Como organizar um encontro de casais de sua igreja

Share Button

Sempre postamos diversos textos sobre eventos e encontro de casais, cada qual com um objetivo específico. Recebemos muitas dúvidas de pessoas que estão iniciando o trabalho e precisam de algumas orientações mais específicas. Aliás, mesmo líderes mais experientes sempre buscam novas informações e ideias para seus encontros de casais. Este texto é mais objetivo e direto, facilitando o trabalho de quem não tem a menor ideia de como começar o evento. O mais importante é o carinho e dedicação, mas sempre com leveza e descontração, por mais tradicional que sua igreja seja, lembre-se que as reuniões de casais podem ser mais informais, como um verdadeiro encontro de amigos, onde todos podem falar e conversar.

Se você não quer perder nada destas dicas, recomendamos que você imprima ou copie e cole este texto em um arquivo do word pra você não se esquecer de nenhum detalhe, e nem se atrapalhar na execução das tarefas.

Outros textos sobre organizar uma reunião de casais:

Para realizar um encontro de casais diferentes as melhores opções são um almoço ou um jantar especial. Muitos optam pelo jantar, normalmente realizados às sextas ou sábados, mas ultimamente os almoços nos sábados ou domingos tem ganhado a preferência entre os líderes de casais, isso porque o tempo é mais flexível, os locais são mais fáceis de acertar e evita-se conflitos com outros eventos da igreja. Outra dica para realizar seu encontro de casais é planejar este evento diferenciado em um feriado de sexta-feira, por exemplo. Seja qual for o tema, o horário, o local, recomenda-se que encontro não seja um mero acaso, alguma palavra pode ser ministrada e o principal alvo do encontro deve ser o fortalecimento das famílias.

Vamos lá! Quer realizar seu evento? A primeira parte é escolher o dia e o horário. A partir daí, você poderá realizar as demais etapas do planejamento, mas sem a definição da data e do horário, fica difícil pensar em um local, um tema, quem vai pregar etc. Recomenda-se que o encontro comece a ser planejado de trinta a sessenta dias de antecedência. Isso dá tempo para definir o espaço e o confirmar o preletor.

A liderança

Em igrejas menores, normalmente, os grupos de casais são liderados por um casal. Em igrejas maiores mais de um casal lidera o grupo e estes casais ficam submetidos a uma autoridade da igreja, um pastor ou um diácono, por exemplo.

A liderança ficará responsável pelo grupo durante o ano. Devem preparar o calendário, os eventos e tudo mais, mas para não tornar o texto cansativo, vamos nos ater ao encontro de casais em si.

A liderança da equipe de casais deve se responsabilizar por tudo o que envolve a organização, como por exemplo, confirmar o local, definir um tema, definir quem levará a palavra, organizar as finanças, fazer a decoração (se houver), divulgar o evento, distribuir os convites e, se houver música, combinar com as pessoas responsáveis sobre as músicas a serem tocadas.

Produção-de-eventos

Onde fazer?

Há quem prefira já escolher o local do evento assim que o dia e o horário são definidos. No entanto, algumas vezes você pode definir o local depois que fizer o planejamento completo, assim você terá uma ideia do espaço necessário, e de tudo mais que vai precisar. Se você está iniciando o grupo de casais de sua igreja, recomendamos que realize o encontro de casais na própria igreja ou um local que você já conheça e tenha certeza que não terá problemas.

Lembre-se que, ao escolher um local, você deve ter certeza que os convidados tenham facilidade de chegar (não seja em ruas desconhecidas ou locais muito longes), certifique-se que mesmo que chova o evento possa acontecer e, claro, que o espaço seja suficiente para o tanto de casais que deve comparecer.

Para quem está começando, talvez, a melhor dica seja realizar o encontro na própria igreja. Mesmo que seja um almoço ou jantar, a liderança pode utilizar o espaço da igreja para realizar o evento. Na maioria dos eventos realizados na própria igreja, o encontro é feito no estilo “americano”, onde cada casal leva um prato ou uma bebida (suco ou refrigerante).

Tenha um propósito

Não faça um evento por fazer, para dizer que o grupo de casais está movimentado, que as coisas estão acontecendo e que todos estão gostando. O propósito de um encontro de casais cristãos é fortalecer as famílias, por isso, é preciso um propósito concreto, um objetivo, que pode ser homenagear as mulheres, os pais, falar de união, falar de comunicação, evangelizar outros casais (convidados) etc. Com um tema, um assunto, em mente, os demais passos ficam mais fáceis de se dar. Sem um objetivo claro, o encontro ficará muito vago e perderá sentido. Lembre-se que um encontro de casais especial (almoço ou jantar) precisa de algo diferente, que justifique o evento.

O preletor

Agora que você já tem dia, horário, local e tema, fica mais fácil convidar o preletor da noite, a pessoa que levará o estudo. Muitas vezes, quando o líder de casais é novo, decidem chamar alguém da própria igreja para isso, ou a própria liderança decide levar o estudo no encontro de casais.

Recomenda-se que o estudo não demore mais de quarenta minutos. Em geral, meia hora de palavra é o suficiente.

Convites e divulgação

Definidos o dia, horário, local, preletor, tema, você já pode iniciar a divulgação do evento e a distribuição dos convites. Mesmo que o grupo seja pequeno, é bom fazer convites para tornar o encontro de casais mais organizado. Não precisa ser nada demais, apenas para um controle da equipe.

Se você está organizando seu primeiro encontro de casais, tente fazer uma lista conforme as pessoas confirmem presença. Assim você terá noção de como realmente será o evento.

anúncio elaborar sermões

Decoração

A liderança do grupo deve definir a organização do espaço. Se for em restaurante, ou pizzaria, a reserva deve ser feita com antecedência. Se for outro local, o grupo deve ir atrás de mesas, cadeiras, talheres, toalhas de mesas (o tecido tnt é muito utilizado em encontro de casais como toalha de mesa), guardanapo. A decoração não precisa ser como em um casamento, mas a liderança deve se preocupar com que todos se sintam confortáveis.

Se o evento tiver palavra, música, dinâmica, a liderança deve planejar onde cada coisa será feita, como será feita, o equipamento que será utilizado deve ser verificado. Por isso, recomendamos que os líderes iniciantes evitem grandes preocupações e realizem algo mais simples, com um estudo e o jantar apenas, sem música, louvor ou dinâmicas. Deixe isso para eventos futuros, ou para os encontros de casais semanais.

Encontro à americana

Se o encontro for à moda americana, certifique-se que haverá bastante variedade de comidas e bebidas. A dica é que a liderança faça uma lista do que levar, e distribua para os participantes, assim evita-se que vários convidados levem a mesma coisa e que falte outras. Nossa dica do que levar.

  • Descartáveis (se necessário)
  • Bebidas (refrigerante e suco. Alguns casais não bebem refrigerante).
  • Água (sempre esquecem de água, mas sempre tem alguém que quer água)
  • Carnes variadas (não levar só carne de boi ou só frango)
  • Acompanhamento (arroz, feijão, legumes, molhos, salada…)
  • Sobremesa
  • Talheres para servir (também acontece de esquecerem os talheres de servir, e o grupo não tem como pegar a comida)

Com essa lista simples já é possível realizar um bom encontro de casais.

No dia

No dia do evento, a liderança deve chegar com antecedência e recepcionar os convidados, explicando como será o encontro de casais, não precisa ser detalhadamente.

Cronograma

Para um encontro de casais simples, a ordem proposta do evento é a seguinte:

  • Recepção
  • Abertura (oração e agradecimento pelo comparecimento de todos)
  • Quebra gelo (não é obrigatório, e deve ser rápido e simples)
  • Palavra (estudo levado pelo preletor)
  • Oração pela refeição
  • Refeição
  • Finalização (ao perceber que um ou outro casal já está de saída, a liderança pode agradecer a presença de todos e realizar uma oração final). 


10 comentários

  • josiane

    Eiii meu nome é josiane gostaria de organizar um encontro de casal em minha Igreja como faco e quanto tempo de antecedencia Eu preciso

  • raquel

    Olá gostaria de matéria e dica eu e meu esposo estamos responsáveis por esse ministerio em nossa igreja

  • Paz do Senhor, vcs fazem um trabalho maravilho. Meu esposo e acabamos de assumir o ministerio de casais da nossa igreja. Gostariamos de receber dicas e orientaçoes.

  • Francis

    O lá, a paz do Senhor estava aqui pesquisando sobre como trabalhar com casais e gostei muito das dicas e como vocês trabalham, pois eu e meu esposo fomos convidados para fazer parte da equipe de casais da nossa igreja e gostaria de algumas dicas. Desde já agradecemos.

  • Lincoln Correia de Oliveira

    Sou dirigente da Igreja Batista Maranata na zona rural de Ferreiros – PE. Gostei do conteúdo do site.

    • Material Gospel

      Quem bom que estamos abençoando vidas. Esperamos que volte sempre e que recomende aos irmãos. Deus o abençoe!

  • Vilma Lima

    Estamos fora do Brasil e decidimos reunir casais brasileiros de nossa igreja para compartilhar ideias e fortacer nossa cultura ,formamos um grupo no zap a quase um ano e ainda nao realizamos nenhum encontro, as ideais sao super legais e estamos programando o nosso encontro para o proximo mes, orem por nos.

  • Gleyse

    Gostei muito de tudo. Também pelo poder de Deus quer realizar um encontro de casais. Espero que continuem dando essas dicas maravilhosas…

  • Lucilene Moura

    Amei as dicas vou fazer na minha igreja, será o 1° encontro de casais, obrigada Deus continue abençoando seu ministério.

  • Edna melo de oliveira

    Eu e meu esposo recebemos à liderança de casais. Queremos tudo que possamos apreender pra podemos passar e fazer pelos nossos casais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *