse de evangelizar. 

Desenvolvemos este estudo para os jovens com o intuito de instruir jovens e líderes, que tenham interesse em entender como evangelizar segundo os princípios do apóstolo Paulo. Fazendo uma breve análise de 1 Coríntios 9, podemos encontrar alguns pontos muito importantes sobre o assunto. Paulo tinha um desejo ardente de atrair as pessoas para Jesus. Seu desejo era mais forte do que o desejo de “ter a razão”. Paulo aprender a demonstrar amor ao próximo, justamente respeitando as opiniões e ponto de vista dos demais. Muitas vezes, erramos ao achar que respeitar a opinião é uma afronta à nossa fé, mas veremos que isso não é uma verdade. 

Leia também este estudo sobre o plano de salvação.

No anseio de falar de Jesus para as pessoas, acabamos atropelando as palavras e falando por cima de tudo e de todos. Não deixamos as outras pessoas falarem, não aceitamos alguns pontos diferentes e, pior, simplesmente deixamos o amor de lado para prevalecer com a razão e com a soberba. Aliás, o fato de muitos cristãos se apresentarem com o discurso de “saber todas as respostas” faz que muitas pessoas criem uma barreira contra o cristianismo. A falta de humildade para reconhecer que não sabemos todas as respostas e quem também estamos aprendendo, diariamente, faz que a nossa evangelização seja impotente, incapaz de atrair as pessoas. 

Ao entrar na faculdade, por exemplo, o jovem se depara com todo tipo de pensamento e cotidiano que lhe são desafiadoras. Saber lidar com isso é importante para que o jovem mantenha sua fé, ainda que passe por questionamentos e zombarias de professores e colegas de classe. Por isso, essas dicas sobre como evangelizar são fundamentais para o jovem ingressar na vida universitária e laboral sem abdicar de sua fé e com novo ânimo para evangelizar os que estão ao seu redor. 

Vamos começar este estudo sobre como evangelizar com o seguinte trecho bíblico. Optamos pela versão da Nova Bíblia Viva. 

E isso tem uma real vantagem: Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos a fim de ganhar o maior número possível de pessoas. Quando estou com os judeus, vivo como judeu, para que eles ouçam o evangelho e eu possa ganhá-los para Cristo. Quando estou entre os que estão debaixo da Lei, não discuto com eles, embora não concorde, porque desejo ganhá-los. Quando estou com os que estão sem lei, concordo com eles tanto quanto possível, com a exceção naturalmente de que, como servo de Cristo, eu devo fazer sempre o que é correto. E assim, concordando com eles, posso ganhá-los também. Quando estou com aqueles cuja consciência é fraca, torno-me fraco. Sim, qualquer que seja o tipo de pessoa, eu procuro achar um terreno comum com ela, para que me permita falar-lhe de Cristo e eu possa salvar alguns. Faço isso para levar o evangelho a eles e também pela bênção que eu recebo quando os vejo vir a Cristo. 1 Coríntios 9:19 a 23 

1- Identificando um grupo 

No começo deste trecho Paulo nos dá uma dica muito importante. Todo ser humano se identifica com um grupo maior, cristãos, ateus, flamenguistas, sambistas, defensores do meio ambiente, veganos etc. Todos nós, aliás, nos enxergamos até em mais de um desses grupos, muitas vezes. Paulo nos ensina que, antes de sair falando pelos cotovelos, precisamos conhecer a pessoa, ou o grupo de pessoas, com quem falamos. Ele diz que vive como judeu, quando está com judeus. 

Demonstre interesse por um assunto de interesse da pessoa a quem você deseja evangelizar. A partir daí, você vai encontrar uma brecha para falar de Jesus em algum momento. Para isso, é preciso conversar de forma natural e saudável. Ouça as pessoas, perceba a que grupo maior esta pessoa pode se identificar. 

2- Abordando as pessoas com humildade 

Em seguida, Paulo diz que não discute com eles, coisa que normalmente fazemos. O evangélico discute sobre Maria com o católico, sobre reencarnação com o espírita, ou sobre a evolução com os ateus. A segunda dica, observada neste trecho, sobre como evangelizar é não discutir, mas ouvir e compreender os pensamentos da outra pessoa, para compreendermos o que agrada nela, os assuntos de interesse e assim por diante. 

Paulo nos ensina a ouvir suas necessidades e seus interesses para, a partir daí, encontrarmos uma maneira de falar do amor do pai. 

3- Removendo todo julgamento 

A seguir, Paulo nos ensina a remover todo julgamento. Ele diz que concorda com todos, sejam os que seguiam as leis, no caso os judeus, ou os que viviam sem a lei, no caso os gentios (gregos e romanos principalmente). Embora tenha deixado claro que concordar não significa que ele praticava as mesmas coisas. 

Muitas vezes, na faculdade, no trabalho, no prédio, as pessoas estão com suas opiniões formadas sobre fé, criação, pecado, santidade etc. O jovem que decide demonstrar amor e respeito ao próximo sem olhar para as questões diferentes abre uma porta para compreender e atrair pessoas que muitas vezes já se sentiram, ou ainda se sentem, julgadas e discriminadas por sua forma de vestir, pela preferência musical ou seus hábitos. 

4- Seja amistoso 

A seguir, mais uma dica valiosa sobre como evangelizar nos é dada pelo apóstolo Paulo. Ele diz que se fazia fraco para com os fracos, afim de encontrar um terreno comum. Ou seja, ele sondava a pessoa e se mostrava com interesses semelhantes, para ganhar a confiança do outro, assim, criava um vínculo de amizade e confiança. 

Quando falamos de algo muito delicado e sensível, como a fé, precisamos demonstrar respeito e vínculos de amizade, pois é natural que as pessoas “se armem” quando somos “agressivos” mostrando que estão errados, dizendo que “vão pro inferno” etc. 

Com vínculo de amizade forte, temos mais influência sobre as pessoas. 

5- Ore por uma oportunidade de evangelizar 

Por fim, ele diz que procura este terreno afim de conseguir uma brecha para falar de Cristo para ganhar alguns. Muitas vezes, não aceitamos ganhar alguns. Queremos ganhar multidões, mas no anseio de nos preocuparmos com números, não ganhamos nem multidões e nem alguns. Preocupe-se em ganhar alguns, através do amor, do respeito. Ore para que Deus lhe dê a oportunidade de evangelizar aqueles que estão perto de você. 

Estudando a vida de Paulo podemos encontrar muitas outras dicas de como evangelizar, mas queremos que estas cinco dicas sejam úteis para você e seu grupo de jovens a ganhar vidas para Cristo. Se você tem outras dicas para compartilhar com nossos leitores, deixe em nossos comentários. 

Temos outros textos interessantes que podem ajudar os jovens de sua igreja: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *