Bem aventurados os humildes de espírito 

Share Button

Nesta ministração para jovens e adolescentes, vamos falar sobre – bem aventurados os humildes de espírito. Um dos textos bíblicos mais conhecidos é o sermão da montanha, relatada no livro de Mateus 5. Naquele dia, Jesus ensinou a doutrina básica do cristianismo, como procedermos ao sermos salvos, ou como ele dizia – os que herdam o reino dos Céus. Ao lermos este texto podemos compreender profundamente os planos de Deus para o homem. Podemos ler características de uma pessoa que deseja com toda sinceridade a salvação. Olhando para o mundo ao nosso redor, é fácil perceber que o que Jesus ensinou contrasta bastante com o que o mundo (não cristãos) espera de nós, por isso ele chama seus seguidores de bem aventurados. Jesus ensinou que devemos ser humildes, manso, ter sede de justiça, ser misericordioso, entre outras coisas. Hoje, no mundo globalizado, que enxerga as pessoas como número, como cifrão, aprendemos que devemos ser ambiciosos, passar por cima dos mais fracos; “é a lei da natureza”, nos dizem. Devemos ter ganância e ser frios, pois “demonstrar sentimentos é um sinal de fraqueza”, palestram por aí. 

O sermão 

O discurso sobre os bem aventurados segue de Mateus 5:1 a Mateus 7:29. Este longo discurso que nos ensina sobre a conduta do cristão. Curiosamente, não é um discurso que fale diretamente da salvação, embora Jesus Cristo tenha utilizado o termo “herdarão o Reino dos Céus” diversas vezes, mas sim sobre o comportamento cristão. Este discurso começa com Jesus falando – bem aventurados os humildes de espírito. 

Leia também:

Até então, os judeus, em especial saduceus e fariseus, entoavam suas vidas religiosas mais baseadas nas leis e sua interpretação do que no comportamento humano em si. Quando a mensagem “arrependei-vos” foi pregada (Mateus 3), os que ouviam puderam compreender melhor o que isso significava. O Sermão da montanha é uma mensagem de vida que deve ser estudada e seguida pelos cristãos até os dias de hoje. 

Por que são bem aventurados os humildes? 

Ao lermos que são bem aventurados os humildes de espírito, podemos interpretar que Jesus ensinava sobre a humildade em si, os que não são soberbos do ponto de vista espiritual. Algumas versões trazem “pobres de espírito”, mas o aprendizado é o mesmo. Naquela época, os principais líderes da fé judaica tinham mais prazer em demonstrar sua vida religiosa do que vivê-la de forma humilde. Este é um perigo que ainda ronda muitos corações, mesmo dos cristãos. Pois quando nos achamos entendidos demais da bíblia, estudamos os livros sagrados ou acumulamos anos de vida cristã, temos a tendência a ‘disputar’ nossa sabedoria de assuntos religiosos. Algumas vezes nos achamos mais cristãos do que outros. Este é um grande perigo para nossa vida. 

Quando Jesus ensinou que devemos ser humildes de espírito, ele estava nos ensinando que devemos ter uma conduta de que realmente necessitamos do perdão de Deus. Não somos melhores que os outros, ainda que não sejam cristãos, e não podemos nos colocar acima de ninguém por ser cristão, jejuar, orar, ler a bíblia ferozmente. Nada disso nos torna melhor que outra pessoa. 

Em Romanos 3:23 lemos que “todos pecaram e carecem da glória de Deus”. É um texto que nos coloca sobre a mesmo condição de qualquer outro pecador. Quando entendemos isso, não nos colocamos acima de ninguém. 

Jesus ensinou que as pessoas que entendem esta igualdade, são os verdadeiros bem aventurados. Por isso, seu discurso começa com – bem aventurados os humildes de espírito – pois esses é quem aceitarão seus ensinamentos. 

Necessitamos de Deus  

A mensagem de Jesus quando ele diz “bem aventurados os humildes de espírito” é que o Criador abençoa aqueles que entendem que necessitam do perdão de Deus todos os dias. Sozinhos não somos merecedores da graça de Deus, pois não importa o quanto fazemos isso ou aquilo, todos nós somos salvos pela graça, não por qualquer outro motivo. 

Quando entendemos que necessitamos da graça de Deus sobre nossas vidas todos os dias, independente do que temos feito, nos tornamos humildes de espírito, e é isso o que Deus espera de nós, um coração contrito, que lhe reconhece e suplica por sua salvação. Isaías 57:15 nos ensina que Deus habita no altíssimo, mas também com o contrito de coração. 

Provérbios 22:4 diz “o galardão da humildade e o temor do Senhor são riqueza, honra, e vida”. O que aprendemos aqui é que a humildade é o que nos concede honra perante o Pai, que nos recompensará com o devido galardão. Ser humilde de espírito é entender que Deus nos concede graça hoje e sempre. Bem aventurados os que entendem isso. 

Jesus começa o famoso sermão da montanha dizendo – bem aventurados os humildes de coração – para preparar o coração do povo para seus próximos ensinamentos. Os orgulhosos jamais aceitam seus ensinamentos, até hoje é assim. Pessoas arrogantes, cheias de si, se acham mais inteligentes que os cristãos e não aceitam os ensinamentos de Jesus porque não são humildes o suficientes para afirmarem que são pecadores, que erram, que precisam amar mais o próximo como a si mesmo. Preferem viver acreditando que o cristão é ignorante, inferior em conhecimento. 

Ao ouvir um discurso apontando o cristão como ignorante, que acredita em um livro antigo e que a bíblia é um livro de lendas, lembre-se do que Jesus ensinou – bem aventurados os humildes de coração – e não se abale, apenas seja humilde para entender que não sabemos de todas as respostas, apenas queremos viver aprendendo. 




4 comentários

  • Alex Corrêa

    Excelente reflexão. Parabéns aos idealizadores. A palavra “humildade” deve fazer parte de todos nós filhos de Deus; meu desejo e oração é que toda soberba e orgulho saim do nosso meio cristão.

    • Kessy Meyer

      Concordo com a resposta do irmão Alex…o que falta hoje em dia no meio cristão é a humildade.
      Que possamos voltar nosso coração ao Senhor…sejamos gratos por cada bênção recebida e tenhamos humildade.
      Excelente estudo!!

  • Daniel

    A paz do senhor Jesus, por favor, se tiver algum grupo para liderança de jovens e afins, me add . 033 984059838 Daniel

  • Daniel

    33 984059838 para grupo de liderança jovem e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *