fbpx

Como adorar a Deus  

Como adorar a Deus  

Neste pequeno artigo vamos refletir sobre como adorar a Deus reconhecendo-o como nossa fonte de vida e alegria, percebendo quão pequenos somos e que nada supre nosso ser por completo. Todos nós gostamos de muitas coisas nesta vida, admiramos a natureza, saboreamos alimentos com alegria, amamos nossa família, cantamos, dançamos e temos muitos outros pequenos lazeres em nossa vida, como viajar, cultivar um jardim, desenhar, decorar ou qualquer outra coisa. No entanto, se Deus não for o centro de nossa vida, essas coisas nunca serão suficientes para nós. Viveremos com ansiedade e nunca estaremos completamente satisfeitos. Isso porque nossa alma clama para ser completa com nosso Criador. Quando não temos nosso Criador no centro de nossa vida, estaremos sempre incompletos.  

Vamos tomar por base deste texto o famoso versículo: 

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 

Quando observamos a natureza podemos aprender um pouco mais sobre como adorar a Deus porque a natureza reflete sua glória e grandeza, mas ainda assim não é o suficiente para nós. Enquanto não nos enchermos do Espírito de Deus, não podemos compreender sua grandeza. A dinâmica e perfeição da natureza nos deixam perplexos e nos dá uma dica de quão grande e amoroso é o Senhor. Talvez isso explique porque a natureza acaba sendo a maior fonte de inspiração para os artistas. A imensidão e poder da força da natureza nos deixa perplexos. O que inspira você a refletir na grandiosidade de Deus? 

Leia também este estudo sobre a vinda de Cristo.




Você é pequeno demais 

Vamos pensar um pouco sobre a ciência e as descobertas astronômicas. Hoje, se sabe que o Universo possui bilhões de galáxias e que as bilhões de galáxias possuem bilhões de estrelas. Para ser um pouco mais preciso, acredita-se que existam entre 150-200 bilhões de galáxias e cada galáxia possui esta mesma proporção de estrelas, entre 150-200 bilhões. São números que não podemos dimensionar. Só para você ter uma ideia do que esse número representa, se pudéssemos contar todos os grãos de areia do mundo, não chegaria nem perto do número de estrelas no Universo. Embora seja impossível fazer estes cálculos e comparações com precisão. O estudioso Simon Driver acredita que hajam dez vezes mais estrelas no Universo do que grãos de areia nas praias do mundo todo.  

Talvez você esteja se perguntando como essas informações podem me ajudar a entender como adorar a Deus. Tendo essa perspectiva de quão insignificante o homem é no Universo, podemos ver que não há motivos para pensarmos que somos “o centro de tudo”, mas Deus nos conhece pelo nome. Ele sustenta cada estrela e as chama por seu nome. 

Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. Salmos 147:4 

Na época que escreveu isso, o salmista não tinha ideia da grandiosidade desta revelação. A olho nu, dificilmente veremos mais de 2500 estrelas no céu. Como a Terra é redonda, obviamente ninguém vê todas as estrelas possíveis, mas ainda que fizéssemos um mapa completo de todas as estrelas possíveis de se ver a olho nu, de todos os pontos da Terra, este número não passaria de 8 mil. 

Ele, o Senhor, sustenta as estrelas em suas mãos e as conhece pelo nome. Assim, nos conhece, nos criou e se importa conosco. Para os céticos, a grandiosidade do Universo mostra que somos insignificantes e que não pode haver um Deus que se importe conosco. Mas nós, cristãos, quando estudamos as Escrituras, entendemos que não importa o quão insignificante possa parecer, Deus nos cria e ama individualmente. Em Gênesis (capítulos 15 e 26, por exemplo, entre outras passagens) lemos que a descendência de Abraão seria como as estrelas do Céu. Talvez esta passagem seja um exemplo para que possamos pensar em todos os salvos ao longo da história. Mas isso é apenas um exemplo, para vermos que não tem como adorar a Deus em percebermos como Ele se importa conosco. 

O que preenche sua vida? 

Não são namorados, carros, dinheiro, vida profissional, ideologia social ou nem mesmo realização familiar que sacia nosso ser como pessoas completas. Perceber o quão pequenos somos perante o Universo, nos faz entender como adorar a Deus em espírito e em verdade. Devemos nos esvaziar de nós mesmos, de motivos passageiros para compreender uma razão eterna de louvar ao Senhor. Se adoramos o Senhor apenas quando estamos “felizes”, nossa adoração é passageira, pois nossa compreensão de felicidade é sempre material. Podemos ficar felizes com uma família, emprego e outras bênçãos. Mas somente o reconhecimento de nossa “insignificância” e da grandiosidade de Deus nos faz compreender como adorar a Deus cheios do Espírito. 

Devemos nos aproximar a Deus “sem interesses”. Se o adoramos apenas porque somos abençoados materialmente, corremos o risco de um dia nos frustrarmos e deixar de adorá-lo como ele merece porque queremos algo a mais. O ser humano é assim, queremos sempre mais. Quando contemplamos a natureza, por exemplo, chega uma hora que queremos mais, queremos algo diferente. Quando amamos alguém, mas esta pessoa se vai, podemos nos frustrar e achar que nossa vida não tem mais sentido. Devemos sim adorar e agradecer a Deus por nossas bênçãos, mas não podemos nos esquecer da grandiosidade de Deus e de como Ele se importa conosco para termos uma perspectiva de como seu amor é sem igual.  

Se alguém tivesse o Universo todo para cuidar, para amar, uma estrela a mais ou a menos não faria diferença. Para Deus cada estrela, cada um de nós, faz muita diferença, por isso, ofereceu seu Filho como sacrifício pelos nossos pecados. Sua vontade é que todos sejam salvos, ninguém se perca (João 6:39). Se Ele fosse presunçoso, Ele poderia nos largar ao acaso para que cada um seguisse suas próprias paixões, mas Ele quer cada um ao seu lado eternamente. Sempre que pensar em como adorar a Deus lembre-se de como somos pequenos perante sua criação. 

Nosso desafio ao fim deste texto é que possamos sempre nos aproximar de Deus sem interesse no que Ele pode nos dar, mas refletindo em como somos pequenos, mas mesmo assim Ele se importa conosco a ponto de enviar seu único Filho para morrer pelos nossos pecados. Assim podemos entender como adorar a Deus em espírito e em verdade. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Como adorar a Deus  

  1. Olá!
    Gostei muito dos textos aplicados, são bem edificantes.
    Quero Parabeniza-los pelo trabalho que desenvolvem, pois há um grande conteúdo Bíblico neste material de aprendizado.
    Que Deus abençoe sempre!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *