fbpx

Como pedir perdão a Deus para ser perdoado

Como pedir perdão a Deus para ser perdoado

Algumas vezes erramos e não sabemos como pedir perdão a Deus e ser perdoado. Em Isaías 12 lemos sobre a grandiosidade de Deus e como essa grandiosidade se reflete em um Deus piedoso e misericordioso disposto a perdoar o que se arrepende sinceramente de seus maus caminhos. Em contrapartida o soberbo, que acha que nunca erra, não alcança o coração de Deus e nele não há paz. No versículo 15 podemos ver como o profeta ressalta a majestade do Senhor, ao escrever – “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”.

Isaías 12:14 a 21 nos traz o agir de Deus para aqueles que se arrependem de seus maus caminhos, de suas escolhas que o levam a pecar. No versículo 14 podemos ver que o Senhor está disposto a aplainar o caminho daqueles que buscam a justiça do Eterno. Ele, com seu amor, nos ajuda a tirar as pedras de nossos caminhos. No versículo seguinte, ao mencionar que o Altíssimo habita com os contritos e abatidos de espírito, Isaías está se referindo àqueles que se abatem com seus erros, mas que buscam o perdão de Deus em suas vidas.

Para entender melhor o assunto, você também pode ler:


O amor de Deus

O amor de Deus é descrito no versículo 16. O Senhor não tem prazer em ver seus filhos sofrendo e perecendo diante de seus próprios olhos. “Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz” – Isaías 57:16. Afinal, foi o próprio Deus quem nos criou e seu prazer não é nos ver desfalecer pelos nossos pecados, mas seu prazer é achar em nós coração disposto a pedir seu perdão, coração que reconhece os próprios erros e que precisa da ajuda de Deus para viver. Neste trecho entendemos como pedir perdão a Deus.

Em seguida, nos versículos 17 e 18 lemos – “Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração. Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos seus pranteadores”. Podemos ver que o Criador se indigna com nossos pecados, mas que isso não é para sempre. Mesmo quando seguimos os caminhos enganosos de nosso coração, ao nos arrependermos, Deus nos sara e nos guia pelos seus caminhos. Seu santo espírito nos consola quando pranteamos pelos nossos próprios pecados, pois isso é a forma que temos de como pedir perdão a Deus.

Por fim, nos versículos 20 e 21 lemos que aqueles que são altivos e não reconhecem seus erros não podem encontrar paz em Deus. Além disso, o profeta compara o ímpio com um mar bravo, pois não se aquietam, nunca estão satisfeitos em seus próprios erros.

A graça do Altíssimo

Nesta passagem, Isaías 57:14 a 21, encontramos o tamanho do amor de Deus conosco, ainda quando erramos, Ele endireita nossos caminhos e enxuga nossas lágrimas. O prazer de Deus não é ver o pecador perecer, pois todos somos sua obra, sua alegria é ver nosso coração pedindo o seu perdão, pois isso demonstra uma pessoa humilde, que reconhece sua dependência de Deus. Quando clamamos pelo perdão de Deus, mostramos que nosso coração não é capaz de escolher os melhores caminhos, e precisamos de Deus para isso. Buscamos como pedir perdão a Deus e ser atendido, e isso agrada ao Senhor.

Não seja soberbo

Por outro lado, o soberbo acha que nunca erra, não precisa de Deus, ou quer ‘acreditar’ em Deus do seu jeito. O soberbo não aceita que ninguém lhe ensine sobre Deus, pois ele acha que sabe mais do que os outros. O soberbo não perde perdão a Deus e justifica todas as suas escolhas, mesmo quando são erradas. Colocam a culpa na sua criação, na sociedade, nos erros dos outros…

Não importa o motivo que nos leva a pecar, devemos sempre reconhecer que erramos por nossas próprias escolhas e precisamos do perdão de Deus.

 

 
Compartilhe

6 comentários sobre “Como pedir perdão a Deus para ser perdoado

  1. Gloria a Deus!!! que ele é sempre perdoador daqueles que reconhecem seus pecados e os confessa, mas não podemos deixar de lado, que ele é justiça e fogo consumidor, mas é um Deus amoroso, um paizão que nos pega no colo e nos guarda embaixo de suas asas.

     
    1. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, portanto quem somos nós prá querer julgar o próximo. Amém 🙏

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *