A importância de cânticos na aula para EBD Infantil

Share Button

Um dos meios mais eficazes de ensinar à criança uma verdade bíblica é através dos cânticos. Neste artigo, vamos identificar como os cânticos podem ser eficientes na aula para EBD Infantil. Algumas igrejas e professores negligenciam esta possibilidade e alguns acabam oferecendo às crianças músicas de adultos, pois não conhecem a grande variedade de cânticos evangélicos infantis. Basta uma rápida procurada pela internet para encontrar inúmeros álbuns infantis. O ideal é que os cânticos sejam preparados adequadamente para cada faixa etária. É através dos cânticos que podemos fazer que a criança entenda mais facilmente alguns conceitos básicos do cristianismo. Além disso, ensinamos diretamente a importância da adoração para o cristão.

Para melhorar sua aula, leia também:

Podemos aproveitar este momento para explicar às crianças por que existem cânticos de agradecimento, outros exaltam as qualidades de Deus e assim por diante.

Os salmistas cantavam para adorar a Deus. Através dos cânticos, conseguiam acalmar corações perturbados e fazer pedidos urgentes de oração. Na aula, alguns cânticos devem ter estes mesmo propósitos. Infelizmente, com o tempo, muitos professores acabam escolhendo os cânticos aleatoriamente, para seguir um protocolo e não percebem que estão desperdiçando uma ótima oportunidade de falar de Deus às crianças de uma forma diferente e eficaz.

contadores de histórias

Por que devemos cantar?

  1. É bíblico. Colossenses 3:16 e Salmo 47:6;7
  2. Faz parte da vida natural da criança. Elas cantam enquanto brincam, ficam na fila, desenham…
  3. A música alcança a mente da criança, o coração e a vontade
  4. É uma forma de comunicar e ensinar verdades bíblicas
  5. É mais fácil de fixar um ensinamento
  6. A criança participa da aula
  7. Trata-se de uma adoração

Como escolher os cânticos

Em primeiro lugar devemos analisar se o cântico é bíblico. Este primeiro critério para escolhermos uma canção é ver se a letra está de acordo com a Bíblia. Se possível associe um versículo com cada cântico. Assim, você terá certeza que você estará cantando algo coerente com a Palavra de Deus.

Ao selecionar seus cânticos em sua aula para EBD Infantil, escolha os cânticos de acordo com o nível e a idade das crianças da igreja infantil. Para crianças com pouca idade, o ideal são músicas com muitos gestos e bem repetitivos. Evite cânticos muito poéticos ou abstratos como “meu cálice feliz transborda”, “Castelo Forte é nosso Senhor e bom refúgio”. Se for inevitável escolher músicas com linguagem figurada, explique o significado de expressões como essas.

Deve haver um propósito com a aula. Os cânticos a serem cantados devem ter um propósito para aquele dia, ou um objetivo claro, como por exemplo:

  • ensinar os livros da Bíblia
  • ressaltar a importância de orar
  • pedir a benção para nossa família
  • agradecer a Deus
  • acalmar os corações

O professor do departamento infantil também deve observar a melodia. A música infantil deve ser fácil de ser cantada por qualquer criança. As canções que exigem um tom mais alto, agudo, baixo, podem dificultar a aprendizagem. Não deve ter vários ritmos, quebras, ou melodias.

A criança deve gostar da música cristã infantil. Alguns professores escolhem o cântico porque ele, o professor, gosta, mas nem sempre a criança se identifica com aquele cântico, ou mesmo uma turma pode ter um gosto diferente de outra. Ao gostar de uma música, a criança irá cantá-la em casa, na escola…

A escolha de cânticos que tenham relação com a aula para EBD Infantil facilita o aprendizado.

Usando os cânticos durante a aula

O cântico deve ensinar algo sobre aquele momento. Ao orar, cante algo que mostre o poder da oração e sua importância. Após a lição, cante algo que reforce a mensagem da lição, de acordo com o objetivo traçado para aquela aula. Na oferta e no final da aula, deve-se cantar algo sobre agradecimento ou algo que ressalte as qualidades de Deus. No início da aula também é recomendável um período de cântico.

Antes de iniciar a cantoria, você deve explicar o que estão cantando e leia, pelo menos, uma vez o cântico sozinho(a) para a classe, antes que todos cantem juntos. Use a mesma canção diversas vezes para que elas memorizem o cântico, mas não use somente as mesmas músicas.



10 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *