Como desenvolver sua palestra para casal evangélico 

Share Button

Uma das maiores dificuldades para quem assume a rede de casais de sua igreja é desenvolver sua palestra para casal evangélico. Muitas vezes nos espelhamos em grandes pregadores como Cláudio Duarte, Helena Tannure ou Josué Gonçalves, por exemplo, a achamos que nunca seremos tão bom como eles. O que não lembramos é que servimos o mesmo Senhor que os capacita. Claro que existem pessoas como estas que são uma bênção para a igreja cristã, mas não menospreze a si mesmo. Certamente com muito estudo, empenho e submissão a Deus você também vai conseguir desenvolver sua própria palestra para casal evangélico. Basta crer e se dedicar a este ministério. 

Vamos começar entendendo a essência das reuniões de casais. Ao contrário dos cultos abertos, a ideia da criação das equipes de casais é fortalecer o casal e, por consequência, as famílias. Por isso, preparar uma palestra para casal evangélico exige um pouco mais de estudo específico. Quando um casal decide participar de um encontro, uma reunião ou palestra, ela cria a expectativa de ouvir algo específico para o casal. Assim como uma palestra sobre saúde atrai pessoas interessadas em melhorar sua saúde, pessoas que vão a uma reunião de casais esperam algo mais voltado para a rotina do casal. Por isso, não basta pregar uma palavra. Precisamos pensar em algo que edifique o marido e a esposa como casais cristãos. 

Clima descontraído 

Os encontros de casais da igreja evangélica podem ter um clima mais descontraído, mais informal, permitindo que os casais se aproximem mais uns dos outros e do palestrante. Por isso, muitos encontros começam com uma dinâmica, para que os casais se sintam em uma reunião realmente prática e não apenas uma pregação, como em um culto de domingo. Uma dica para criar uma atmosfera mais amistosa é separar homens e mulheres. Não precisa ser sempre, mas, de vez em quando, fazer esta separação para tratar de assuntos mais íntimos, faz os participantes criarem e fortalecerem seus laços de amizades. Tirar o casal de sua zona de conforto, separando-os, é válido. Só não é recomendado quando as reuniões tiverem muitos convidados que não sejam da igreja, isso pode criar um constrangimento. 

Mesmo que os casais continuem juntos, o ambiente pode ser mais descontraído e informal. Ao preparar sua palestra para casal evangélico, pense em falar como se fala com seus amigos e não como você estivesse em uma faculdade.Use palavras simples e fale devagar e com calma, isso vai ajudar os participantes a compreenderem o que você está falando. Uma dica para deixar os participantes confortáveis é sempre dar exemplos pessoais em suas palestras, principalmente em situações que você percebeu que estava errado, isso fará que eles vejam que você não é impecável e que não está ali para julgar ou condenar ninguém. Mostre-se uma pessoa com erros e defeitos. Isso fará que os casais se identifiquem contigo; e você conseguirá prender a atenção deles por um bom tempo. 




Seu esboço 

Quando fizer seu esboço de palestra para casal evangélico, você deve criar uma palavra leve e, de certa forma, curta. Evite falar por muito tempo, lembre-se que não se trata de uma pregação. Talvez, uma hora ou até um pouco menos já é o suficiente para passar uma boa palavra edificante. No entanto, quando for escrever seu esboço, você pode ver se o seu tempo é um pouco superior ao tempo que pretende, pois quando não estamos acostumados a palestrar, sempre terminamos mais rápido do que o planejado. Isso acontece porque ficamos um pouco nervosos e sempre esquecemos ou pulamos algumas partes. Isso é natural, não se sinta mal ao fim da palestra, se perceber que deixou de falar algo que queria. Lembre-se de orar e pedir orientação ao Espírito Santo, pois Ele mais poderoso que nós para ministrar o que precisa ser dito. 

Se está com medo, ou nervoso, lembre-se que isso também é bom para que mantenha-se orando e sob o poder de Deus. Algumas vezes, quando achamos que já sabemos tudo, já estamos acostumados e que já temos experiência em alguma coisa, deixamos de nos preparar e as chances de cometer um erro é maior. Pode parecer estranho, mas é verdade, erramos mais quando fazemos coisas simples. Isso acontece porque não nos preparamos e não focamos nossa atenção no simples. Quando vamos fazer algo difícil e que não estamos acostumados, temos mais cuidado. Palestrar também é assim. O friozinho na barriga pode ser bom para você se lembrar que depende de Deus e não apenas de seu conhecimento e estudo. 

Desenvolvendo o assunto 

Quando for pensar em um tema para sua palestra para casal evangélico, pense em assuntos que normalmente não são abordados nos cultos, como por exemplo: vida sentimental, ajuda mútua, planejamento financeiro, vida sexual, planejamento familiar, como criar filhos etc. Estes assuntos são bons porque raramente são falados com profundidade nos cultos comuns da igreja. Qualquer que seja o assunto escolhido, pense em algum exemplo bíblico, mas não deixe de mencionar exemplos pessoais ou situações atuais, assim a abordagem não vai ser tão distante do dia a dia das pessoas. Quando falamos de um milagre nosso, as pessoas se identificam mais do que quando mencionamos apenas os exemplos bíblicos. 

Se você não tem ideia do que falar na palestra para casal evangélico, comece com um assunto geral, como finanças, vida íntima, perdão, criação de filhos ou crescimento espiritual em família. Depois, pense como este assunto pode ser dividido em partes. Veja se consegue criar de três a cinco partes. Depois, desenvolva cada uma dessas partes individualmente, assim fica mais fácil de escrever, e passar o que pretende. Em cada item, tente selecionar um trecho, ou um versículo bíblico e algum exemplo atual. Assim, você vai conseguir relacionar sua palestra para casal evangélico com exemplos bíblicos. No entanto, dependendo do assunto, talvez você não consiga fazer isso ao pé da letra. Não tenha medo, aborde o assunto assim mesmo. Se você acha que o assunto é importante para a igreja, pense em como desenvolvê-lo da melhor forma possível. 

Vamos dar um exemplo prático para você compreender como pode desenvolver sua palestra para casal evangélico. Vamos supor que o assunto que você queira falar seja da importância de estarmos em família e nos dedicarmos à nossa família.  

Neste caso, o assunto é “a importância de vivermos em família”. Este assunto pode ser dividido nas seguintes partes. 

  1. Por que Deus criou a família? 
  2. Qual o papel da família na sociedade? 
  3. Por que o homem precisa de família? 
  4. Por que a mulher precisa da família? 
  5. Por que os filhos precisam de família? 

Para cada item, você poderia mencionar um versículo e um trecho bíblico que explique o que você deseja passar. 

Vamos a outro exemplo, desta vez usando como tema “melhorando o ambiente familiar”. Neste caso, você pode desenvolver a palestra falando sobre o seguinte: 

  1. Deus nos deu família para vivermos em harmonia e para um suprir a necessidade do outro. 
  2. O que acontece quando a família está desestruturada? 
  3. Como podemos mudar o ambiente caótico para um ambiente saudável? 
  4. Quais os benefícios de uma família saudável em Cristo? 

Nosso propósito não é detalhar cada assunto, mas apenas fazer o leitor refletir sobre como pode desenvolver uma palestra para casal evangélico. Para obter assuntos detalhados, pesquise em nosso site pelos textos disponíveis nas seções Família e Casais, por exemplo. São dezenas de textos prontos para você desenvolver suas próprias ideias para uma palestra para casal evangélico. Esperamos que goste e aproveite. 

Complemente sua palestra para casal evangélico com os seguintes textos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *