Como melhorar o ensino bíblico infantil em sua igreja 

Share Button

Quem trabalha com crianças sabe como é preciso estar sempre se atualizando e buscando novas ideias. O ensino bíblico infantil é uma área delicada porque uma parte das pessoas que se apresentam para este trabalho são voluntários sem formação da área de pedagogia, portanto, possuem pouco conhecimento técnico sobre as crianças e, em muitos casos, ficam perdidos quando começam o trabalho no departamento infantil da igreja. Desde o preparo da lição até a metodologia de  ensino, sem o conhecimento técnico, as aulas podem parecer um grande desafio; e são mesmo. Quem nunca trabalhou com crianças não sabe que material usar, como passar o tempo, o que é apropriado etc.

Também precisamos ressaltar que apesar da boa vontade, isso não significa que é o suficiente para uma boa aula. Muitos erros são cometidos sem saber, por grande parte dos professores da igreja quando iniciam o ensino bíblico infantil. Alguns erros mais comuns são, tonalidade de voz, dicção, vocabulário e desconhecer as diferenças de comportamento por faixa etária. Alguns voluntários tratam alunos de sete anos como tratam os de doze, por exemplo. Mas tudo isso pode ser evitando com uma tática simples do departamento infantil, reuniões periódicas entre os professores. Essa iniciativa pode ser proposta pela liderança ou pelos próprios professores do departamento infantil.




Faça reuniões 

A proposta deste texto é que o departamento infantil de sua igreja realize reuniões com os professores periodicamente, a cada dois, três ou quatro meses, por exemplo. Nessas reuniões, além de sugerir materiais de apoio e acompanhar o programa das aulas, a liderança pode obter um retorno diretamente dos professores; suas dificuldades, quais alunos deram problemas, como cada professor lidou com os imprevistos nas aulas, quais experiências deram certos, quais deram errado, quais atividades os alunos gostaram, quais não gostaram e assim por diante. O ensino bíblico infantil pode ser melhorado muito somente com essas reuniões. Além da troca de experiências, os próprios voluntários se sentirão mais confortáveis e seguros com o tempo. Expondo suas dificuldades e sucessos, os professores vão confiar mais em seu trabalho.

Nas reuniões, é interessante que a liderança, ou algum professor mais experiente, dê dicas de leitura e livros técnicos. Os livrinhos de história e modelos de lição são facilmente obtidos em livrarias evangélicas e sites cristãos, mas poucos se propõem a comprar livros de pedagogia para compartilhar com a igreja. Se algum dos voluntários já é um professor formado, ele pode sugerir leituras e até mesmo separar algo que ache interessante. Todos os participantes podem fazer o mesmo, dando ideias de sites e livros para os demais irmãos que fazem essa obra, assim, todos crescem e aprendem, e quem mais ganha com isso são as crianças. Talvez, uma ideia para fomentar essa discussão seja a criação de um grupo no Whatsapp para que todos os professores participem. Se a igreja for grande, podem ser formados grupos específicos para cada classe. Um grupo para os juniores, outro somente para os professores do berçário e assim por diante.

Cursinho 

Uma forma simples e eficaz para melhorar o ensino bíblico infantil em sua igreja é fazer um cursinho, com algumas aulas somente falando de técnicas e conhecimento pedagógico. A organização pode montar um cursinho em dez aulas, por exemplo, com conteúdo para todos os professores. Nessas aulas, os voluntários da igreja devem aprender conceitos básicos de pedagogia como por exemplo: comportamento e tempo de atenção de cada faixa etária, necessidades das crianças, como usar materiais em cada aula, como elaborar o plano de ensino ou como fazer a recapitulação do dia. Se você não tem experiência no assunto, mas deseja montar um cursinho para os demais professores de usa igreja, veja o exemplo a seguir. Todos estes textos estão disponíveis em nosso site.

Reunião 01: Evangelizar crianças é necessário? 

Reunião 02: Ensinando a mensagem da salvação às crianças e Dicas de evangelismo infantil 

Reunião 03: Aprendendo a orar nas aulas da igreja infantil e Por que as crianças precisam saber como orar? 

Reunião 04: Seis dicas para o professor do ministério infantil e O bom professor da escola infantil 

Reunião 05: Mantendo a disciplina em sala de aula 

Reunião 06: Como preparar a lição da escola dominical e Planejamento de aula para o departamento infantil 

Reunião 07: A importância de cânticos na aula para EBD Infantil 

Reunião 08: Ensinando a criança a memorizar a aula bíblica infantil 

Reunião 09: Os dez mandamentos do professor do ministério infantil 

Reunião 10: Ensine seus alunos do ministério infantil sobre andar com Jesus 

Estes textos de nosso site são simples e podem ser desenvolvidos para todo tipo de igreja, grandes ou pequenas. Todos esses textos foram realizados tendo como fonte a bíblia da APEC, um material precioso para a igreja. Se quiser ainda mais é só pesquisar em nossa categoria Dicas para professores para encontrar muitos outros recursos para melhorar o ensino bíblico infantil. Desde características de cada faixa etária a dicas de como conversar com crianças não convertidas.

Preparando as reuniões 

Para um bom desenvolvimento do grupo, prepare essas reuniões com um propósito específico, não deixe para a última aula, isso só vai desmotivar os professores. Tente não demorar mais de uma hora e realize essas reuniões em dias e horários que todos, ou a maioria, possam participar. Faça um esboço do que será apresentado e discutido. Segue um exemplo de esboço de uma reunião de professores de uma hora de duração.

  • 03 minutos – Oração inicial e lista de chamada (se quiser)
  • 02 minutos – Apresentação do que será discutido
  • 08 minutos – Discussão sobre o berçário
  • 08 minutos – Discussão sobre o pré-primário
  • 08 minutos – Discussão sobre primário
  • 08 minutos – Discussão sobre Juniores (ou pré-adolescentes)
  • 08 minutos – Dicas de livros técnicos
  • 05 minutos – Atualização sobre o departamento infantil (material comprado, reformas, atividades adquiridas, situação financeira etc.)
  • 05 minutos – Capacitação e troca de experiências
  • 05 minutos – Considerações finais

É sempre importante que a cada reunião alguém traga um conhecimento novo para a troca de experiências e capacitação. Neste período o grupo pode conversar sobre como atrair as crianças, como utilizar o material de aula, como cada aula é feita, quais brincadeiras as crianças fizeram e gostaram e assim por diante. Na lista acima com exemplo de uma reunião, onde você lê “discussão”, entenda que não se trata apenas de uma atualização do que foi feito, mas também sobre alguma técnica ou informação para aquela faixa etária. Por exemplo, a liderança separou um material interessante sobre crianças de sete anos e deseja compartilhar isso com todos. Isso faz parte da discussão em grupo, onde uma informação é apresentada e todos podem fazer perguntas ou complementar o que foi dito.

O ensino bíblico infantil melhora muito com essas reuniões periódicas. Não deixe de fazer isso em sua igreja. Certamente novas ideias e conceitos serão formados e o departamento infantil vai fortalecer e crescer com essa prática, tenha certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *