Aula bíblica infantil: Jesus cura um paralítico

Aula bíblica infantil: Jesus cura um paralítico

Neste modelo de aula bíblica infantil ensinamos às crianças sobre a cura de um paralítico em Cafarnaum. No final, você encontra um link para diversas atividades para colorir e fazer em sala de aula sobre esta lição. Conforme o texto bíblico, quatro amigos se juntaram para levar o paralítico até Jesus. Este esboço de aula bíblica infantil pode ser adaptado para crianças de todas as idades. Para aperfeiçoar sua aula bíblica infantil não deixe de ler o texto sobre como ensinar a mensagem da salvação às crianças.

  • Texto base: Marcos 2:1 a 11
  • Textos auxiliares: Mateus 8:14 e 15; Lucas 4:38 e 39
  • Objetivo: Mostrar às crianças como podemos ajudar os amigos a conhecerem e crerem em Jesus.

Introdução

Quem aqui tem um amigo? Quem tem um bom amigo? Você acha que você é um amigo legal? Os seus amigos gostam de você? Você já ajudou seu amigo a fazer alguma coisa? Na história de hoje vamos ver como uma pessoa mudou de vida porque seus amigos o ajudaram.

História

Jesus pregava em vários lugares, ele andava muito, cada hora estava em um lugar diferente. Certa vez ele ficou dias fora de casa pregando pelas cidades e até curando pessoas. Depois de tanto tempo fora, ele resolveu voltar para sua cidade, Cafarnaum. Quando ele voltou, muitas pessoas o procuraram para ouvir suas pregações. Por onde Jesus passava, uma multidão o seguia. As pessoas gostavam de ouvir as coisas que ele ensinava e do que ele fazia.

Neste dia, Jesus estava ensinando em uma casa, que logo ficou cheia de gente. Eram tantas pessoas, que até em voltada da casa estava lotado. Não havia espaço para mais ninguém.

Na cidade havia um grupo de amigos que conheciam uma pessoa que não podia andar, ele era paralítico. Quando souberam que Jesus estava de volta a Cafarnaum, resolveram que era a hora de levar o amigo paralítico até Jesus para ver se aquele homem poderia ser curado. Então os quatro homens se juntaram e pegaram a cama do paralítico e resolveram que iriam até a casa onde Jesus estava.

Mas naquele dia era quase impossível, não havia espaço. Eles mal conseguiam chegar perto da casa. As pessoas não saiam dali e eles não conseguiam se aproximar de Jesus, mas eles não desistiram, pensaram o que poderiam fazer para ajudar o amigo deles. Isso sim é que era amigo.

Será que você é um bom amigo? Você ajuda seus amigos a resolverem seus problemas quando estão tristes, com medo ou precisando de alguma coisa? Um bom amigo é aquele que ajuda os outros a superarem as dificuldades. Você pode ter algum amigo que ainda não conhece Jesus e não sabe que Jesus pode nos ajudar a resolver nossos problemas. Você pode fazer como os quatro amigos da história de hoje e mostrar para seus amigos que Jesus pode ajudá-los em qualquer situação. Mesmo quando o problema for muito grande, como na história de hoje.

A perseverança

Aqueles quatro homens poderiam desistir de levar o amigo até Jesus, mas eles eram persistentes e começaram a pensar em o que poderiam fazer. Poderiam esperar Jesus sair, mas aquilo poderia demorar muito, então tiveram uma ideia. Subiram no telhado. A ideia era remover o telhado da casa e descer o paralítico pelo telhado.

Aqueles homens levaram o paralítico até o telhado, com sua cama e começaram a tirar o telhado. Depois, desceram, com cuidado, o paralítico até o chão, bem perto de onde Jesus estavam. As pessoas ficaram admiradas de verem aquilo.

Quando Jesus viu aquilo também ficou admirado e muito feliz de ver aquelas pessoas ajudando o amigo. A primeira coisa que Jesus fez foi dizer que os pecados dele estavam perdoados. Agora o paralítico podia ter certeza que seria salvo, que é a coisa mais importante que podemos ter; e só Jesus pode nos perdoar de nossos pecados porque foi ele que morreu na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Todos nós temos pecados, eu, você, seus amigos. A única forma de termos nossos pecados perdoados é pedindo a Jesus que nos perdoe.

A dúvida

Ali no meio da multidão haviam algumas pessoas que não acreditavam que Jesus era filho de Deus e quando Jesus disse que perdoava os pecados daquelas pessoas, eles ficaram irritados. Os que não acreditam em Jesus eram os escribas, pessoas religiosas que queriam prender Jesus, pois achavam um absurdo Jesus se dizer filho de Deus.

Quando os escribas ouviram Jesus perdoar os pecados do paralítico, ficaram irados. Para provar que Jesus podia fazer aquilo, Jesus fez outra coisa. Mandou o paralítico se levantar. Quando o paralítico se levantou, todos ficaram espantados com aquilo. Mais um milagre que Jesus fazia.

Os escribas saíram ainda mais irritados pois foram envergonhados na frente da multidão. O paralítico e seus quatro amigos ficaram entusiasmado, pois viram o milagre de Jesus e ainda sabiam que seus pecados haviam sido perdoados. Eles saíram dali maravilhados.

Conclusão

Na história de hoje vimos, portanto, como um grupo de amigos ajudou uma pessoa a conhecer Jesus e ter seus pecados perdoados e ainda teve um problema muito sério que foi resolvido.

Da mesma forma, então, devemos ajudar nossos amigos a conhecerem Jesus para que saibam que podem pedir ajuda a ele sempre que for necessário. Também devemos explicar aos nossos amigos que Jesus é o filho de Deus que pode nos perdoar sempre que errarmos.

Momento de oração final

Vamos, então. agora fechar nossos olhos e fazer uma oração para que Deus nos ajude a ser bons amigos (orar). Você pode finalizar a aula bíblica com uma oração para as crianças já cristãs e outra para as que precisam entregar sua vida a Jesus.

Se você quer mais modelos de aula bíblica infantil sobre Jesus, acesse também:

Para acessar nossas atividades sobre a cura de um paralítico CLIQUE AQUI

Material de ensino

Para quem deseja adquirir um bom material bíblico para seus filhos, indico a Bíblia das Descobertas, que tem uma linguagem fácil e ótimos estudos direcionados às crianças e pré-adolescentes. Você pode ler uma análise completa, com fotos, desta Bíblia clicando aqui.

Se você dá aulas no ministério infantil, então, indico o livro Ministério infantil não é brincadeira. Aqui você vai aprender a superar as adversidades e limitações pessoais para trabalhar com crianças. Você pode comprar o livro físico ou e-book. Veja como:

  • E-book Kindle – R$ 24 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 27,43 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 34,65 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 34,65 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)
 
Compartilhe

10 comentários sobre “Aula bíblica infantil: Jesus cura um paralítico

  1. Gostei muito da mensagem, bem explicada. facilita muito para a criança compreender o enredo, porém, detectei algo precioso, e que não pode ser diferente do que a Bíblia. Jesus falou apenas com o homem paralítico (v 5), perdoou os seus pecados e não se refere os seus amigos.

     
    1. Olá, Fátima! Obrigado pelo aviso. Havíamos digitado DELES ao invés de DELE, mas já corrigimos.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *