fbpx

Como crescer espiritualmente

Como crescer espiritualmente

Antes de começar a ver como crescer espiritualmente, pense se você saberia dizer se você tem uma fé verdadeira ou vive uma religião? Primeiro, vamos explicar a diferença entre os dois. Viver uma fé significa entender no que você acredita e buscar viver conforme esta fé. Ter uma religião significa cumprir rituais religiosos para desencargo de consciência. Jesus andou com prostitutas, cobradores de impostos (comparáveis aos atuais políticos desonestos) e outras pessoas consideradas erradas. A única classe de pessoas que Jesus condenou diversas vezes foi justamente a de religiosos. O Filho de Deus conhece o coração do Pai, por isso, fez questão de mostrar que o importante não é viver uma religião, mas sim seguir uma fé verdadeira e genuína, e nata, a qual todos nós temos o coração inclinado.

Vamos tomar como base para este devocional sobre crescer espiritualmente, o texto de Lucas 2:42 a 46.

Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Terminando os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e então passaram a procurá-lo entre parentes e os conhecidos e não tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

Neste trecho podemos ver que o menino Jesus não se contentou apenas com a festa, o evento do qual participou. Ele queria mais, ele estava sedento por mais, e correu atrás do que lhe edificava. Ele não era frio nem morno, era quente. É assim que temos que ser em relação a nossa fé. Não faz sentindo acreditarmos em um ser superior de forma “mais ou menos”, se cremos nisso, temos que entender no que cremos.

Quando você busca como crescer espiritualmente, está querendo mais de Deus. Ao comprar um livro cristão, ao ouvir músicas gospel, ao adquirir uma bíblia de estudo, você está buscando mais de Deus, está querendo se aprofundar em sua fé.

Amadurecimento 

Para reforçar esta devocional online, vamos acrescentar uma passagem de 2 Tessalonicenses 3:8, que nos fala de uma outra forma como crescer espiritualmente.

Nem jamais comemos pão à custa de outrem. Pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós.

Aqui Paulo mostra todo o seu compromisso com a obra e também com seu sustento. Ele estava agindo como um adulto. A palavra diz “quando eu era menino falava como menino, agora sou homem e falo como homem”.

Quando queremos saber como crescer espiritualmente, temos que assumir compromissos. Deixar de sermos crianças espirituais para termos postura de adulto. Na igreja, isso significa sermos mais que meros ouvinte. Infelizmente, por falta de orientação, algumas pessoas se contentam com frequentar uma igreja apenas para ouvir a palavra e buscar solução para seus problemas pessoais. Não faz esforço para servir de solução para o problema dos outros.

Queremos incentivar você, através desta devocional online, a servir aos outros. Por exemplo, dar aula na classinha, ou ajudar. De repente, você não tem o dom para dar aula, mas pode ajudar de outra forma. Distribuindo material, levando um ou outro no banheiro. Ajudar no louvor, na recepção, no som. Você tem que buscar dentro de você o que você gostaria de fazer e se empenhar nisso. Essa é uma boa maneira, talvez a mais eficaz, de entender como crescer espiritualmente na prática.

Isso é ser quente na fé, é ser adulto. Mas tem muita gente que quer ir à igreja uma vez ou outra. Durante a semana toma uma “brejinha”, no outro final de semana tem festinha, reunião de amigos. “Ficam com umas minas”, “trocam uns beijinhos com uns caras” e assim por diante. Dão umas “bitoquinhas” durante a semana e no final de semana vai para a igreja (ou não). Parece que tem medo de assumir um compromisso com Deus. Querem ser descompromissados. Até querem saber como crescer espiritualmente, mas não são maduros para mudarem seus hábitos com este propósito.



Peter Pan 

Podemos dizer que esta devocional online tem como personagem principal o famoso Peter Pan. Esse medo de aceitar compromissos pode ser associado a este desenho que teve várias versões, filmes e que é baseado em um livro de mesmo nome.

Qual era a síndrome de Peter Pan? Querer ser criança para sempre.

A história se baseia em um menino que não cresce nunca. Só vive brincando, brincando e brincando. No mundo real,  as coisas não funcionam assim, muito menos com Deus, com nossa fé.

Se você não tiver, dentro de você, sede para fazer sempre algo a mais, você vai esfriando, esfriando. Todo aquele que é frio, ou morno, será vomitado. Por isso, se você anda fugindo dos compromissos, pense bem se realmente é assim que você deseja viver.

Na história de Peter Pan, o garoto vivia brincando com piratas, os meninos perdidos, fadas. Os religiosos vivem assim, em um mundo de fantasia, onde o santo e o profano se misturam, fazem parte de um mesmo mundo. A fé cristã genuína é diferente. O cristianismo exige postura firme e determina.

Não tem como crescer espiritualmente sem decidir mudar nossa rotina, nossas prioridades.

Religião e fé 

Como dito no começo, não queremos que você viva uma religião. O objetivo desta devocional online é levar você a refletir sobre o comportamento que temos quando estamos longe da igreja, pois na igreja todos somos cristãos.

Os religiosos não querem assumir compromissos, não buscam entender no que creem, apenas aceitam o que lhes é dito. O cristão estuda, se empenha em entender sua fé, por isso, não se contenta com os cultos de final de semana. Busca mais todos os dias.

A fé cristã genuína envolve mais do que ir à igreja; envolver ler a bíblia, orar, jejuar, ajudar, mudar hábitos, lutar contra vícios, amar o próximo como a si mesmo e amar a Deus sobre todas as coisas.

Ao terminar esta devocional online, lembre-se de Peter Pan e lute contra a inércia e o comodismo de não assumir responsabilidades.

Outros textos em nosso site que podem ser úteis para você:

 
Compartilhe

Um comentário em “Como crescer espiritualmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *