Aula bíblica sobre a ressurreição de Cristo

Share Button

Esta é uma excelente aula para as crianças do ministério infantil, pois pode ser adaptada para todas as idades. Aliás, os dias após a ressurreição de Cristo são bem interessantes para um estudo, mesmo entre os adultos, afinal, de todas as histórias que conhecemos, essa é a única que nos fala de alguém que ressuscitou e foi para o Paraíso aos olhos de muitas testemunhas. Hoje, quando falamos disso, muitas pessoas ainda duvidam e não acreditam que isso tenha ocorrido de fato, mas com tantas testemunhas relatando o fato, com incrível precisão de detalhes, nos faz crer que, de fato, Jesus ressuscitou e foi para Céu para nos mostrar que Ele é de fato o profeta ungido, Messias, tão aguardado por todas as civilizações.

Texto base: Para continuar a história da ressurreição de Cristo, leia Atos1:3 a 12

Objetivo: Mostrar que Jesus vai voltar e devemos aguardar este grande dia.

Introdução 

Quem aqui já ficou com saudades de alguém? Um dia que o papai viajou, ou que a mamãe demorou para voltar. Quando estamos com saudade de alguém e essa pessoa volta, ficamos muito felizes ao ver essa pessoa de novo, não é verdade? Na aula de hoje vamos ver como alguém muito querido foi embora, mas deixou avisado que iria voltar logo.

Na aula passada, aprendemos a lição do dia da ressurreição de Cristo. Quem lembra? Jesus foi crucificado, mas três dias depois ele ressuscitou. Na história de hoje vamos ver o que aconteceu nos dias que Jesus esteve com seus seguidores, depois de ter ressuscitado.



História

Quando os discípulos de Jesus tinham visto que ele tinha ressuscitado, mal podiam acreditar. Ficaram muito felizes, não só porque Jesus era um grande amigo, mas porque Jesus já tinha avisado que isso aconteceria, então eles podiam compreender que, de fato, Jesus era o Filho de Deus, o qual todos esperavam com tanta alegria. Agora, todos sabiam que seus pecados podiam ser mesmo perdoados por Jesus, pois ele morreu e ressuscitou para nos mostrar que ele tem poder sobre todas as coisas, e a mais importante de todas é o poder de nos perdoar os pecados. Ele fez isso para demonstrar seu amor e carinho com todos nós, mesmo quando erramos. Todos nós pecamos; eu, você, o papai; todos. O único que nunca pecou foi justamente Jesus Cristo, por isso, só ele pode nos perdoar.

Depois da ressurreição de Cristo, ele ficou quarenta dias com os discípulos explicando tudo o que ele tinha feito, porque tinha feito, qual era seu objetivo, explicando as profecias antigas. Os discípulos puderam conversar com ele, fizeram refeições juntos e puderam ver as cicatrizes de sua crucificação. Eles estavam muito empolgados porque as profecias dizem que o Filho de Deus ira restaurar todas as coisas e trazer um reino de paz para sempre, e os discípulos achavam que já tudo isso aconteceria naqueles dias, eles estavam ansiosos e até perguntaram para Jesus “esta é a época que Israel será restaurado?”. Israel estava dominado pelo império romano, e os judeus achavam que Jesus iria libertar Israel dos romanos, mas Jesus veio para nos libertar do pecado. Quando perguntaram para Jesus se ele ira restaurar Israel, ele disse “vocês não precisam saber”. Ele disse isso para não desanimar os discípulos e começar a falar de coisas que todos realmente precisavam saber. Depois de falar disso, Jesus explicou que enviaria o Espírito Santo, para ajudar os discípulos a tomarem as decisões corretas.

Quando terminou de explicar essas coisas aos discípulos, Jesus começou a subir ao céu. Ninguém podia acreditar naquilo. Enquanto subia, Jesus explicou que um dia ele voltaria e que os seus seguidores deveriam confiar e aguardar seu retorno. Depois de subir um tanto, algumas nuvens o cobriram e os discípulos não puderam mais ver Jesus. Esta foi a última vez que eles viram Jesus, depois da ressurreição de Cristo. Dois anjos ainda apareceram a eles e explicou que, quando Jesus voltar todos poderão vê-lo, assim como os discípulos estavam vendo Jesus subir, quando ele voltar, todos poderão vê-lo voltando.

Depois disso, os discípulos foram a Jerusalém para esperar o Espírito Santo. Eles ainda não sabiam o que seria este Espírito Santo, mas sabiam que deviam ir para Jerusalém para recebê-lo.

Conclusão

Depois de verem aquela cena inesquecível, os discípulos começaram a falar a todos sobre o que tinham visto e ensinavam tudo o que Jesus havia lhes dito e lhes ensinado. Eles ficaram entusiasmados e pregavam que Jesus iria voltar um dia.

Oração

Ninguém sabe quando Jesus vai realmente voltar. Pode ser hoje, pode ser daqui a um ano, pode ser que demore cem anos. Devemos estar preparados para recebê-lo quando ele retornar. O que será que nós estaremos fazendo quando ele voltar? Vamos orar pedindo para estarmos preparado para quando Jesus voltar, e que possamos falar aos outros sobre essa promessa maravilhosa.

Para complementar sua aula, leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *