A história do cego Bartimeu

Share Button

Neste modelo de aula para escola bíblica dominical, vamos aprender uma das histórias mais conhecidas sobre os milagres de Jesus, a cura do cego Bartimeu. Os relatos sobre este acontecimento são curtos, mas estão presentes em três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas. Para este modelo de lição, vamos tomar como base o texto de Marcos. Varemos que, apesar de ser repreendido por muitos, o cego Bartimeu compreendia que precisava muito que alguém lhe ajudasse. A esta altura de sua vida, a única esperança que Bartimeu tinha era de um milagre, e foi o que aconteceu. Quando Jesus passou por Jericó, lá estava Bartimeu pedindo por ajuda.

Texto base: Marcos 10:46 a 52

Textos auxiliares: Mateus 20: 29 a 34 e Lucas 18:35 a 43.

Objetivo: compreender que somente através de Cristo podemos sair da escuridão dos nossos pecados.

Introdução

Peça para as crianças fecharem os olhos e ficarem assim por um tempo. Pergunte o que elas estão vendo? Ressalte como é ruim ficar sem poder ver nada. Você pode até mesmo começar a aula com uma brincadeira de cobra cega (ou cabra cega). Se for fazer esta brincadeira, tome o cuidado de deixar a sala bem livre de obstáculos e objetos que possam machucar a criança. Se a sala for pequena, ou se tiver muitos alunos. Faça a brincadeira como se fosse uma dinâmica, selecionando dois ou três alunos por vez para brincarem.

Quando não podemos ver, tudo fica mais difícil. Professor, você pode dar exemplo de coisas que fazemos no nosso dia a dia, que seria muito difícil de fazer se fossemos cegos. Na história de hoje vamos conhecer a história de um homem que era cego. Não enxergava nada e sua vida era muito triste.




História

Jesus estava com seus discípulos indo para Jerusalém. No caminho passaram pela cidade de Jericó. Professor, uma curiosidade que vale a pena ressaltar (se seus alunos tiverem dez anos ou mais) é que a cidade de Jericó aqui não era exatamente a mesma de Jericó do Antigo Testamento; ficava à mais ou menos dois quilômetros de distância da Jericó antiga. Isso porque a antiga Jericó foi destruída e, de acordo com Josué  6:26, não deveria ser reconstruída. Apesar de levar o mesmo nome e ficar muito perto da Jericó que Josué conquistou, elas não ficam exatamente no mesmo lugar. Se seus alunos forem maiores, com dez ou onze anos, você pode falar esta curiosidade, pois eles não saberão. Já para os alunos menores, esta curiosidade não precisa ser falada. Nesta cidade de Jericó, do Novo Testamento era a cidade que o rei Herodes passava as férias no inverno.

Ao chegar na cidade, uma multidão se aglomerou em volta de Jesus para ouvi-lo ensinar. Quando já estava saindo da cidade, passaram por um local onde estava um cego, o cego Bartimeu. Esta pessoa era cega, não enxergava nada. Provavelmente, já havia ouvido falar de Jesus e sabia que Jesus realizava muitos milagres. Quando ouviu o som da multidão, logo desconfiou que era a multidão que seguia Jesus, então, o cego Bartimeu começou a gritar “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”.

Quando Bartimeu começou a gritar, algumas pessoas ficaram incomodadas, pois queriam ouvir Jesus e não o cego Bartimeu. Apesar de levar algumas broncas, Bartimeu não desistiu e começou a gritar mais alto, pois sabia que Jesus era a única esperança que ele tinha de enxergar.

De tanto gritar, chegou uma hora que Jesus ouviu o cego Bartimeu, então Cristo o chamou. Quando Jesus pediu para que lhe trouxessem o cego, ele mal podia acreditar. As pessoas que estavam ali em volta de Jesus ficaram animadas e curiosas. Elas sabiam que mais um milagre poderia acontecer. Então, algumas pessoas começaram a chamar o cego Bartimeu. “Levante, anime-se, o mestre está te chamando”. Imaginem a alegria daquela pessoa, quando percebeu que Jesus tinha lhe ouvido, e que estava lhe chamando.

Jesus ama todos nós, independente de como somos. Bartimeu tinha um problema, ele era cego. Mas existe um problema muito maior que todos nós temos, que é o pecado. O pecado é tudo o que não agrada a Deus, coisas erradas que fazemos, falamos e até pensamos. O pecado nos afasta de Deus, quando pecamos, podemos dizer que estamos cegos, sem enxergar os ensinamentos de Deus. Apesar de nossos pecados, Deus nos ama, assim como amou Bartimeu e teve misericórdia dele.

Ao saber que Jesus lhe chamava, rapidamente, Bartimeu se levantou e foi correndo encontrar-se com Jesus. Então, Jesus lhe perguntou “o que queres que eu faça”. Claro que o cego Bartimeu respondeu “quero voltar a enxergar”. Naquele instante, Jesus viu que Bartimeu estava confiante, com muita fé que realmente poderia voltar a ver. Então, Jesus simplesmente disse “vai, pois tua fé te salvou”, e o cego Bartimeu voltou a enxergar.

O mais importante desta história é que Bartimeu confiou plenamente em Jesus para lhe ajudar. Não importa qual seja nosso problema, devemos sempre ter fé que Deus vai nos ajudar.

Conclusão

Após ser curado, Bartimeu seguiu com o resto da multidão pela estrada de Jericó agradecendo a Deus pelo milagre. Todos nós devemos confiar que Jesus quer nos tirar de nosso maior problema que é o pecado. Assim como ele deu visão para Bartimeu, ele deseja que todos nós possamos confiar nele para enxergarmos os problemas que o pecado nos traz, para que possamos evitar tudo o que nos afasta de Deus.

Oração

Neste momento nós vamos orar pedindo para que Deus nos salve de nosso maior problema que é o pecado. Para isso devemos confiar que somente Jesus tem poder para perdoar nossos pecados. Se você nunca orou pedindo para que Jesus seja o senhor e salvador de sua vida, ore comigo agora. ORE.

Outras histórias sobre os milagres de Jesus:

coord pedagogica qdo

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *