fbpx

A importância da oração de intercessão na igreja

A importância da oração de intercessão na igreja

Um conceito básico da vida cristã é a oração. Este é o principal elemento que nós temos para apresentar a Deus nossos pedidos, louvor e pedido de perdão. As escrituras nos trazem diversos tipos de oração e o estudo sobre o assunto é longo e complexo. Neste texto vamos abordar a importância da oração de intercessão na igreja evangélica. O cristão precisa entender que a oração é uma importante forma de nos comunicarmos com o Senhor, por isso não deve ser utilizada apenas em benefício próprio, a bíblia nos traz inúmeros exemplos de orações de intercessão. Aliás, não se intercede apenas por outra pessoa, também podemos interceder por algum assunto específico. O importante é o cristão ter conhecimento do poder da oração para interceder.

Em primeiro lugar devemos entender que a intercessão é tão importante que o próprio Espírito Santo intercede por nós – Romanos 8:26 e 27 – sem parar. Ao ler este texto podemos compreender que o Espírito Santo nos orienta a orar adequadamente, mesmo quando não sabemos bem quais palavras usar. O Senhor não está preocupado com as palavras que usamos ao orar, mas com o nosso coração humilde disposto a orar. Por isso, quando Jesus ensinou sobre a oração, no sermão do monte, (Mateus 6:1 a 15) ele nos ensinou que não precisamos orar repetidamente como um mantra ou com o propósito de sermos vistos pelas outras pessoas.




Jesus intercedeu e continua intercedendo por nós 

Em Hebreus 7:25 está escrito “Por isso, também (Jesus) pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. Em Isaías 53:12 lemos que já era esperado que o messias intercedesse pelos seus transgressores. Jesus está constantemente intercedendo por nós pois conhece nossas fraquezas e sabe que sozinhos não poderíamos resistir ao mundo.

O fato de Jesus ter feito oração de intercessão por nós mostra que a oração é uma ferramenta importante na vida cristã e que realmente vale a pena interceder pelos outros. Antes de entregar o espírito Jesus fez uma longa intercessão, como podemos ler em João 17.

Ore pelos outros 

Em certo momento, quando falava ao povo de Israel, Samuel mencionou “longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós”, 1 Samuel 12:23. O profeta chega a mencionar que não orar pelo povo seria um pecado. A intercessão é mais que uma rotina cristã, é uma obrigação que temos para que nosso espírito alcance o coração do Pai.

Mesmo no Antigo Testamento podemos encontrar diversas passagens que falam de intercessão. Em Êxodo 32.30-35 lemos sobre a intercessão de Abraão. No Segundo livro de Crônicas 6:19-42 lemos sobre a oração de intercessão de Salomão pelo templo. Por fim, em Daniel 9:3 a 19, lemos a intercessão de Daniel por Israel. Em Gênesis 20:17 podemos ler sobre a intercessão de Moisés que levou à cura de Abimeleque.

Em Êxodo, capítulos 32 e 33, podemos ver que Abraão intercedeu a tal ponto de impedir a ira de Deus e até de “mudar” as decisões de Deus, quando ele ora “se o Senhor não for conosco, não nos faça subir daqui”.

Em Atos 13 lemos que a igreja de Antioquia orava pelo trabalhos dos missionários.

Devemos interceder pelo o quê? 

Como vimos, os exemplos bíblicos de oração de intercessão são vários e bem diversificados. Podemos orar pela cura de alguém, pelo socorro de Deus, por livramentos, para que a justiça de Deus seja feita, entre outra coisas.

O principal sobre intercessão é o crente entender que não podemos ficar alienados apenas aos nossos pedidos e às nossas necessidades. Quando nos apresentarmos diante do Altíssimo para orar devemos nos lembrar de pessoas que estão próximas de nós e que precisam da intervenção de Deus em suas vidas.

Interceder é amar 

Desejamos que orem por nós, quando estamos mal, quando enfrentamos uma luta, uma doença, pedimos para os outros nos ajudarem, mas quando chega o momento de oração na igreja (algumas vezes realizadas ao fim do culto), nos levantamos e saímos. Estamos refletindo o amor de Cristo?

A oração de intercessão é, talvez, a maior prova que realmente amamos alguém. Podemos fazer mil coisas pelo nosso pai, irmão, mãe, filho, amigos, mas nossa ação tem limite. O que não está ao nosso alcance, devemos entregar nas mãos de Deus; este é o papel da oração.

Orar pelos outros é um sinal de amor, pois demonstra que desejamos que outra vida seja abençoada além do que podemos fazer.

Leia também:

 
Compartilhe

7 comentários sobre “A importância da oração de intercessão na igreja

  1. Parabéns, adorei os ensinamentos.
    Transparentes, práticos para nos dias atuais com o corre corre, até em uma condução, alguém possa obter esclarecimentos sem dúvidas.
    Para evangelizar é também essencial, assim podemos em curto tempo indicá–los para mais conhecimentos d conduta e da palavra. 👍🤝

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *