Como dar aula na escola dominical para crianças de 3 a 5 anos

Share Button

Um dos grandes desafios para o professor da escola dominical é dar aula para crianças do ensino infantil, de 3 a 5 anos. Com tão pouca idade, será que as crianças realmente compreendem o que ensinamos? Será que o que fazemos em aula tem real efeito em suas vidas práticas? Desde o preparo da lição e atividades a serem realizadas, o professor passa por muitos questionamentos, principalmente quando o professor não tem formação, ou não tem experiência em lidar com crianças da educação infantil. Queremos motivar os professores da escola dominical que dão aula para crianças de 3 a 5 anos a realizarem uma aula produtiva e abençoada.

Apesar de serem tão pequenas, a verdade é que essas crianças adoram aprender. Existe um grande número de pedagogos que acreditam que o período que a criança mais aprende é nos três primeiros anos de vida, após a entrada na escola, ou seja, na faixa etária que estamos abordando. O aprendizado nesta idade é a base para tudo mais o que aprenderá nos anos seguintes.

A bíblia nos remete e alguns exemplos de crianças que foram educadas corretamente. Embora não saibamos a idade exato do início do aprendizado, alguns termos e expressões usadas nos faz acreditar que o ensino iniciou-se muito cedo.

O primeiro exemplo, é o de Moisés, educado junto às autoridades egípcias. Ao lermos Hebreus 11:24 e 25 é possível acreditarmos que os ensinamentos sobre Moisés começaram cedo, pelo uso do termo “homem feito”, indicando que suas decisões foram baseadas no seu aprendizado de infância. Ao leremos sobre o profeta Samuel, podemos crer, que, provavelmente Ana ensinou muito bem a criança antes de levá-la ao templo (1 Samuel 1:23 e 24). Apesar de viver cercado pelos cruéis filhos de Eli, Samuel permaneceu firme em sua fé. Ao lermos 2 Timóteo 3:15, vemos que Timóteo foi ensinado por sua mãe e avó desde sua infância.



Como as crianças de 3 a 5 anos aprendem

Nesta idade, as crianças se apegam muito aos sons. Além disso, são agitados e questionadores, pois querem se sentir importante. Gostam apenas de brincar, por isso, as aulas da escola dominical precisam ter “cara de brincadeira”. Elas são egocêntricas e suas ações são motivadas pelas suas necessidades e desejos.

Ao elaborar a aula para o ensino infantil, o professor precisa ter uma rotina bem definida.

As crianças de 3 a 5 anos são movidas, basicamente, pelos sentidos. As aulas da escola dominical precisam de muitas figuras e objetos. Ao contar uma história, o professor precisa fazer sons e ser bem teatral. Se for ensinar um versículo, por exemplo, é mais fácil que eles memorizem, se você cantar o versículo. Invente uma melodia e faça as crianças repetirem, como se fosse uma música. Se possível use cheiros para atrair a atenção das crianças. Usar texturas e sabores (se possível) é sempre positivo.

Se a lição for sobre o cego, por exemplo, use uma venda para que os alunos percebam como é ficar sem enxergar.

As aulas para crianças entre 3 e 5 anos precisam ser participativas. Elas precisam se envolver, pois não ficam quietas e paradas ouvindo uma lição por mais de dois ou três minutos.

O professor pode deixar que as crianças peguem e mexam nos objetos usados pelo professor, como flanelógrafo, bíblia etc. Se for procurar por imagens na internet, pegue imagens grandes e coloridas; e imprima mais de uma, pois assim você pode emprestar uma ou duas para as crianças pegarem.

A música é outra importante ferramenta no aprendizado das crianças de 3 a 5 anos. Colocar o nome da criança na música faz com que elas se envolvam.

Por fim, faça perguntas constantemente para que participem e se sintam envolvidos, como se fosse uma grande brincadeira.

Essas crianças podem ser salvas?

Podemos explorar esta pergunta com três passagens importantes. Primeiro, em Mateus 18:3, lemos que o próprio Jesus ensinou que devemos ser como as crianças. A seguir, versículo 6, Jesus fala das “crianças que nele crê”. Ao lermos João 3:16 vemos que serão salvos “todo o que nele crê”, independente de ser adulto ou criança.

Para o evangelista britânico Charles Spurgeon as crianças de cinco anos podem crer e aceitar Jesus para terem sua vida regenerada, como qualquer adulto. Por isso, não tenha medo de falar de Jesus e do que Ele fez por nós. Se não quiser, não precisa destacar a crucificação, mas ressalte sua ressurreição, e não tenha receio de falar que todos nós pecamos.

Ao falar de pecados, comente pecados que são comuns às crianças desta faixa etária, como machucar um colega, maltratar um gato ou desobedecer os pais.

Precisamos ressaltar, no entanto, que as crianças do ensino infantil tem a tendência de imitar uma às outras, por isso, ao falar de aceitar Jesus, por exemplo, evite que façam um sinal com a mão, ou que vão a frente, pois elas vão fazer isso porque viram outra criança fazer. Apesar da pouca idade, aceitar Jesus deve ser uma atitude sincera.

Dicas finais

Ao dar sua aula na escola dominical use palavras simples, evite termos complicados e frases, ou versículos, compridos.

A escola dominical precisa oferecer uma boa quantidade de recursos para os professores. Se sua igreja não possui material, você precisa se preparar bem. As crianças nesta idade não se concentram por muito tempo em uma única atividade. Em um tempo de duas horas, por exemplo, você precisa ensinar a lição, cantar, pintar, brincar e fazer tudo mais o que for preciso para manter essas crianças ocupadas.

Ore sempre e peça orientação do Espírito Santo para usar as palavras corretamente e agir de forma adequada.

Outros textos para professores da escola dominical:

banner-livro-didatica-pratica

8 comentários

  • Davi

    peço oração dos irmãos, que fazem parte desse trabalho, ou ate mesmo da igreja, se possível acrescente meu nome em um culto de oração. Percebi que não sou capaz, de ensinar essas crianças, não sou teatral, sou tímido e desajeitado, mas temos o santo espirito em nosso favor. E sou o único homem, disponível, porque eles só tem professoras. Precisam de um professor. Obrigado pelo conteúdo, foi edificante, irei usar para glória de Deus. Lembrem-se de orar por mim, preciso ser cheio do espirito santo para que essas crianças possam aprender, não de um professor, mas do próprio Senhor e salvador de nossas almas, fiquem na paz.

    • amanda

      Olá! Estou lendo esse texto pq preciso de ajuda para dar aula na salinha das crianças da minha igreja. Não se sinta o único “desajeitado” para essa função pq tbm sou kkk somos desajeitados porém pregar a palavra do Senhor nunca será uma semente semeada em vão. Hj sou cristã graças a um grupo de pessoas q se disporam a trabalhar com as crianças do meu bairro quando ainda eu tinha 7/8 anos e fez toda diferença. Hj podemos ser uma dessas pessoas q vão fazer a diferença na vida das nossas crianças. Deus continue te capacitando!!! Amém?! abraços

  • célia cristina

    Obrigada pelas dicas, e tenho pedido ao nosso Deus que me capacite em sua casa, pois estou fazendo Pedagogia por que ele permitiu e estou trabalhando com as crianças da minha Igreja, não são muitas mas tem sido gratificante, preciso aprender muito para ser uma semeadora da palavra do Senhor, peço orações aos irmãos, pois no momento só conto com a ajuda de Deus, e sei que ele me sonda e conhece meu coração.

  • luizete de oliveira

    a paz do senhor, Sor coordenadora pela primeira vez departamento infantil,peço orientação ,pelo espirito santo.

  • weidilainy

    peco ajuda de todos estou muito enteressada em comecar um trabalho com crianças preciso de ajuda

  • Didi

    Boa noite.
    Amei as dicas sobre como dar aulas de EBD para crianças.❤

  • Patrícia Rozendo

    Onde posso encontrar materiais didáticos que me ajudem a dar aula na escola bíblica para crianças de 2 a 4 anos?

  • Patrícia Rozendo

    Onde posso encontrar materiais didáticos que me ajudem a dar aula na escola bíblica para crianças de três e quatro anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *