fbpx

Como orientar as crianças do ministério infantil evangélico

Como orientar as crianças do ministério infantil evangélico

Muitos professores do ministério infantil evangélico passam por algumas dificuldades quando precisam lidar pela primeira vez com crianças, por isso é importante que a igreja sempre esteja disposta a oferecer material de apoio, como bons livros, cursinhos e até mesmo textos retirados da internet (desde que sejam de sites confiáveis). A capacitação do professor é fundamental para que ele saiba como orientar os diferentes tipos de crianças Existem aquelas que são muito tímidas, outras que são mais agitas, algumas não reconhecem seus erros, outras parecem muito novas e não ter ideia do que está acontecendo, tem aquela que não parece ser sincera e assim por diante. Vamos aprender um pouco a lidar com essas diferentes características das crianças que frequentam e visitam a Escola Bíblica.

Quando lidamos com diversas crianças fica difícil trabalhar da mesma forma com todas elas. Por isso, o professor do ministério infantil evangélico tem que saber lidar com cada personalidade. Algumas crianças entendem claramente o Plano da Salvação e o aceitam com facilidade, outras, no entanto, são mais resistentes, ou simplesmente, não compreendem completamente porque são novos na igreja, ou são pequenas demais. O professor pode encontrar-se em uma situação delicada, sem saber ao certo como agir com essas crianças. Vamos listar algumas dicas simples para lidar com aquelas crianças que precisam de um pouco mais de sensibilidade no ensino da Palavra.



A criança que “não peca”

Algumas vezes, a criança compreende que o pecado não é bom e fica com vergonha de dizer que ela pecou. Pode ser que esta criança tenha medo de ser castigada ou que seja a única da turma que tenha este defeito. Nunca sabemos quando uma criança é resiste a dizer que é pecadora, por isso, durante a própria aula, quando o professor falar de pecado, é importante o professor destacar alguns tipos de pecados e que todos nós erramos, até mesmo ele próprio, o professor, os pais e todas as crianças. Deixe sempre as crianças confortáveis para compreender que ter pecado é normal a todos.

Para mostrar que todos pecaram, use os textos de Eclesiastes 7:20 e Romanos 3:23. Estes textos são claros aos mostrar que todos pecamos e, por isso precisamos de Jesus Cristo em nossas vidas.

Ao falar de pecado mostre que este é o principal motivo do porquê precisamos de Jesus em nossas vidas, pois é impossível alguém viver sem pecar. Quando reconhecemos que pecamos pode pedir sempre que Jesus nos purifique de todo pecado.

Lembre-se que quem convence do pecado é o Espírito Santo, por isso não fique aflito se a criança persistir em dizer que não peca. Quando puder, ore por esta criança e peça que, no momento certo, o Espírito Santo mostre à criança que ela é pecadora, como todos nós.

Crianças muito pequenas

Quem lida com crianças de até sete, oito anos pode ter que lidar com uma crianças que aparente ser muito pequena para compreender a mensagem da Salvação. Em situações assim o professor pode sentir-se incapaz de fazer esta pequena criança compreender que precisa ser salvo de seus pecados, através de Jesus Cristo. Na verdade, o professor do ministério infantil evangélico, mais cedo ou mais tarde, vai lidar com uma criança nessa condição de parecer não entender bem o que estamos ensinando.

O professor não precisa ficar ansioso para que aquela criança aprenda naquele momento o plano de Salvação. Precisa dar sua aula, usando sempre palavras simples, exemplos que sejam compreensíveis para as crianças e estar sempre otimista pela oportunidade de lidar com crianças tão novas e pode ensiná-las muito sobre Cristo, pois o professor pode se tornar referência para aquela criança para o resto da vida.

Lembre que Deus ama esta criança do mesmo jeito que nos ama e também deseja salvá-la. Ore por esta criança.

Incentive esta criança a participar das próximas aulas, para aprender mais sobre Jesus; e sobre a sequência das histórias que você passou na aula.

Crianças tímidas demais

É evidente que no ministério infantil evangélico sempre terá a participação de crianças tímidas, principalmente quando elas são visitantes. Eis uma ótima oportunidade para o professor evangelizar de uma forma mais individualizada. Algumas crianças são menos participativas e mais caladas. Isso pode acontecer porque ela é tímida ou esteja se fechando como uma defesa por estar em um local desconhecido, com pessoas desconhecidas.

Mostre-se sempre disposto a ajudá-la e atento às suas necessidades (ir ao banheiro, beber água, por exemplo). Não force uma conversa ou uma aproximação, isso só pode deixar a criança ainda mais amedrontada. Deixe-a confortável para fazer as coisas do modo dela.

Para crianças com essas características é bom falar de Deus sempre mostrando o Pai como alguém confiável e amável, que podemos confiar. Deixe a criança à vontade para receber Cristo como seu salvador a qualquer momento.

Se possível, dê um folheto, uma lição ou qualquer outra coisa do tipo para a criança levar para casa, assim ela pode aproximar-se mais dos ensinamentos em sua própria casa, em um ambiente que se sinta confortável.

Crianças que imitam as outras

Também é comum que o professor encontre em suas aulas do ministério infantil evangélico crianças que não parecem ser sinceras em suas decisões e que parecem estar apenas imitando as demais.

Em caso assim, é bom o professor ser mais direto a esta criança, ao fazer perguntas. Pergunte se ela sabe por que, por exemplo, levantou a mão para aceitar Jesus. Faça perguntas da aula e do plano da Salvação. Assim como se faz com as crianças muito pequenas, encoraje-as a voltarem nas próximas aulas. Deixe claro a importância de aceitar Jesus como salvador. Se ainda assim você perceber falta de sinceridade, ou compreensão, ore por esta criança.

Crianças agitadas

Certamente, este é um tipo de criança bem comum nas aulas do ministério infantil evangélico. Aliás, infelizmente, grande parte das crianças que atrapalham as aulas são filhos de cristãos mais antigos da igreja. Você precisa ser firme ao falar com essas crianças. Sempre que possível, fale a só com a criança (nunca em ambiente fechado, mas à vista de outras pessoas adultas). Tente compreender o que ela gosta para poder criar certa empatia. Deixe bem claro que existe momento para conversar e prestar atenção. Ressalte que “daqui a pouco” ela poderá conversar.

Ressaltamos que é normal, em todas as faixas etárias, as crianças serem agitadas, pois elas não são mini adultos, por isso, a programação de uma aula precisa ser completa, muito além da simples lição e desenho para pintar. É preciso fazer brincadeiras, colocar música e outras atividades para que as crianças mais agitadas possam soltar sua adrenalina. Recomendamos, no entanto, que essas atividades sejam feitas após a lição (a história do dia) para que a agitação não seja ainda maior.

Crianças que desejam fazer tudo

Por fim, vamos falar das crianças que gostam de responder todas as perguntas, querem sempre ser as primeiras, querem ajudar sempre estão sempre ansiosas para mostrarem o que sabem. Em casos assim, sempre que você for fazer uma pergunta, ou pedir ajuda de uma criança, já chame uma criança pelo nome e defina quem vai te ajudar. De vez em quando, deixe que esta criança dominadora responda e ajude, para que não fique frustrada, o que pode se tornar um problema na aula.

Explique a esta criança que todos precisam participar da aula e que é importante ela deixar as outras crianças participarem. Normalmente, essas crianças gostam de ajudar e compreendem quando os outros também precisam participar da aula. Outra dica é deixar que esta criança ajude as demais em alguma tarefa determinada.

O professor

Com essas dicas esperamos que os professores do ministério infantil evangélico de sua igreja tenham um relacionamento mais próximo e proveitoso com as crianças. Trabalhar com várias crianças, com diferentes características e personalidades, não é uma tarefa fácil, por isso os professores precisam sempre aprende algo novo e a liderança precisa estar atenta a enxergar as dificuldades de cada professor. A liderança do departamento infantil precisa ter a confiança os pastores da igreja para adquirir material de qualidade e dar autonomia para o professor desenvolver sua aula com bastante variedade de atividades e materiais.

Outros textos que podem ajudar o professor do ministério infantil evangélico:

 
Compartilhe

Um comentário em “Como orientar as crianças do ministério infantil evangélico

  1. gosto muito das dicas de vcs gostaria de receber no meu e mail mas material de vcs dicas de atividades historias biblicas vcs tem sido bençao no meu ministerio

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *