fbpx

Como buscar a presença de Deus

Como buscar a presença de Deus

Aqueles que querem saber como buscar a presença de Deus precisam estar dispostos a mudar seus conceitos de vida e de mundo. A Bíblia nos traz algumas revelações importantes de como podemos ter comunhão com o Criador. Para muitos cristãos a busca pela presença de Deus se resume a momentos isolados e épocas de suas vidas, quando passam por problemas e tribulações, e não como uma ação constante de viver de uma forma diferente. Neste texto vamos ver como buscar a presença de Deus constantemente, e não esporadicamente, como muitos de nós acostumamos a fazer no decorrer de nossa vida. Mais que um “lampejo” de cristianismo, precisamos desejar ser transformados. 

É natural o ser humano querer entender e compreender os mistérios e questionamentos da vida, do ser humano. Quando reconhecemos que a vida nos foi dada por um Criador, a ordem natural é seguir buscando conhecer essa “mente Criadora”. O cristão que quer saber como buscar a presença de Deus começa a ter uma forma de viver diferente do habitual. Enquanto as pessoas ao nosso redor estão preocupados com suas vidas, poder, dinheiro, posses e sucesso, o cristão entende que precisa buscar a face de Deus.  Leia também este estudo sobre o sentido da vida.

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18 

O próprio Espírito Santo nos impulsiona a conhecer mais de Deus. A vontade do Pai é que tenhamos comunhão com Ele, por isso, quando O encontramos, nossa alma se alegra. Por isso Jesus ensinou que o Reino de Deus é semelhante a alguém que achou um tesouro, pois quando, finalmente, satisfazemos nossa alma com a busca por mais do Senhor, ficamos satisfeitos por completar nossa vida, o que dá sentido a tudo. 

Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Salmos 34:8 

No versículo acima vemos que o próprio Senhor, através do salmista, nos motiva a provar a presença de Deus. Por isso, podemos dizer que iniciamos nossa busca pelo Pai quando damos espaço para o agir do Espírito Santo, pois é Ele que nos motiva a buscar mais de Deus. 

Você quer mesmo isso? 

Precisamos definir o quanto queremos ser cheios do Espírito. Precisamos compreender, que ao abrir o coração para o agir do Espírito Santo, estamos dando um direcionamento para nossas vidas que pode ser bem diferente dos nossos planos. Por isso, muitas pessoas vão à igreja, gostam da palavra, mas decidem parar por aí, não buscam intimidade, não querem saber como buscar a presença de Deus de uma forma mais radical, mais intensa, pois essas pessoas têm medo de transformação, de sair do lugar de conforto. Não querer “assumir” o compromisso de ir à igreja toda semana, de deixar vícios e costumes que não condizem com a presença do Espírito Santo. 

Mesmo entre aqueles que se entregam a Jesus, existem os que não querem assumir riscos. Aceitam o agir do Espírito Santo “com limites”, assim podemos dizer. 

Para saber como buscar a presença de Deus precisamos estar dispostos a mudar nossa vida e isso implica em mudar algumas coisas de nossa rotina. 

O que os outros vão dizer? 

Muitas pessoas evitam abrir-se mais para o agir de Deus porque se preocupam com o que os outros vão dizer. Sentem vergonha de andar com a Bíblia, sentem vergonha de dizer que vão à igreja, que não vão mais a tal lugar, não bebem mais, pararam de fazer isso ou aquilo. A preocupação com sua própria rotina impede que essas pessoas se entreguem ao agir do Espírito Santo, ainda que gostem da palavra e acreditem em Deus. Se você sair perguntando às pessoas se elas acreditam em Deus, provavelmente receberá um número alto de respostas “sim”, por outro lado, se perguntar se elas estão dispostas a mudar de vida, deixar sua rotina, para servir a Deus, possivelmente, a maioria das pessoas vai dizer “não”. 

Maria, por exemplo, teve experiências com Deus que até mesmo pessoas próximas duvidaram. Quando buscamos mais da presença do Eterno, muitas vezes passamos por situações que nem todos acreditariam. Dizem que é coincidência ou coisa da nossa cabeça. Por isso, a busca por mais de Deus implica em entender que nem todas as nossas experiências compartilhadas serão aceitas. Alguns momentos de intimidade com o Criador servem para nosso crescimento pessoal, e não para contarmos aos outros. 

Ele está aí 

Basicamente, o cristão busca a Deus em dois sentidos. Buscamos sua presença e buscamos seu favor. Para saber como buscar a presença de Deus, precisamos lembrar que Ele está em tudo, e em todos, em nossas reuniões na igreja, ou em casa. 

(…) eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Isaías 6:1 

Isaías teve a visão da presença do Senhor no templo. Mais tarde, Jesus nos ensinou que o Espírito Santo habitaria em nós e que ele, Jesus, estaria conosco todos os dias. 

Precisamos querer que “as vestes reais” de Deus encham o nosso templo (nosso corpo). A busca pela presença do Senhor pode ser resumida no louvor, na adoração, no reconhecimento de nossa dependência dele e na sua grandeza, em ter um coração disposto a fazer a sua vontade antes da nossa. 

Não entristeça e não apague o Espírito 

A bíblia nos orienta sobre duas formas de impedir que o Espírito Santo aja sobre nossas vidas, apagando ou entristecendo. 

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Efésios 4:30 

Recomendamos que você leia o capítulo 4 de Efésios por completo para compreender melhor este contexto, em especial após o versículo 22, pois o autor nos dá inúmeras maneiras de não entristecer o Espírito Santo como não dormir irado com alguém, não furtar, não dizer nenhuma palavra torpe, não ter amargura, não caluniar, ser bondoso e perdoar a todos. São atitudes mais voltadas para o nosso relacionamento com os seres humanos. 

Não apaguem o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19 

Quando Paulo fala de não apagar o Espírito Santo, ele menciona questões mais voltadas ao nosso relacionamento com o Pai, como orar, não tratar as profecias com desprezo e afastarmo-nos de toda forma do mal. 

Por tanto, para entender como buscar a face de Deus precisamos praticar atitudes santas em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas, pois assim aproximamos nosso ser do Criador. 

Deixe o Espírito repousar sobre você 

Apenas uma pessoa conseguiu manter a chama do Espírito Santo constantemente acessa, e nos ensinou como buscar a presença de Deus de forma perfeita, Jesus, claro. 

Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. João 1:32 

Como dito antes, precisamos não entristecer e não apagar a chama do Espírito Santo. Em outras palavras, devemos deixá-lo repousar e permanecer sobre nós, 

Buscar a face de Deus é deixar fluir o Espírito Santo em nós, com um coração aberto a tomar uma atitude firme e decidida, de seguir os ensinamentos de Cristo e saber abrir mão de nossa vontade para viver intensamente os propósitos de Deus. É preciso ousadia e coragem para viver de uma maneira que, a maioria de nós não está acostumado e não esperava viver, mas precisamos pensar que quando vivemos essa plenitude da graça, queremos saber cada vez mais como buscar a presença de Deus.  

De tudo o que o ser humano busca compreender, a vida após a morte é a mais antiga, mais valiosa, a mais questionada e a mais surpreendente. Quando temos essas experiências com o sobrenatural, nossa forma de encarar o mundo, a vida muda, por isso Paulo disse que o que ele valorizava passou a não ter valor e o que ele desprezava passou a ser valioso, pois nossa comunhão com o Pai nos faz ver a importância de como buscar a presença de Deus de todo coração. 

Se você deseja buscar a presença de Deus, esteja preparado para uma mudança em sua forma de pensar, de agir, de viver. E quando você vivenciar isso, certamente, não vai querer voltar atrás. 

Em nosso site temos dezenas de outros textos que podem te ajudar e entender como buscar a presença de Deus. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Como buscar a presença de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *