fbpx

Adoração ao Senhor é resultado de uma transformação voluntária

Adoração ao Senhor é resultado de uma transformação voluntária

Nesta devocional vamos falar um pouco sobre adoração ao Senhor, mas para isso queremos falar também sobre uma transformação interior, que é o que vai motivar sua adoração sincera. Quando lemos o Novo Testamento, podemos ver inúmeras correções que Jesus fazia aos líderes religiosos daquela época, inclusive sobre a adoração apenas da boca para fora. Provavelmente, a parábola do fariseu e do publicano seja o melhor exemplo para este breve estudo. Esperamos que este texto de reflexão ajude você, sua família e sua igreja a alcançarem um momento de louvor mais sincero e mais aberto ao nosso Deus.  

Em diversas passagens da bíblia podemos ler que quando um grande profeta, ou discípulo, como Paulo, se aproximava de sua morte, ele se preocupava muito com seu sucessor. Isso aconteceu com Abrão, Moisés, Davi, Paulo e até mesmo Jesus, que nos concedeu o Espírito Santo para esta tarefa. Hoje, vamos focar um pouco no apóstolo Paulo, que muito se preocupava para que as igrejas as quais tinha pregado seguissem fielmente seu ensino, por isso, escreveu tantas cartas, em alguns casos até mais de uma, quando achou necessário. Neste contexto, podemos perceber que Paulo viu em Timóteo alguém que pudesse levar a diante, o cristianismo com sinceridade. 

Leia também este estudo sobre superação.



Timóteo 

Ao lermos 1 Timóteo 1:2, vemos Paulo chamando Timóteo de seu filho na fé. Aliás, o chama de verdadeiro filho na fé. Aqui podemos perceber como Paulo tinha um carinho especial com Timóteo. Provavelmente, após tantas tribulações, dúvidas e aventuras, Paulo pensava a todo instante quem levaria o cristianismo adiante, após sua morte. Embora não soubesse quando seria sua hora, cedo ou tarde Paulo se iria e alguém precisava continuar levando a mensagem do cristianismo às demais gerações. O apóstolo enxergou em Timóteo alguém que pudesse continuar este serviço de evangelismo. Podemos ler em Atos 16, que a segunda e terceira viagem missionária de Paulo foi acompanhada pelo seu amigo Timóteo. 

Quando queremos render adoração ao Senhor, precisamos refletir em nossa mudança interior. Sem uma real transformação de nossa personalidade, não há como louvar a Deus sinceramente. Se não entendemos que precisamos nos arrepender, mudar de hábitos e nos humilharmos diariamente para alcançar a graça de Deus, nossa adoração é vazia, baseada em nosso conhecimento e nosso jeito de pensar. 

Paulo queria que os novos convertidos tivessem uma visão real e profunda da fé cristã, por isso, solicitou que Timóteo ficasse em Éfeso. Assim como ele experimentara uma transformação genuína, esperava que os demais também assim vivessem. Para ele a transformação real, por dentro, era o principal fator para seguir o cristianismo. Em 1 Timóteo 1:12 a 14 Paulo relata sua transformação interior, como sinal de uma verdadeira vida de adoração ao Senhor. 

Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:12-14 

Apóstolo 

As cartas a Timóteo podem ser lidas como um guia de orientações a quem deseja seguir um cristianismo vivo, cheio de batalhas e desafios, pois sem isso não desenvolvemos nosso caráter cristão, não temos como render adoração ao Senhor sem essa superação, que nos molda desde o interior.  

Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, 1 Timóteo 1:18 

Não sabemos ao certo a que profecias Paulo se refere, mas a alusão ao combate faz estudiosos acreditarem quem Timóteo tenha passado por situações bem difíceis em sua caminhada com Jesus. 

Mudar o nosso interior não é tão fácil, sabemos. Mudar hábitos, amizades e rotinas não são feitos do dia para a noite, por isso, podemos dizer que render adoração ao Senhor é o resultado de uma batalha diária. 

Timóteo precisou vencer desafios contra falsos mestres, sem uma transformação interior verdadeira não é possível uma adoração ao Senhor sincera, por que precisamos de motivos para louvar, ou seja, histórias de superação e fé. 

Queremos terminar esta devocional sobre adoração ao Senhor motivando o leitor a encarar os desafios como uma oportunidade de mudar seu caráter e obter uma transformação interior real. 

Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4 

Não importa a quanto tempo estamos na igreja, precisamos buscar em nosso interior um motivo real de adoração ao Senhor. Precisamos lutar contra nossa carne. Mesmo com anos de caminhada com Cristo, precisamos pensar nos livramentos, nas superações, nos momentos difíceis vencidos, tudo para manter em nossa mente, os atos do Senhor em nossas vidas. 

Para aprender mais sobre adoração ao Senhor, continue lendo os textos de nosso site. Alguns textos que indicamos são:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Adoração ao Senhor é resultado de uma transformação voluntária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *