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Como organizar um jantar de casais – Veja este coronograma

Como organizar um jantar de casais – Veja este coronograma

Quem lidera uma equipe de casais na igreja cristã sabe que o jantar de casais é o evento mais comum a se realizar para este departamento. Além dos encontros, que funcionam como uma palestra ou até um culto direcionado aos casais, a liderança da rede de casais precisa planejar alguns eventos ao decorrer do ano para que os casais possam se conhecer melhor e possam melhorar o relacionamento entre si.

Se você trabalha com casais, certamente, deseja causar um impacto. Sair das reuniões previsíveis, gerar eventos para unir o grupo e ver que você está cuidando de seu talento. A organização de um jantar de casais é uma oportunidade para você se desafiar como líder.

Para muitos, a organização de um jantar pode parecer algo grandiosos, mas basta pensar em partes para vermos que é possível organizar um encontro deste porte sem precisar realizar grandes gastos. Para isso basta planejamento e organização. 

Talvez, a primeira decisão a se tomar é definir quem vai participar da organização do evento. Quantos casais vão se envolver neste planejamento. Isso depende do tamanho de cada igreja e do propósito de cada jantar. Vamos supor que a sua igreja tenha entre 50 e 60 casais e você prevê que esta será a quantidade de casais que vão participar do jantar. Neste caso, quatro pessoas (dois casais) podem organizar este jantar de casais. Mesmo que sua igreja seja menor, dois casais de diácono, ou líderes, por exemplo, é um bom número para realizar os preparativos. Se sua igreja for maior, pense em um casal (duas pessoas) para cada 20 ou 30 casais participantes. 



Esses líderes, que tem a tarefa de organizar o jantar de casais cristãos, poderão definir junto todo o planejamento. O ideal é que cada pessoa tenha uma tarefa clara e que as pessoas se comuniquem com frequência para acertar os detalhes e tirar dúvidas. As mulheres podem se dedicar aos detalhes e decoração, por exemplo, e os homens podem definir orçamento e local. Em geral, vamos sugerir que a organização comece de um a dois meses antes da data prevista. 

Primeiros passos 

Não adianta pensar em um encontro de casais grandioso sem pensar no principal motor de todo evento, a verba. Muitos líderes ficam confusos e perdidos porque não sabem por onde começar, e porque iniciam um planejamento, mas depois precisam mudar vários pontos por causa de orçamento. Realizar um jantar de casais em um restaurante é prático porque cada casal pode pagar sua comanda independente (pelo menos boa parte dos restaurantes já fazem essa separação de comandas). Se você não achar um restaurante que faça isso, faça um levantamento de restaurantes que façam um valor fechado, facilitando a divisão da conta entre os participantes. 

Uma dica para líderes iniciantes é fazer o primeiro jantar de casais na igreja, sendo um evento mais simples. A liderança pode até definir um jantar estilo americano, onde cada casal leva algo. Pode parecer simples, mas para começar esta é a melhor solução. Assim, você vai conhecer os problemas, vai ter uma ideia melhor de quantos casais realmente participam, vai lidar com alguns imprevistos, vai saber quanto de comida é consumida, o que as pessoas bebem ou não (hoje em dia, muitos casais não tomam refrigerantes e nem mesmo sucos de pozinho ou caixinha) e assim, quando decidir fazer algo fora da igreja, vai conseguir planejar melhor o evento. 

Tenha em mente que a localização do evento está diretamente relacionada com o orçamento. Para as primeiras reuniões, encontros mais simples é o melhor jeito de você ganhar experiência e ir, aos poucos, realizando eventos mais complexos. 

Definido o local, pense em organização do espaço. Por isso, é melhor fazer os primeiros jantares na própria igreja, ou outro espaço que seja fácil de receber um público maior ou menor que o esperado. Você precisa pensar na disposição das comidas, nas mesas e cadeiras, louça e serviço (quem vai servir, quem vai limpar, como a louça será limpa).  

Objetivo 

Pense no porquê do jantar de casais. Por exemplo, o evento será para acender o romantismo, será para evangelizar visitantes ou será para falar de cooperação? Enfim, a finalidade do evento vai te ajudar a definir pequenos detalhes como decoração e até o prato a ser servido.  

Cardápio 

Pense em algo simples, mas com opções. Muitos pratos e diversidade, pode dificultar o evento. Quanto mais opções você oferecer, mais você vai ter que pensar nas variáveis e imprevistos, por isso, pensar em opções simples ajuda muito a organizar os primeiros eventos. Em alguns eventos, a liderança prefere vender os convites para comprar os alimentos com este dinheiro. É uma boa solução para evitar que os casais fiquem desanimados por terem que levar comida para “tanta gente”. Você pode pesquisar por buffets ou na própria igreja por pessoas que trabalham com comida e que possam prestar este serviço. 

Todos os itens 

Definido, data, hora, local e cardápio, você vai ter uma boa noção do orçamento. Basicamente, o que você precisa pensar para realizar um jantar de casais é: 

  • Data e hora 
  • Local 
  • Cardápio 
  • Convites 
  • Decoração 

Se o evento for na própria igreja (ou outro local que precise ser preparado) você também vai precisar pensar em: 

  • Mesas para os casais 
  • Mesas para os alimentos 
  • Utensílios (descartáveis, por exemplo) 
  • Cadeiras 
  • Decoração (toalhas, pequenos enfeites de mesa como velas e vasinhos de flores) 

Se vocês vão realizar alguma palestra, apresentação ou algo assim, pense no microfone, ou como você poderá se comunicar para que todos ouçam.  

Exemplo de programação 

19h30 às 20h – Recepção dos convidados
20h às 20h15 – Explique o motivo do jantar e já comente o que está planejado para as próximas reuniões 

20h15 às 21h – Refeição
21h às 21h30 – Agradeça a presença de todos. Traga uma breve Palavra (algo como 5 ou 10 minutos). Faça a despedida. 

Se o evento for na igreja e você prevê uma breve palestra antes da refeição, você pode planejar o jantar de casais da seguinte forma: 

19:30 às 20h – Recepção 

20h às 20h30 – Palestra (ministração) e oração pela refeição. Explique como os convidados vão se servir (se devem ir ao balcão ou se alguém irá à mesa). Aproveite para falar também das opções. 

20h30 21h30 – Refeição 

21h30 – Oração final e despedida 

Lidere com convicção

Para liderar uma equipe de casais, você precisa saber fazer muito mais do que um jantar de casais. Você se sente preparado(a) para criar estudos impactantes, elaborar palestras sobre assuntos diversos e engajar o grupo em sua agenda?

Lidar com a frustração de não ver reconhecimento ou de ver que as coisas não estão saindo como gostaria é muito complicado. Se você lidera casais e deseja aprender técnicas sobre como liderar casais, leia o livro MANUAL DO LÍDER DA EQUIPE DE CASAIS.

Vença suas dúvidas e seus medos e trabalhe no talento que Deus deu a você. Neste livro você econtra temas como:

  • Como organizar um evento
  • Como criar estudos lúdicos
  • Como lidar com situações de conflito
  • Como engajar os participantes

Se você precisa de uma orientação a mais para o seu ministério, este livro é indispensável.

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5 comentários sobre “Como organizar um jantar de casais – Veja este coronograma

  1. Eatou pensando em fazer um jantar pra casais na nossa igreja mesmo, é o primeiro que vou fazer, e ainda não sei por onde começar

     

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