Aula para EBD sobre Ananias e Safira

Share Button

Ensinar o conceito de hipocrisia não é fácil. Passar uma imagem falsa de nós mesmos é algo que não podemos fazer quando caminhamos com Cristo. Na história de Ananias e Safira aprendemos sobre este erro. O casal queria passar uma imagem de bondade quando não agiram assim. Para muitos estudiosos, o trecho até nos ensina que o grande erro do casal não foi guardar uma parte do dinheiro que tinham para si, mas o fato de terem sido hipócritas, mentirosos. Falaram que tinham ofertado tudo à igreja, quando, na verdade, tinham reservado uma parte para si. Este trecho da bíblia é muito bom para ensinar às crianças sobre sinceridade e confiança em Deus.

  • Texto base: Atos 4:32 a Atos 5:14
  • Objetivo: ensinar que não devemos ser hipócritas, mas ser transparente em tudo o que fizermos

Introdução

Se você puder mostrar uma máscara às crianças, faça isso. Depois, pergunte a elas por que usamos máscaras. Por que as pessoas usam máscaras? Deixe que elas respondam. A seguir, explique que muitas vezes usamos uma máscara para que os outros pensem que somos alguém que não somos. Por exemplo, podemos usar uma máscara de monstro para que outras pessoas tomem um susto, achando que somos um monstro de verdade. Quando fazemos teatro, usamos máscaras de algum personagem para que as pessoas pensam que somos o personagem de verdade. E assim por diante. Na história de hoje vamos conhecer um casal que queria que todos pensassem que eles eram uma coisa que na verdade não era.




História

Depois que Jesus morreu e ressuscitou, os cristãos começaram a viver um novo período em suas vidas. Agora, eles tinham que ensinar sobre Jesus, seus milagres e ensinamentos sem que o próprio Jesus estivesse com eles. Isso era muito difícil porque poucas pessoas queriam acreditar que havia um homem que era de fato o Filho de Deus.

Os cristãos são todas as pessoas que acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que somente Ele pode perdoar nossos pecados para que possamos ter a vida eterna ao lado dele.

Como, no começo, isso era muito difícil, os cristãos, muitas vezes, tinham que se reunir em segredo. Em locais que poucos sabiam e não podiam fazer muito alvoroço, pois a maioria das pessoas não gostavam muito deles. Isso porque, naquela época o povo achava que ninguém poderia ser filho de Deus, essa história era absurda.

Como os cristãos tinham muita dificuldade para falarem de Jesus, eles tinham que ser muito unidos. Eles dividiam o que tinham, um ajudava o outro. Por exemplo, quando alguém viaja para falar de Jesus, recebia comida, roupa e dinheiro dos outros cristãos, para ajudar na viagem. Assim, os cristãos começaram a se fortalecer e conseguir sobreviver às perseguições. Em algumas cidades eles tinham até que se esconder para não serem presos. Aí, um cristão ajudava o outro. Dessa forma eles começaram a ir a muitas cidades para ensinar sobre Jesus. O maior ensinamento era que Jesus morreu e ressuscitou para mostrar que Ele tem poder para nos dar a vida eterna. Todos nós pecamos e não merecemos a vida eterna, por isso, Jesus morreu pelos nossos pecados, para que pudéssemos ter uma chance de ter a vida eterna.

Naquela época, os cristãos mais ricos vendiam o que tinham de valor para dividir o dinheiro com os outros. Um casal que também queria fazer isso era Ananias e Safira. Eles tinham um terreno que poderia valer muito, então pensaram em vender para dar o dinheiro para os outros cristãos. Ananias e Safira colocaram esse terreno à venda para ajudarem os outros, mas ninguém era obrigado a fazer isso. As pessoas faziam porque queriam. Ninguém era obrigado a dar tudo o que tinham para a igreja cristã. Muitos ajudavam só com um pouco. Não tinha problema nenhum nisso. Cada um ajudava como podia.

A inveja

O problema é que alguns ficavam com inveja quando viam outras pessoas recebendo elogios. Então Ananias e Safira pensaram que também seria legal receber elogios dos outros, só que, por outro lado, eles não queriam dar todo o dinheiro do terreno que venderam para a igreja. Sabe o que eles fizeram? Simplesmente mentiram. Eles venderam o terreno e guardaram um pouco para eles e deram o restante para a igreja, mas falaram que estavam dando todo o dinheiro da venda para a igreja. Eles fizeram isso para receber elogios. Eles estavam sendo hipócritas, pois queriam que todos pensassem que eles eram extremamente bons, e até mentiram para conseguir isso.

Muitas vezes, nós fazemos a mesma coisa; mentimos só para ganhar elogios. Falamos que lemos a bíblia todo dia, quando, na verdade não lemos; ou falamos que sempre oramos antes de dormir, quando na verdade tem dia que esquecemos; e assim por diante. Isso é ser hipócrita. Como vimos no começo da aula, é como se usássemos uma máscara para enganar os outros. Quando falamos que somos algo que não somos estamos desagradando a Deus. É sempre melhor falar a verdade.

Quando Ananias e Safira mentiram, Pedro foi ajudado pelo Espírito Santo para perceber que eles estavam mentindo. Pedro disse: “vocês estão dando tudo o que ganharam para a igreja? Tem certeza?”. Eles continuaram mentido e os dois começaram a passar mal até morrer. Ananias e Safira sofreram porque mentiram e não reconheceram seus erros. Continuaram dizendo que tinham feito algo que não tinham.

Pedro explicou que o dinheiro era deles e Ananias e Safira não precisavam dar o dinheiro todo para a igreja, eles poderiam fazer o que quisessem com o dinheiro, o valor era deles. O problema é que mentiram dizendo que estavam fazendo algo que não era verdade. Falaram que estavam dando tudo, quando tinham guardado um pouco.

Professor, explique que o erro de Ananias e Safira não foi guardar um pouco de dinheiro, mas terem mentido sobre isso.

Conclusão

Ananias e Safiram morreram para que as outras pessoas entendessem que é muito errado querer enganar os outros e o próprio Deus. Quando pecamos não vamos morrer na hora, mas estamos nos afastando de Deus e da vida eterna. Quando Pedro perguntou se eles estavam realmente falando a verdade, eles poderiam ter se arrependido, mas não fizeram isso. Pelo contrário, continuaram mentindo.

Deus não quer que a gente continue errado. Ele quer que a gente sempre reconheça quando estamos errados. Da próxima vez que você errar não fique tentando esconder com mentiras. Diga a verdade e se arrependa, pois assim você estará demonstrando que realmente não quer pecar novamente.

Oração

Ao terminar a aula sobre Ananias e Safira ore pelas crianças para que se arrependam de seus erros e que Deus as ajude a não serem hipócritas. Depois, faça um apelo às crianças visitantes para que se arrependam de tudo de errado e que aceitem Jesus como salvador de suas vidas.

Leia também:

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *