fbpx

Como escolher um líder dos adolescentes e jovens

Como escolher um líder dos adolescentes e jovens

Se você é líder de uma igreja cristã e deseja estabelecer uma equipe de adolescentes forte, este texto pode lhe oferecer algumas dicas para montar um grupo de adolescentes firmados na Palavra.

Uma das maneiras mais eficazes de se estruturar uma igreja é criando os departamentos. Assim, grupos de pessoas com afinidades parecidas participam dos mesmos eventos e atividades, tornando o aprendizado mais eficaz e o crescimento espiritual também. Uma igreja pequena ou média deve criar poucos departamentos para que os membros não se dividam ainda mais, criando grupos pouco aproveitáveis. Indica-se que as igrejas comecem formando os departamentos essenciais para uma igreja como o departamento infantil, departamento de jovens e adolescentes e departamento de casais. As igrejas de médio tamanho, com cem ou duzentos membros ativos, podem criar também o departamento dos homens e grupo de mulheres. Não se deve confundir departamentos funcionais com os grupos de louvor, atalaias ou obreiros, por exemplo.

O primeiro passo é escolher o líder dos adolescentes. Para escolher líderes de departamentos, o ideal é que se escolha casais. O trabalho em casal é sempre mais eficiente e dinâmico. Além disso, é possível direcionar atividades e reuniões para o gênero masculino e feminino com mais eficiência.

Leia também

O líder dos adolescentes

O departamento dos adolescentes (inclusive o de jovens) precisa ter um líder que possa se dedicar ao grupo, tenha identificação com eles e tenha maturidade espiritual para lidar com os desafios de liderar um departamento. Em igrejas de médio tamanho, talvez seja melhor criar um grupo de adolescentes e outro de jovens separados. Para isso, sugere-se que o líder da igreja perceba que realmente existe demanda para criar grupos separados. Um grupo de cinco adolescentes e outro de sete jovens não faz muito sentido. O ideal é criar um único grupo e realizar algumas atividades separadas ocasionalmente. Por exemplo, se os líderes forem realizar uma reunião sobre namoro, mas acha que alguns adolescentes são jovens demais, pode realizar duas reuniões separadas, uma para um grupo de até dezoito anos e outra para jovens acima desta idade, por exemplo.

Antes de escolher quem vai liderar os adolescentes ou jovens, o pastor responsável pela igreja deve criar uma estrutura para que o grupo funcione com eficiência. Deve, por exemplo, determinar quanto tempo os líderes ficarão à frente do grupo (normalmente um ano), como serão feitas as próximas escolhas (eleição, indicação, nomeação, etc).

Perfil 

Para exercer qual função na igreja é importante o pastor escolher pessoas que confie e que tenham um perfil cristão. Os líderes são fundamentais no fortalecimento e crescimento da igreja. Quem procura como fazer uma igreja crescer deve escolher líderes competentes.

O texto base para a escolha é 1 Timóteo 3. Aqui encontramos a descrição de um líder ideal.

Uma das características apontadas é vestir-se adequadamente. Por mais que o líder dos adolescentes lide com jovens, não deve usar roupas mundanas. Algumas estampas e marcas devem ser evitadas. Por exemplo, por mais que essa pessoa seja roqueiro, nas reuniões deve evitar usar roupas com estampas de bandas não cristãs, isso vai incentivar o jovem a ouvir músicas não cristãs e até se envolver com jovens não cristãos que curtem determinada banda. Da mesma forma, as mulheres devem ser discretas. Mesmo que seja vaidosa, durante uma reunião com adolescentes, ou jovens, deve evitar muito perfume, maquiagem e tomar atenção redobrada na roupa.

Deve ser calmo, paciente e mostrar autoridade.  Alguns líderes exageram na brincadeira e na informalidade e acabam criando grupo de adolescentes sem compromisso com a Palavra, que vão à igreja mais para se divertir do que para aprender sobre o cristianismo. Um adolescente liderado por alguém liberal demais e brincalhão vai desistir de seguir o evangelho quando se deparar com algumas regras ou doutrinas mais severas.

O líder dos adolescentes não deve nunca ficar ressaltando suas falhas do passado. Infelizmente, não é raro ver líderes que falam de seu passado como se estivessem incentivando os jovens a fazerem as mesmas coisas erradas, como se estivessem dizendo “estão vendo. Eu fiz tudo de errado e agora estou aqui. Vocês também pode seguir o mesmo caminho”. Os jovens podem achar que não tem nada de errado pecar e depois voltar para o evangelho.

Ao escolher um líder para os jovens ou adolescentes, o pastor deve exigir um comportamento cortês e comunicativo com os jovens. O líder deve saber aceitar sugestões e fazer que o jovem participe das reuniões, possa dar opiniões, fique a vontade para dar exemplos e confiar ao buscar conselhos.

É muito importante o líder entender que muitos adolescentes vão procurá-lo para pedir opiniões e direcionamento. Infelizmente, algumas pessoas que são eleitas líderes não têm paciência para lidar com tantos questionamentos e nem para visitar os adolescentes sempre que necessário.

Batalha espiritual

O líder deve entender que seu posto se depara com batalhas espirituais o tempo todo. Ser líder de uma igreja cristã é uma obra espiritual muito intensa e a pessoa precisa estar preparada para isso.

O pastor deve orar constantemente pela liderança de sua igreja e o departamento dos jovens e adolescentes requer uma atenção especial, uma vez que engloba pessoas de pouca idade, cheias de dúvidas e que são diariamente bombardeadas por ideias mundanas e errôneas na internet, televisão, escola, faculdade e até dentro de sua família. Por isso, ao escolher um líder para a igreja, o pastor precisa escolher alguém que também tenha este entendimento de batalha espiritual e que leve a sério o cristianismo.

Liderar jovens e adolescentes é uma batalha espiritual que exige compromisso e sabedoria. O líder precisa estar sempre orando e buscando conhecimento e colocar-se sempre submisso à vontade de Deus.

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Como escolher um líder dos adolescentes e jovens

  1. muito abençoado as dicas de vocês… não sei como vocês trabalham em questão de orientar que visita a pagina de vocês, mas se possivel for nos mande mais dica sobre jovens e adolescentes, estou começando a trabalhar com eles e toda orientação dentro da palavra é muito bem vinda pra mim.

    Obrigado.

    A paz do Senho Jesus a todos.

     
    1. Que bom que gostou das dicas. Estamos elaborando textos mais específicos para facilitar ainda mais o trabalho dos líderes.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *