fbpx

Agradar a Deus é mais importante que ser usado por Ele 

Agradar a Deus é mais importante que ser usado por Ele 

Na vida cristã, a busca por agradar a Deus precisa ter um peso maior do que ser usado por ele. Parece confuso? Vamos entender melhor isso. No decorrer da Bíblia, Antigo e Novo Testamento temos inúmeros relatos de pessoas que foram usadas por Deus, mas que nem sempre receberam a aprovação de Deus. Isso acontece ainda hoje. Muitas pessoas são usadas por Deus, mas acabam se desviando do caminho e no fim das contas colocam a aprovação em risco. Neste contexto queremos exemplificar que é mais importante receber a aprovação de Deus do que ser usado por Ele por dois motivos básicos. Primeiro, muitas pessoas até querem ser usadas pelo Criador, mas por alguma circunstância isso não acontece. Segundo, muitas pessoas se acomodam quando são usadas pelo Senhor e acabam “relaxando” na fé, colocando sua salvação em risco. Por isso, devemos buscar, em primeiro lugar, agradar a Deus e deixar para ser usado como uma consequência da nossa busca. 

Vamos tomar como texto base para esta reflexão, um dos ensinamentos de Jesus mais impactantes.  

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23 

Quando disse isso, Jesus, de certa forma, desafiava os principais religiosos da época. Repare que alguns versículos antes, Jesus já falara sobre o fermento dos fariseus. 




Quero ser usado 

Quando passamos a ter experiência com Deus, brota em nós o desejo de querer participar da obra; seja como atalaia, dando aula no departamento infantil ou fazendo parte do grupo de louvor, por exemplo. No entanto, por alguma circunstância não conseguimos trabalhar na obra como gostaríamos. Não cabe aqui discutir as circunstâncias, mas ressaltamos que o Eterno sonda o nosso coração e ele sabe quando queremos participar da obra, mas não conseguimos nos envolver como queremos. É natural que o cristão queira fazer algo por sua fé, e quando isso não acontece nos sentimos frustrados e até achamos que estamos pecando e que não somos dignos de participar do corpo de Cristo. Achamos que é impossível agradar a Deus sem fazer nada na igreja. 

Se esta é a sua situação no momento, ou se você conhece alguém que esteja passando por isso; lembre-se que tudo é momentâneo e, talvez, este tempo seja precioso para você se preparar. O fato de não estar tão ativo na igreja como gostaria não significa que você está em pecado, pois o Senhor sonda nossos corações e guia nossos caminhos. Pensamos que nosso momento é agora, que nossas ideias devem ser colocadas em prática agora, mas Ele é quem sabe o momento certo e ilumina o caminho escuro. 

Leia também este estudo sobre ser usado por Deus.

Enquanto você não consegue servir como gostaria, busque intimidade com Deus. Lembre-se de buscar a aprovação de Deus. Para você ser aprovado pelo Rei dos Reis não precisa fazer obras, por que ninguém é salvo pelas obras, para que não se glorie (Efésios 2:9). Use este tempo precioso para estudar a Palavra, orar e pensar em como agradar a Deus dia após dia. Como você pode agradar ao coração do Pai em sua rotina. 

  • Quando for a hora certa, você terá a oportunidade de ser usado na obra, mas até lá, não esqueça de buscar a aprovação. 

Além disso, podemos até questionar o que é ser usado por Deus. Talvez, não façamos isso nos departamentos da igreja, mas podemos praticar isso no dia a dia, em nosso trabalho, no mercado ou no trânsito. Não se desanime se você acha que não está sendo usado pelo Senhor porque não está nos departamentos da igreja, se empenhe em ser usado em sua própria rotina. Quem sabe o que Jesus tem planejado para ti? 

Não estamos dizendo que não é necessário participar dos departamentos de sua congregação, mas como explicado antes, se por alguma razão, isso ainda não aconteceu, não se sinta culpado ou em pecado, busque a aprovação de Deus. Sua prioridade deve ser agradar a Deus através de seu comportamento e sua busca por Ele. 

Se você é usado, não se acomode 

Se você já participa ativamente de algum departamento da igreja e quer ser ainda mais usado por Cristo, empenhe-se em fazer isso com amor e carinho. Tenha sempre como foco a aprovação de Deus para fazer a obra sob sua proteção. Basta alguns anos na igreja para conhecermos inúmeras histórias de pessoas que eram grandemente usadas por Deus, mas que se desviaram da Palavra. Infelizmente, alguns deles até se vão sem retornarem. Estes tristes fatos podem servir para que a gente reflita todo dia se estamos buscando a aprovação de Deus ou apenas o reconhecimento humano, a admiração das pessoas. Por isso, devemos nos preocupar mais em agradar a Deus do que a homens, pois o senso de justiça no homem não é perfeito. 

O crescente, e triste, fenômeno de evangélicos sem igreja ocorre porque boa parte dessas pessoas se colocam acima de suas igrejas e líderes. Alguns estudam muito a Palavra e começam a criticar pastores, acham defeitos em todas as igrejas, começa a acusar pregadores de falsos profetas e acham que estão melhor sozinhas. Assim também muitas pessoas entram para o grupo de louvor e com a vaidade de serem admirados passam a se preocupar mais em ser um artista gospel do que um adorador. Passam a servir na igreja, mas não para o Senhor. Se preocupam mais em elogio das pessoas do que agradar a Deus. Talvez seja até errado dizer que estas pessoas ainda estejam sendo usadas por Deus, mas, independente disso, certamente não estão sendo aceitas por Ele. 

Seja aprovado 

Priorize agradar a Deus em sua rotina. Se você deseja ser usado, preocupe-se primeiramente em obter a aprovação de Deus e assim sua vida espiritual vai fluir naturalmente. Tire alguns minutos por dia para orar e refletir se o que você tem praticado recebe a aprovação de Deus ou não. No trânsito, no seu prédio, na farmácia, na fila do mercado. São nessas situações rotineiras, quando acontecem imprevistos, acidentes, pessoas mal humoradas e mal educadas cruzam nosso caminho é que devemos agir como verdadeiros cristãos, mostrando que realmente podemos receber o “selo de aprovação”. Se você parar para pensar, agir corretamente, com amor, com misericórdia e com simplicidades nestes casos, também não deixa de ser uma forma de ser usado por Deus. Nosso comportamento é a melhor forma de agradar a Deus. 

Não deixe de ler o capítulo 7 de Mateus, por inteiro, e veja quantos outros ensinamentos importantes podemos ler neste trecho. Fale às pessoas e pratique isso em sua família. Antes de se preocupar em ser usado pelo Senhor, busque a aprovação de Deus.

Leia também nossos textos sobre:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Agradar a Deus é mais importante que ser usado por Ele 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *