Aula da EBD Infantil – “Não tenho ouro nem prata” 

Share Button

Neste modelo de aula, vamos ver como podemos ensinar sobre uma das frases mais conhecidas de Pedro e João, “Não tenho ouro nem prata”, dita a um coxo curado, em seguida, por eles. Preparamos esta lição para o departamento infantil sobre a cura de um coxo, relatada no livro de Atos dos apóstolos, para que as crianças possam compreender que devemos ser sempre gratos a Deus pelos feitos através de nós. Não devemos ficar orgulhosos ou vaidosos quando somos usados por Deus. Esta aula é uma ótima oportunidade para mostrar às crianças como é importante a humildade e que somente o Senhor deve ser reverenciado. Esta ministração para crianças também é ideal para pais ensinarem aos seus filhos. Se você puder, recomende que os pais façam um estudo em casa com seus filhos sobre essa história.

Texto base: Atos 3:1 a Atos 4:4.

Objetivo: Fazer as crianças perceberem que quando Pedro disse “não ouro nem prata” ele estava abrindo uma oportunidade para que Deus fizesse no sobrenatural.




Introdução 

Olá, crianças! Tudo bem com vocês? Como foi a semana de vocês? Quem aqui tem uma história boa para contar? Quem ganhou um presente, comeu algo bom, foi a algum lugar legal ou qualquer outra coisa assim?  Hoje nós vamos aprender a história de um homem que tinha um problema muito sério, e sofria muito até que um dia algo muito bom aconteceu em sua vida.

Dois discípulos de Jesus continuavam ensinando ao povo sobre tudo o que Jesus tinha feito e ensinado. Pedro e João sempre iam ao templo da cidade para falar disso e também para orar. Naquela época as pessoas não tinham o costume de orar em casa, a maior parte das pessoas ia ao templo de Jerusalém para orar.

A história

Certo dia Pedro e João estavam indo ao templo para orarem, quando passaram por um homem coxo, que tinha um problema na perna e não podia andar. Naquele tempo quem tinha esse tipo de problema não conseguia trabalhar e viva de esmolas. Pouca gente ajudava. Muitos diziam que as pessoas tinham esses problemas físicos por que eram castigadas por Deus. Aquele homem tinha cerca de quarenta anos de idade e frequentava as escadarias do templo para conseguir esmolas.

Professor, não se esqueça de sempre utilizar muitos recursos visuais para preparar uma ministração para crianças. Mostre imagens do templo daquela época e sua escadaria, para que tenham ideia de como era a cidade de Jerusalém.

Aquele homem viva pedindo dinheiro no templo e algumas pessoas ajudavam. Pedro e João, porém, não eram homens ricos e também não podiam ajudar aquele homem com dinheiro. Quando o homem coxo (com problema na perna) viu João e Pedro chegando, começou a gritar bem alto para que eles dessem uma esmola. Apesar de não terem nada para oferecer, Pedro olhou bem para aquela pessoa e disse – “Olhe para mim”. O homem achou que iria receber um trocado e olhou bem para Pedro, com muita esperança.

Pedro disse: “Olhe bem para nós. Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho eu te dou – Em nome de Jesus, levanta e anda”. Pedro segurou aquele homem pela mão, o homem levantou e conseguiu firmar suas pernas, como nunca tinha conseguido.

Pedro sabia que ele não tinha poder para fazer milagres, apenas Deus, através de Jesus; por isso, depois de dizer “não tenho ouro nem prata”, Pedro disse “em nome de Jesus, levanta e anda”. Todos nós temos alguma habilidade, somos bom em alguma coisa, só que muitas vezes ficamos nos gabando, dizendo que somos melhores que os outros. Devemos saber que Deus é nos dá toda capacidade para realizarmos coisas boas.

Para realizar uma ministração para crianças mais agradável, deixe que elas participem dizendo quais são suas habilidades. O que elas sabem fazer, no que elas são boas, ou relatem o que já fizeram de bom e receberam elogios.

Quando o homem foi curado ele começou a pular e gritar dando glória a Deus por que tinha sido curado. Ele estava tão feliz que mal podia se controlar. Por um momento, aquele homem ficou triste quando Pedro disse – não tenho ouro nem prata, mas quando conseguiu se levantar e andar, ficou muito mais feliz do que se tivesse recebido muito dinheiro As pessoas que estava por perto logo foram falar com Pedro e João para saber se eles tinham poder de realizar milagres. Pedro logo explicou que Deus tinha feito um milagre para mostrar a eles que o nome de Jesus é poderoso, não apenas para realizar milagres, mas para nos dar um presente especial, que é a salvação de nossas vidas. Pedro aproveitou que o povo todo estava prestando atenção nele e falou sobre o que Jesus tinha feito por nós.

O maior milagre que podemos ter é a salvação de nossas vidas. Não adianta termos saúde, ganharmos dinheiro e ter uma vida boa se não tivermos a vida eterna. Por isso, Jesus morreu e ressuscitou; para nos mostrar que podemos ter a vida eterna se crermos nele e aceitarmos que somente ele é o salvador de nossas vidas. Quando Pedro afirmou – não tenho ouro nem prata – ele estava nos ensinando que existem coisas mais importantes que dinheiro e riquezas.

Conclusão

Naquele dia, todos os que estavam ali por perto puderam aprender sobre a vida de Cristo. Um homem foi curado, mas todos os outros aprenderam que podemos receber o maior milagre de todos, que é a vida eterna. E para isso, basta aceitarmos Jesus como nosso salvado. Pedro podia ficar se gabando e se achando melhor que os outros. O homem curado também podia ficar falando que ele foi curado por que tinha mais fé que os outros, mas eles não ficaram se gabando, agradeceram a Deus pelo milagre e continuaram falando de Jesus para todos.

Quando algo de bom acontece em nossas vidas, quando conseguimos realizar algo muito difícil, ficamos muito alegres e queremos contar aos outros. Não devemos nunca esquecer de agradecer a Deus sempre que algo de bom acontecer em nossas vidas.

Pedro disse logo àquele homem – não tenho ouro nem prata – para mostrar que ele não iria oferecer uma esmola, que logo seria gasta. Eles estavam oferecendo algo maior, o poder do Senhor Jesus.

Oração

Ao terminar uma ministração para crianças devemos sempre orar pelas crianças já convertidas e por aquelas que ainda não aceitaram Jesus como salvador. Ao terminar essa ministração para crianças faça as duas orações, deixando bem claro qual o motivo de oração. Veja um exemplo.

Se você entendeu hoje que o maior milagre que pode acontecer conosco é ter a vida eterna e você quer isso para você, a única coisa que precisa fazer é aceitar Jesus como seu salvador. Se você nunca fez esse pedido, vamos orar comigo. Se você já fez este pedido, pode ficar quietinho para não atrapalhar. Ore!

Depois, você pode orar pelas crianças já convertidas. Se você já recebeu Jesus como seu salvador e hoje entendeu que devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas boas que tem em sua vida, vamos orar agradecendo a Deus. Podemos fazer como Pedro e dizer – não tenho ouro nem prata, mas tenho fé em Jesus.

Leia também:


8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *