fbpx

Cinco mandamentos para viver em comunhão com os irmãos

Cinco mandamentos para viver em comunhão com os irmãos

Este texto ficou muito bom para quem é cristão e quer dicas para viver em comunhão com os irmãos. Se você é líder, ou membro, de uma igreja e deseja melhorar o relacionamento entre os irmãos, essas dicas vão ajudar você a manter um estilo de vida que vai aproximar as pessoas. Basicamente, através do testemunho temos uma ótima ferramenta para conseguir manter uma amizade sólida e verdadeira com as demais pessoas. Se você é líder de algum departamento, pode usar este texto como um esboço de pregação sobre comunhão com os irmãos, para aproximar os membros. Selecionamos alguns versículos importantes, que vão te ajudar a conduzir a palavra. 

Antes de falar sobre nossas dicas, vamos lembrar que a comunhão é o convívio entre os membros da igreja, que fortalece os laços de amizade e a própria fé. A comunhão é fundamental desde o início do cristianismo, na verdade desde o Antigo Testamento, mas vamos nos focar apenas no Novo Testamento, quando os cristãos precisaram se unir para sobreviver. A perseguição dos judeus e dos romanos, levou os primeiros cristãos a se unirem para sobreviver. Priscila e Áquila, por exemplo, hospedavam cristãos que precisavam de um lugar para se esconderem, seguirem viagem ou até mesmo permanecer. Essa comunhão, um ajudando o outro, ajudou a formar uma identidade cristã, como uma família. 

Leia este estudo sobre cura emocional.

Se você estiver fazendo um esboço sobre comunhão com os irmãos, você pode usar o texto Atos 2:42 a 47. 

Desde a criação, o homem foi criado para ter comunhão. Por isso, Adão ganhou Eva como auxiliadora. Mais tarde, Cristo também nos chamou para termos comunhão com ele – 1 Coríntios 1:9.  

Testemunho 

Nossa primeira dica para viver em comunhão com os irmãos é ter seu próprio testemunho, sua vida, sua rotina com sua fé. Através de nossas experiências com Deus, vamos aprendendo a mudar nossa vida aos poucos. Mudamos de rotina, de hábitos e valorizamos aquilo que fortalece nossa fé. 

A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação. Salmos 71:15 

Medite sempre em como era sua vida antes de conhecer Jesus, como foi seu encontro com Ele, e o que Cristo tem feito em sua vida. Pensando e buscando sempre a Deus, você está aprimorando seu caráter cristão. Essa busca por mais de Deus também vai te ajudar a obter conversas saudáveis, você vai poder levar uma palavra de conforto e fé a alguém. Com suas experiências você poderá ajudar outras vidas. Portanto, ter um testemunho, pensar sobre isso, consideramos importante para que possamos passar isso aos demais irmãos, quando necessário. 

O testemunho cristão também tem a ver com nossa comunhão com Deus. Antes de pensar em comunhão com os irmãos, devemos nos empenhar em ter comunhão com Deus, pois se tivermos comunhão com as pessoas, mas não tivermos o principal, comunhão com Cristo, com o tempo, viveremos na igreja como quem vai a um clube, pelas amizades apenas. 

Vocabulário 

Nossa segunda dica para viver em comunhão com os irmãos é rever nosso vocabulário. Quando falamos nisso, pensamos logo em palavrões, mas não é apenas isso que precisamos mudar. Precisamos reclamar menos, falar menos da vida dos outros, criticar menos. Precisamos pensar em ser agradáveis. Ter sempre uma palavra de ânimo, colocar as pessoas pra cima. Pense se o que você vai falar é útil e agradável, ou se é apenas um desabafo, uma murmuração. 

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29 

Parece fácil né? Mas vamos transferir este pensamento sobre mudar o vocabulário para as redes sociais e internet. Será que nossas postagens nas redes sociais levam vida e esperança, ou são apenas reclamações e críticas. Quantas postagens podemos ver de cristãos satirizando líderes, ridicularizando pessoas, memes com piadas de duplo sentido, memes de presidentes e governadores e assim por diante. Precisamos mudar esse hábito. Postar menos e agir mais. Quem está fazendo algo de útil não tem tempo para criticar os outros. 

Como lemos no versículo acima, que nossas palavras, ditas ou escritas, sejam para o que for útil para edificar, conforme a necessidade. Antes de apertar o “enter”, pense se o que você vai publicar vai edificar, é útil e necessário. 

Forma de pensar 

Outra forma de manter nossa boa relação na igreja é mudar nossa forma de pensar. Isso tem muito a ver com o que falamos acima sobre vocabulário. Para mudar o que falamos e postamos, precisamos mudar nossa forma de pensar. 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 

Esse terceiro passo implica muitas coisas. Precisamos mudar nossa forma de querer sempre passar por cima dos outros, nosso egoísmo, nossa forma de nos acharmos melhor que os outros, nossa forma de pensar que devemos receber recompensas imediatas pelo o que fazemos. Por isso, a primeira dica, ter um bom testemunho, é fundamental. Quem não tem experiências vivas com Deus, não vai mudar sua forma de pensar. 

Para manter uma boa comunhão com os irmãos, precisamos mudar muitas coisas em nosso pensamento, mas o quê, exatamente? Somente a comunhão com Deus vai nos mostrar, por isso, a comunhão com Deus é tão importante para nossa comunhão com os irmãos também. 

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! Salmos 19:14 

No salmo acima, lemos como a relação entre nossa forma de falar, de pensar e nossa comunhão com Deus estão intimamente ligados. 

Frequentando a igreja, lendo a bíblica e ouvindo louvores, certamente, nossa forma de pensar também vai mudar. Por consequência, nossa forma de falar, postar, agir também vai mudar e isso vai nos manter em comunhão com Deus e, consequentemente, vai mudar nossa comunhão com os irmãos. 

Natureza carnal 

A quarta dica é matar a natureza carnal. Através de nossa comunhão com Deus, mudamos nossa forma de falar, nossa forma de pensar, e consequentemente, deixamos nossa natureza carnal. Uma boa relação com os irmãos precisa deixar de lado nossa natureza carnal. 

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17 

Quando queremos fazer amizades na igreja, ser útil para o corpo de Cristo, precisamos mudar muitas coisas em nossa natureza. Precisamos ser mais pacientes, precisamos saber conversar, ser simpático, mudar nossas prioridades. A boa comunhão com os irmãos vai exigir tempo. E hoje em dia, tempo é artigo de luxo. Por isso, temos que mudar nossa natureza carnal. 

Quando fazemos parte de uma igreja, começamos a participar de ensaios, reuniões etc. Nossa carne não vai querer isso porque “estamos cansados, trabalhei o dia inteiro etc.”. Mas algumas coisas vamos ter que ceder. 

Não estamos falando aqui em deixar nossos compromissos como trabalho, arrumar a casa ou até mesmo descansar o corpo e a mente, mas para manter nossa comunhão com os irmãos vamos ter que nos esforçarmos um pouco mais para matar nossa natureza carnal e participar mais das atividades da igreja. 

Força de vontade 

Por fim, como vimos acima nos quatro passos para melhorar nossa comunhão com os irmãos, vamos ter que abrir mão de algumas coisas. Vamos ter que rever nossa forma de falar e pensar. Vamos ter que matar nossa carne. Tudo isso vai exigir esforço. 

Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. 2 Timóteo 2:4 

Por isso, tudo começa com nossa comunhão com Deus. Quando temos nossas experiências, conhecemos a Palavra e vivemos o cristianismo de fato, compreendemos que nenhum esforço é em vão. 

Já imaginou se Paulo tivesse desistido. Não vamos nos referir a Jesus, mas a Paulo que tinha uma natureza carnal e pecadora como nós. Mas ele teve força de vontade.  

Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. 2 Timóteo 2:10 

Portanto, para ter comunhão com os irmãos vamos precisar de força de vontade para mudar nossa rotina, e nos esforçarmos para agradar aos outros antes de nós mesmos. 

Se você tem mais dicas valiosas para melhorar a comunhão com os irmãos, faça um comentário para ajudar os demais leitores. 

Em nosso site temos dezenas de outros textos que podem te ajudar a melhorar sua comunhão com os irmãos. Leia um ou dois textos por dia e descubras novos ensinamentos importantes para sua vida cristã. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *