Cinco dicas para ser um bom marido 

Cinco dicas para ser um bom marido 

Este texto é dedicado a você que deseja ser um bom marido, ou que deseja encontrar um futuro bom marido. São cinco passos simples, mas que podem fazer grande diferença no casamento. Muitos casamentos terminam porque marido e esposa não se dispõem a abrir mão de pequenas coisas em fator do casamento. Neste texto vamos ver que, na verdade, antes mesmo de casar, o homem deve iniciar um processo de mudança interior. A mulher solteira deve saber observar as características de seu pretendente para conseguir casar com um bom marido. A mudança pessoal é o primeiro, e maior, passo para o caminho de um casamento duradouro.

O texto é baseado na pregação o pastor Myles Munroe, das Bahamas, na qual ele enumera cinco características do homem ideal. Ele faz um estudo bíblico baseado nos primeiros capítulos de Gênesis, que narra a criação do homem e da mulher.

Myles Munroe foi ministro do ministério da Fé em Bahamas e faleceu em acidente aéreo em 2014. Um dos evangelistas mais conhecidos de sua época, Munroe faz um levantamento bem humorado e inteligente sobre as características do homem ideal. O discurso não se restringe apenas aos homens, mas também servem de incentivo para que as mulheres reflitam sobre o que elas procuram em um homem.


O homem tem que estar no “Édem” 

O primeiro passo para você ser um bom marido está relacionado com o Jardim do Édem. Myles explica que Édem, em hebraico tem um significado amplo. Um desses significados é algo semelhante a “lugar de porta aberta”. Podemos associar que, de fato, Édem foi o lugar onde Deus mantinha portas abertas para o homem entrar em sua presença. Édem não é um local geográfico, mas uma atmosfera da presença de Deus.

A primeira coisa que Deus deu ao homem foi Sua presença, o que o homem precisa, em primeiro lugar, não é de uma mulher, é da presença de Deus. O bom marido deve sempre ter em mente que sua maior necessidade é da presença de Deus e não de uma mulher.

A mulher precisa encontrar o homem na presença de Deus. Algumas mulheres saem da presença de Deus para buscarem o homem “no mato” e tentam trazer para a presença de Deus, mas Eva conheceu Adão na presença de Deus.

O bom marido será encontrado na presença de Deus, e não “no mato” para depois ser trazido para a presença de Deus.

O homem precisa de um trabalho 

A segunda coisa que Deus deu ao homem foi o trabalho. Deus deu um trabalho ao homem antes de receber a mulher. O homem precisa trabalhar antes de conhecer a mulher.

Um bom marido é aquele que tem um trabalho, no sentido de planejamento profissional. Precisa ter um foco profissional. Sem o trabalho, a profissão, o homem é ocioso e não consegue oferecer o melhor à sua família.

A mulher que procura um bom marido precisa saber se o pretendido tem uma vocação profissional, se tem perspectiva de trabalho, de futuro.

O homem precisa cultivar 

Depois, o homem precisou cultivar. Cultivar significa que o homem deve tornar todas as coisas a sua volta frutíferas, para prosperarem. Para Myles o termo cultivar nos ensina que devemos fazer com que as coisas ao nosso redor prosperem. É dever do bom marido se preocupar com o que está ao seu redor. Cuidar para que tudo em volta prospere; sua família, trabalho, lar, ministério. E essa ordem de cultivar não foi dada à mulher, e sim ao homem.

Em relação ao casamento, Myles faz a referência que o homem não recebeu uma mulher “terminada”. Ele precisa cultivar sua mulher. O homem foi inspirado a “criar” o que ele queria. Ele cita “A mulher que você procura (ideal) não existe; está em sua cabeça. Você precisa trabalhar para transformar a mulher comum na mulher ideal”.

O pregador faz uma pergunta interessante aos maridos, “você está casado há 20 anos e ainda não tem a mulher que queria? A culpa é sua”. Jesus tem uma esposa, a igreja. Ele aceitou a igreja, transformou com sua Palavra, removeu as manchas e apresenta-a a si mesmo.

O bom marido deve investir na esposa, nas roupas, em exercícios físicos, cursos. Tudo para que a mulher se desenvolva, prospere, como mulher. Um bom marido deve cultivar sua esposa para que ela se torne alguém que ele deseja receber.

O homem precisa guardar (proteger)

A quarta coisa que o homem recebe de Deus foi a tarefa de “guardar o jardim”. O homem deve proteger tudo aquilo que está com ele. Myles ressalta que o homem tem que proteger a mulher e não abusar da mulher.

O bom marido deve resguardar sua família, sua casa. Este assunto é muito bem abordado no livro “Campo de Lentilhas”, escrito pelo pastor Jorge Linhares (igreja Batista do Getsêmani). O homem ideal deve saber defender o que é santo, sua família, seu trabalho, seu caráter.

O homem deve ensinar a Palavra à esposa 

A última coisa que Deus deu ao homem foi sua palavra “não toque na árvore”. Reparem que Deus nunca falou sobre a árvore com Eva. Munroe acredita que isso nos ensina que o homem deve ensinar à sua esposa a Palavra de Deus. O bom marido deve ter conhecimento da Palavra para repassar à sua esposa e sua família. Deve estudar a Palavra e se empenhar em guardar seu lar sobre a graça de Deus.

O pregador ressalta que, no entanto, atualmente o problema é que as mulheres conhecem mais a Palavra que os homens. Os homens estão se acomodando e não têm tanto interesse em buscar a face de Deus e estudar a Palavra como as mulheres.

O bom marido deve se empenhar em conhecer a Palavra, a sua fé. O pastor brinca dizendo que quando a mulher perguntar “o que você acha?”, nunca responda “o que você acha?”, como quem não tem opinião. A mulher conta com o apoio e suporte de seu marido.

A solteira que busca um bom marido deve buscar alguém que tenha intimidade com a Palavra. Voltando ao primeiro item, o Jardim do Édem, por isso é importante a mulher buscar o marido na presença de Deus.

Não é bom que este homem esteja só 

Por fim Deus fala que “Não é bom que este homem esteja só”. Este tipo de homem, com essas cinco características. Se o homem não tem essas características, é melhor que fique só.

Se você está se empenhando em ser um bom marido, guarde estes cinco passos para manter sobre você e seu lar a bênção de uma família em harmonia. Agora, se você está solteira e busca um bom marido, analise se o seu pretendido tem potencial de ser um pai de família com essas cinco características; se não tiver, é melhor que este homem fique sozinho.

Existem outros textos em nosso site que podem complementar seu estudo sobre um bom marido:

 
Compartilhe

Um comentário em “Cinco dicas para ser um bom marido 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *