Dicas para encontro de casais

Share Button

Uma parte essencial no crescimento cristão é o fortalecimento da família. Dentro do cristianismo, a família tem papel primordial, por isso, a realização de eventos que envolvam casais deve ser preparados com competência e dedicação. A reunião para casais realizada sem muita dedicação acaba frustrando os convidados, e a igreja perde uma boa oportunidade até mesmo de converter vidas e ganhar famílias, pois não é raro a participação de casais ainda não convertidos nestes eventos. Quando o visitante cria uma boa expectativa sobre o evento, mas se decepciona, dificilmente ele terá boa vontade para voltar à igreja, seja para uma reunião, seja para o culto tradicional. Para você obter resultados satisfatórios, siga algumas dicas para encontro de casais evangélicos.

Além da reunião para casais, a igreja evangélica deve realizar regularmente alguns eventos adicionais, como jantares, café da manhã ou retiros. Evidente que eventos não devem ser prioridade para nenhuma igreja que prime pela pregação do real evangelho, mas conforme a igreja ganha membros, os líderes devem buscar orientação de Deus para realizar eventos que firmem as pessoas na fé. Festas e encontros sempre fizeram parte da vida judaica, mesmo antes da vinda de Cristo, e agora, sob a graça de Jesus, podemos continuar a realizar eventos para que irmãos vivam em comunhão. Em Salmos 133:1 podemos ler sobre isso. É da vontade de Deus que irmãos desfrutem de momentos de comunhão além dos momentos vividos nas reuniões de culto.

As dicas para encontro de casais são simples, mas podem evitar imprevistos desnecessários, principalmente, aos que estão a pouco tempo a frente desta obra.

Se você faz parte da equipe de casais de sua igreja, leia também:

Organização

Tendo em vista a realização de uma boa reunião para casais, alguns passos simples devem ser tomados com antecedência. A primeira de nossas dicas para encontro de casais é determinar uma liderança para o evento, preferencialmente, um casal ,que pode ser os líderes do ministério de casais, ou outro que já tenha alguma experiência dentro da igreja, até para que não realizem nada em desacordo com a visão da igreja.

Como todo evento de alto nível, é importante que tudo seja preparado com antecedência, evitando improvisos e inconveniências. Se o objetivo for, por exemplo, um jantar, é preciso checar o local, realizar a reserva, verificar preços, localização, facilidade de acesso e até ventilação, por exemplo. Já se o evento for um café da manhã na própria igreja, deve-se checar cadeiras, mesas, onde cada alimento ficará disposto, espaço para confraternização, etc.

Para um evento mais elaborado, recomenda-se iniciar o preparo até 40 dias antes. Neste caso, também é preciso pensar em espaço para convidados e material de divulgação. Se a ideia for, por exemplo, usar a reunião para evangelizar casais visitantes, um convite vai dar mais profissionalismo ao evento. Se o objetivo for reforçar o romantismo, é preciso pensar em lembretes, como rosas.

banner tempo cópia

Cardápio

Mesmo em restaurantes com cardápio variado, o ideal é que o grupo deixe pré-determinada uma escolha, isso vai agilizar o atendimento e a chegada dos pratos. Não é uma boa ideia deixar para que cada casal escolha somente ao chegar no local o que vai comer. Isso vai demandar muito tempo e vai gerar contratempos. Além disso, um menu pré-determinado evita confusão em relação a preços e divisão de conta. O ideal é que, com o menu escolhido previamente, os convidados já saibam o quanto gastarão aproximadamente, evitando que casais deixem de participar do evento por questões financeiras.

Outra dica para é realizar o evento na própria igreja. Isso permite organização e planejamento ainda mais precisos, desde que a equipe realmente se empenhe. Também fica mais fácil escolher como será definido o menu. Cada casal pode trazer um prato, utensílio ou algo para beber. Outra opção é o casal comprar o convite e a equipe ficar responsável pelo preparo dos pratos, seja encomendado ou preparado por eles mesmo. Outra dica para realizar um jantar de casais cristãos é indicar, caso haja compra de convite, qual será o prato, ou o menu. Isso evita decepções e surpresas, como por exemplo, alguém ser alérgico, estar de regime ou não poder comer determinado alimento por questão de saúde.

Uma das mais importantes dicas para encontro de casais é que os responsáveis estejam no local antes dos convidados, até uma hora antes. Não é nada bom os convidados começarem a chegar antes dos responsáveis pelo encontro. Eles (os convidados) podem ficar indecisos sobre onde sentar, se já devem pedir os pratos, etc.

Uma dica simples, mas que muita gente negligencia, é nunca esquecer a máquina fotográfica. A equipe deve evitar “contar” com a máquina dos irmãos. O ideal é que os líderes de casais tenham sua própria máquina (seja pessoa, seja da igreja). Algumas pessoas podem não se sentir confortáveis em ter que ficar emprestando máquina para eventos.

Dicas para os líderes de casais

Após o início do evento, a liderança deve sempre estar trabalhando para que todos estejam confortáveis. Os líderes não podem esquecer que fazem parte da organização e não devem se comportar meramente como convidados. Isso significa que devem dar atenção aos convidados, tomar iniciativa para resolver problemas e serem os primeiros a chegar e últimos a sair.

Uma boa organização e muita dedicação sãos as principais dicas para reunião de casais, pois o empenho da equipe reflete a importância que ela dá aos convidados.

Quando os convidados percebem alguma falta de organização, pensam, mesmo que inconscientemente, que não são importantes para os líderes.

11 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *