fbpx

A história da bíblia 

A história da bíblia 

Antes de falarmos sobre a história da bíblia, precisamos compreender que este livro é a referência do cristão. Compreendê-la é conhecer os princípios da sociedade ocidental. A base da fé cristã é a bíblia sagrada composta por sessenta e seis livros, divididos em duas partes; o Antigo Testamento, trinta e nove livros escritos antes do nascimento de Jesus, que também são a base da fé judaica, e o Novo Testamento, escrito após o nascimento de Jesus Cristo. Teólogos também se referem por diversos outros nomes como a Palavra de Deus, Escrituras Sagradas, Livros Sagrados… são termos sinônimos para se referirem aos livros escritos por pessoas que tiveram algum tipo de revelação divina para instruir os homens a conhecerem e viverem conforme a vontade do Criador. A coleção completa de sessenta e seis livros levaram anos para ser montada. Neste período, escribas, sacerdotes e historiadores analisaram diversas outras escrituras até selecionarem aquelas que tinham mais credibilidade para serem consideradas sagradas e verdadeiras.

Os textos originais foram escritos em aramaico, hebraico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento). Os textos originais servem de base para traduções realizadas em todo o mundo. No entanto, vale ressaltar que não existe um texto original em si, mesmo as escrituras mais antigas são cópias de cópias dos originais. Os originais se perderam com o tempo e os manuscritos mais antigos da bíblia datam de aproximadamente dois séculos antes de Cristo. Naquele tempo, basicamente, o que os escribas e sacerdotes faziam sempre eram criar cópias dos manuscritos para serem distribuídos pelas sinagogas e cidades, mas com o passar do tempo, após conflitos, invasões e dispersões, os textos originais, escritos pelos verdadeiros profetas, se perderam.
Se você gosta de estudar a história da Bíblia, leia também:

Leitura-e-memorização

Falando da história da bíblia, podemos dizer que, atualmente, as traduções mais confiáveis do Antigo Testamento e do Novo Testamento são cópias dos documentos mais confiáveis e antigos. No Brasil, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) utiliza a versão de Stuttgart, na Alemanha, para realizar suas traduções do Antigo Testamento. A versão alemã é a mais confiável do mundo, de onde a maioria dos povos realiza suas traduções. Já o Novo Testamento é traduzido da versão Greek New Testament, a mais confiável para os textos cristãos.

Antigo Testamento

Vamos começar nossa análise da história da bíblia, pelo Antigo Testamento. O povo hebreu relatava suas experiências com o Criador com registros em livros que formaram o Antigo Testamento. Foram livros escritos por sacerdotes, reis, escribas e líderes em geral, como Moisés. Estes livros eram importantes para o dia a dia dos hebreus, pois, além de orientações religiosas, continham a base das leis cívicas dos judeus, por isso, também era importante que todas as cidades possuíssem cópias destes manuscritos. Com o passar do tempo, essas escrituras foram divididas em Leis, história (escrituras) e Livro dos Profetas. No entanto, a seleção final, como conhecemos hoje, só ocorreu em 95 dC em reunião que ficou conhecida como o Concílio Judaico de Jemnia.

Os livros da Lei são o que conhecemos hoje como o Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da bíblia:

  • Gênesis
  • Êxodo
  • Levíticos
  • Números
  • Deuteronômio

Os livros históricos são:

  • Josué
  • Juízes
  • Rute
  • 1 e 2 Reis
  • 1 e 2 Crônicas
  • Esdras
  • Neemias
  • Ester

Os profetas maiores são:

  • Isaías
  • Jeremias
  • Lamentações (de Jeremias)
  • Ezequiel
  • Daniel

Os livros poéticos da bíblia são:

  • Salmos
  • Provérbios
  • Cantares (de Salomão), também conhecido por cânticos dos cânticos
  • Eclesiastes

Os doze profetas menores são:

  • Oséias
  • Joel
  • Amós
  • Obadias
  • Jonas
  • Miquéias
  • Naum
  • Habacuque
  • Sofonias
  • Ageu
  • Zacarias
  • Malaquias.

Estas cópias eram escritas em pele de cabra separadamente, cada pergaminho cotinha um livro, no entanto, era comum o Pentateuco ser escrito em dois pergaminhos apenas. Os livros do Antigo Testamento eram escritos em hebraico, da direita para esquerda. Alguns pequenos trechos foram escritos em aramaico.

Um detalhe importante sobre a história da bíblia é que os judeus separam estes livros do Antigo Testamento de forma um pouco diferente.

A cópia mais antiga da bíblia é um trecho do livro de Isaías, muito parecida com a que foi lida por Jesus na sinagoga. Esta cópia foi achada em 1947 no Mar Morto, junto com outras cópias que ficaram conhecidas como as escrituras do Mar Morto.

Novo Testamento

A história da bíblia cristã teve continuidade após a morte e ressurreição de Jesus. Os primeiros trechos do Novo Testamento a serem distribuídos foram cópias das cartas de Paulo. Eram cartas destinadas a pequenos grupos cristãos espalhados pela Ásia Menor. Como eram as primeiras orientações de uma nova forma de fé, uma nova aliança entre Deus e os homens, essas cartas eram preservadas e guardadas com muito cuidado, por isso, resistiram mais que as cópias do Antigo Testamento. Outro fator importante para a disseminação das cartas de Paulo foi o fato de as igrejas solicitarem cópias das cartas, uma para as outras. A cópia mais antiga do Novo Testamento é uma passagem de João 18:31-33 e uma parte dos versículos 37 e 38.

Finalizando a história da bíblia, no que diz respeito à história antiga, podemos ressaltar que nos últimos anos, no último século para ser mais preciso, foram encontradas grandes quantidades de papiros do Novo Testamento e até cópias em grego do Antigo Testamento, que eram distribuídas na época de Jesus, pois naquela época o grego era o idioma mais falado do mundo.

O Novo Testamento também pode ser subdividido em partes para facilitar sua compreensão. Na maior parte dos estudos sobre a história da bíblia, costuma-se classificar os livros do novo testamento em quatro ou cinco partes. Isso porque alguns estudiosos classificam os quatro evangelhos mais o livro de Atos como livros históricos. Outro grupo prefere separar. Neste estudo sobre a história da bíblia, vamos considerar o Novo Testamento como dividido em cinco partes.

Os evangelhos:

  • Mateus
  • Marcos
  • Lucas
  • João
  • Livro histórico
  • Atos (dos apóstolos)

Cartas de Paulo (epístolas Paulinas)

  • Romanos
  • 1 e 2 Coríntios
  • Gálatas
  • Efésios
  • Filipenses
  • Colossenses
  • 1 e 2 Tessalonicenses
  • 1 e 2 Timóteo
  • Tito
  • Filemom

Cartas gerais (ou epístolas universais)

  • Hebreus
  • Thiago
  • 1 e 2 Pedro
  • 1, 2 e 3 João
  • Judas

Livro profético

  • Apocalipse


 
Compartilhe

Um comentário em “A história da bíblia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *