fbpx

Como educar os filhos – eles são um tesouro em suas mãos

Como educar os filhos – eles são um tesouro em suas mãos

A Bíblia nos dá muitas dicas de como educar os filhos e observando o resgate do filho perdido, podemos aprender a criar os filhos compreendendo suas necessidades e erros. Queremos abordar neste texto a conscientização da responsabilidade de criar os filhos no mundo moderno. Vamos ver como Deus nos orienta como educar os filhos para que cresçam conscientes de sua responsabilidade social e de sua necessidade do perdão, do resgate, divino. Com tantas interferências na vida de nossos filhos, como televisão, internet, seriados, músicas e colegas da escola e de outros lugares, fazer que nossos filhos sigam os ensinamentos bíblicos é uma tarefa cada vez mais difícil. 

Nesta devocional para a família, vamos ver quatro pontos sobre a criação de filhos. Esperamos que estas dicas ajudem você a tomar atitudes que levem seu filho ao caminho de Deus. Devemos sempre nos lembrar, no entanto, que o trabalho é árduo e continuo, principalmente se nos convertemos depois que nossos filhos já estão mais velhos, com manias e hábitos que queremos mudar. Uma coisa é criar o filho desde pequeno no cristianismo, outra coisa é querer que ele siga os ensinamentos de Deus quando já se tem 12, 15 ou 17 anos, por exemplo. Por tanto, ore sempre e peça sabedoria a Deus para que você saiba como educar os filhos de acordo com suas necessidades, no entanto, a Bíblia nos dá algumas dicas que podem ser seguidas por todos. 

Leia também este estudo sobre correção na Bíblia.

Filhos são “emprestados” 

Jesus Cristo nos passou uma parábola muito interessante sobre os lavradores maus (Mateus 21:33 a 43). Neste texto lemos que uma terra foi arrendada, mas seus trabalhadores  resolveram matar os mensageiros e o próprio filho do dono para continuarem com a terra. Se você não conhece esta parábola, leia o texto que recomendamos. Outra parábola interessante, mais conhecida, é o dos talentos. Se você não conhece, leia Mateus 25:14 a 30. Nesta segunda parábola Jesus fala sobre administrar os talentos que recebemos. Mas oq que essas parábolas podem nos ensinar como educar nossos filhos? 

Devemos entender que nossos filhos são como “empréstimos” do Criador. Ele nos dá nossos filhos para que possamos “tomar conta” como por empréstimo, com cautela e atenção redobrada. Quando cuidamos de algo emprestado temos atenção redobrada ao saber que o verdadeiro dono retornará ao final do dia para saber como cuidou do tesouro. Pense que seus filhos são tesouros, que o Senhor te entregou e que ao final de sua jornada nesta terra, Ele vai te perguntar como você cuidou deste tesouro. Quando pensamos desta forma, passamos a ser mais cautelosos com a forma que cuidamos de nossos filhos e como amamos e protegemos estes tesouros. 

Não ter medo de entregar nas mãos de Deus 

Sabendo disso, vamos ao segundo tópico sobre criar nossos filhos, que é não ter medo de entregá-los nas mãos de Deus. Isso significa que não devemos cessar de orar e interceder por nossos filhos. Encoraja-os a irem à igreja, que leiam a Bíblia e que rejeitem o que não condiz com a vida cristã. Para isso, você precisa ser o exemplo em casa. Os filmes, seriados, sites, músicas e todos os demais hábitos precisam ser exemplares. Faça que seu filho enxergue uma mudança de postura e caráter. Acima de tudo, demonstre mais amor, respeito e interesse pelo seu filho. Não imponha regras e costumes sem conhecer seus interesses, preferências e sonhos. 

Lembre-se que ele é um tesouro, portanto trate-o como tal. Muitos pais, no anseio de querer impor suas regras, não se importam com a opinião do filhos, seus medos angústias e sonhos, saiba que em muitos casos, o que é irrelevante para você é de extrema importância para ele. O que os amigos pensam, uma situação na escola e até postagens nas redes sociais podem parecer bobeira para os pais, mas para o filho isso pode ser muito importante. Não trate com desdém o que seu filho acha importante. Saiba ouvi-lo e demonstre interesse no que é importante para ele. Assim também agimos com o Senhor, queremos que Ele nos ouça e nos responda, acalme nosso coração. Se você quer saber como educar seus filhos, lembre-se de como você gostaria de ser tratado também.  

Não entregar para o mundo 

Por consequência, se precisamos entregar nossos filhos a Deus, não se conforme em entregá-los a este mundo. Estude quais são os hábitos de seu filho, quais são os sites que ele visita, os canais no Youtube que ele está inscrito, que tipo de filme e música prefere, para que você possa falar a sua língua, apontar de forma clara e objetiva o que está errado e o que está certo. É um trabalho árduo e contínuo. Demonstre que está fazendo isso para seu próprio bem. E fazer isso dá trabalho. 

O problema é que com a rotina pesada e cheia de compromissos, muitas pessoas acham que é mais cômodo deixar que os filhos tomem suas decisões, ou deixam que terceiros, como tios, avós ou escola, façam o trabalho pesado. Conversar, sair juntos, estudar juntos ou ter qualquer outra rotina com seu filho vai exigir tempo e esforço físico. Não se contente em deixar que o mundo faça isso por você. Se você está empenhado em saber como educar seu filho, leia livros sobre isso, pesquise em sites como o nosso e tome seu tempo em tomar conta deste tesouro. 

Não deixar para depois 

Por fim, lembre-se que sua postura precisa ser imediata. Não podemos deixar para depois. Voltando às parábolas de Cristo, quando ele fala do trabalhador que enterrou seu talento, ele nos mostra que não podemos deixar para depois o que precisa ser trabalhado agora. Defina o que é prioridade, se empenhe em fazer mudanças, se julgar necessário, e não deixe para depois. Assim como Neemias se apressou em reconstruir os muros de Jerusalém, tenha pressa em ser a principal referência na vida de seu filho. 

Ninguém que acha um tesouro deixa para buscar depois. Da mesma forma, não deixe para depois a disposição de ser um marco para seus filhos.  

Em nosso site temos dezenas de outros textos que podem te ajudar a entender como educar seus filhos. Eis alguns exemplos. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *