Como fazer devocional

Share Button

Seja você um seguidor do cristianismo há anos, seja novo convertido, o devocional é uma poderosa ferramenta para o fortalecimento de sua fé. Uma leitura diária da bíblia acompanhada de oração e meditação podem trazer grandes efeitos para que busca como fortalecer a fé. Em poucos minutos podemos aprender lições que nos acompanharão a vida inteira. O devocional diário não precisa ser longo, basta organizarmos nosso dia com alguns minutos para dedicarmos à nossa fé. Através da leitura da bíblia podemos compreender o que Deus tem a nos ensinar; é uma forma de compreendermos o que o Criador tem planejado para cada um de nós. Se você ainda não sabe como fazer devocional, este texto vai ajudá-lo.

Não deixe de ler o texto: “por que fazer devocionais diários?”.

A leitura da bíblia é importante porque é, muitas vezes, assim que Deus nos ensina algo, pois o Eterno fala através de sua palavra, como podemos confirmar ao lermos 2 Timóteo 3:16. Também é inegável que a fé é fortalecida ao lermos a bíblia, pois aprendemos conselhos práticos para o nosso dia a dia. O livro de Romanos nos ensina isso, no capítulo 10, versículo 17. Em João 5:39 diz que é com a leitura da palavra de Deus que obtemos conhecimento de Deus, não apenas sobre quem é Deus mas também sobre o que Ele pode nos ensinar para as situações do dia a dia.

O devocional é um momento que separamos para dedicar a Deus, à nossa fé. Basicamente é um momento que nos concentramos em ler a bíblia e realizar nossas orações diárias. Há quem também aproveite este tempo para ouvir e cantar louvores, música gospel, com objetivo real de adorar a Deus e não apenas para aprender ou passar o tempo. Quem deseja aproveitar o tempo do devocional para louvar deve escolher com antecedência qual música gospel ouvir, ou, pelo menos, deixar tudo preparado para que o louvor funcione como real arma de guerra.

O devocional poderá surtir melhor efeito se o momento for individualizado, mesmo famílias ou grupos de cristãos que decidam realizar o devocional ao mesmo tempo, o ideal é que cada um faça sua leitura, reflexão e suas orações.

Pense e organize-se para saber como fazer devocional que edifique sua vida.

Para que fazer devocional?

Muitas pessoas se perguntam qual o objetivo do devocional, ou como fazer devocional.  Em primeiro lugar devemos ter ciência que este é um momento que podemos refletir sobre os princípios que regem nossas vidas, quais nossas prioridades, como enfrentar nossas dificuldades, o que precisamos mudar, como devemos nos comportar em determinadas situações. Estas e muitas outras questões que edificam nossas vidas podem ser levantadas durante o devocional diário.

Através de uma reflexão verdadeira podemos traçar nosso comportamento de acordo com nossa fé. O devocional tem por objetivo nos ajudar a fortalecer nossa conduta cristã. Refletimos em nossos erros e aprendemos a viver conforme os ensinamentos cristãos.

Por que fazer devocional?

Outro objetivo do devocional é agradar a Deus. Há cristãos que se perguntam para que fazer devocional. É através do devocional que separamos um tempo para Deus, para que o Senhor possa achar em nós verdadeiro adorador. Quando colocamos Deus no centro de nossa vontade estamos agradando ao coração do Pai, que é o maior objetivo do cristão.

Quando passamos um tempo a sós com Deus desfrutamos de uma comunhão diferente da que temos em uma igreja ou reunião. Ainda que participemos de reuniões da igreja com frequência, e nos dediquemos aos serviços da igreja, isso não dispensa a necessidade de um tempo a sós com o Senhor. É através de tempo de comunhão com Deus que aprendemos a ouvir sua voz. Aprendemos a nos corrigir. Além disso, quando realizamos uma leitura diária da bíblia, acostumamos nosso corpo e cérebro a aprender coisas novas. A leitura nos faz refletir, e até levanta questionamento e dúvidas que não levantamos quando “lemos” a bíblia em grupo, em cultos ou reuniões.

O hábito de praticar o devocional deve fazer parte da vida de todo cristão, seja novo convertido ou experiente na fé.

Como fazer devocional

Para realizar seu devocional, você tem que determinar um tempo para isso, normalmente, meia hora basta. Em alguns casos, um tempo a mais ou uns minutinhos a menos, não faz diferença, o importante é ter um aprendizado por completo.

Você vai iniciar uma leitura bíblica. Pode ser um trecho aleatório, ou sequencial. O ideal é que você leia uma sequência todos os dias. Por exemplo, comece a ler o livro de João. Cada dia leia um capítulo. Medite sobre o que foi lido e faça uma oração. Você também pode ouvir uma música cristã pré selecionada.

Algumas pessoas, preferem fazer devocionais independentes, ou seja cada dia um livro, um capítulo, diferente. Para fazer isso, o ideal é que o leitor tenha um pouco mais de experiência para saber onde pode encontrar textos úteis para devocionais.

Podemos resumir um devocional em

  • Oração
  • Leitura e aprendizado
  • Louvor

Se você ainda busca como fazer devocional, não tenha medo, não tem segredo é uma leitura individual para reflexão. Se você nunca fez isso e está começando na fé cristã, a sugestão é começar pelo livro de João, lendo um capítulo por dia. Depois, leia os demais evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas). Quando ler todos estes livros, você pode ler o resto do Novo Testamento na ordem.

Em nosso site temos alguns devocionais online:

Leitura-e-memorização

7 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *