Como ser paciente

Como ser paciente

Com tantas preocupações e cobranças parece que não é possível viver em paz. Até tentamos, mas muitas vezes falhamos na tentativa ser mais calmos. Neste texto vamos ver como a bíblia nos oferece algumas dicas preciosas de como ser paciente. O maior problema atualmente, é que acabamos focando as dificuldades que enfrentamos em nossos dias. Para sermos pessoas mais calmas e pacientes precisamos deixar relevar algumas coisas, mas nem sempre estamos dispostos a isso. Quando passamos muito tempo reclamando e murmurando das condições adversas, fica difícil levar uma vida calma e em paz. Precisamos entender que existem gostos diferentes, opiniões contrárias e é essa diversidade que nos torna tão incríveis.

Um bom versículo para começar o assunto é Romanos 14:1 – “Acolhei o que é débil na fé, não porém para discutir opiniões”. Aqui encontramos uma sugestão bem inteligente de Paulo. Devemos ter paciência com aqueles que são novos na fé e que possuem dúvidas que, para nós, podem ser óbvias. Alguns questionamentos e opiniões das pessoas que não conhecem tanto o cristianismo podem parecer ridículas para nós, mas nossa missão não é criticar pessoas com essas dúvidas, mas sim demonstrar nossa fé em forma de amor, mesmo porque a maioria de nós já fomos estas pessoas com questionamentos de assuntos óbvios.


Aliás, para aprender como ser paciente devemos ler Romanos 14 inteiro, uma verdadeira aula de amor ao próximo, comunhão e fraternidade. O que Deus quer de nós é a tolerância, o amor a comunhão. Mas no meio do povo há muitos que murmuram, criticam, debatem opiniões e arrumam contendas por que acha isso ou aquilo.

Tem gente que visita as igrejas, mais para procurar defeito do que qualidades. “Aqui o som é muito alto”, “ali o pastor fala muito”. “Acolá o pastor grita muito”. Cada um gosta de uma igreja e não é obrigado a gostar de todas as igrejas, mas não precisa sair falando mal, criticando e irado em seu próprio coração, como se tivesse perdido tempo.

Passamos a focar os defeitos e nos esquecemos das qualidades. Quando focamos apenas os problemas, absorvemos essa atmosfera de rancor. Por isso, em 1 Coríntios 15:33 lemos “Não vos enganeis! As más companhias corrompem os bons costumes”. Assuntos negativos, como reclamar do governo, da violência, do pastor que fala muito, da iluminação ruim da igreja, da demora do culto, nos leva a viver com este foco em coisas ruins. Para começar a entender como ser paciente, precisamos ter a boa vontade de não superdimensionar os problemas em nosso dia a dia, mesmo porque os obstáculos nunca cessarão.

Ranzinza

Pessoas assim são como um personagem de um desenho de sucesso nos anos 90, os smurfs. Neste desenho, havia um personagem chamado Ranzinza, que odiava tudo e todos. Por exemplo, os smurfs planejavam o festival da primavera e ele dizia “odeio a primavera”. Faziam o suco de framboesa e ele dizia “odeio framboesa”. Muitas pessoas se comportam assim no cotidiano, sempre buscam brechas para realizar críticas, sempre tem um “mas” para levar qualquer assunto para uma atmosfera negativa.

Opiniões e gostos todos temos, mas não devemos fazer nossas opiniões diferentes se tornar ódio, ou intolerância.

Se a gente ficar procurando defeito nas coisas, sempre vamos encontrar defeitos. A bíblia diz, por exemplo, para comermos de consciência tranquila. Se soubermos que é algo sacrificado a ídolos, aí a gente não come, mas pela consciência. Aqui podemos entender que não devemos ficar procurando o defeito, o que há de errado em cada coisa. Uma dica para saber como ser paciente é evitar reclamar de tudo e de todos.

Outro exemplo é de música cristã dos anos 90 (não vamos citar o nome para proteger o artista) que quando foi lançada, foi muito criticada e acusada de ser uma canção herege, que era um absurdo uma música daquela tocando nas rádios evangélicas. Na mesma época, tinha gente querendo proibir de tocar na rádio uma música da Santa Geração – Intimidade. A música fala em correr na casa de Jesus, comer no seu prato, calçar meus pés nos teus sapatos. E tem uma parte que diz “quero deitar no teu colo e contar, tudo, tudo o que sei”. Para algumas pessoas isso era intimidade de mais. Eu trabalhava em uma rádio evangélica na época, por isso, sei que muitos criticaram esta música.

O olhar crítico demais não nos permite desfrutar da paz que Deus tem a nos oferecer, pois passamos a ser religiosos julgadores, donos da verdade. Se queremos saber como ser pacientes devemos lembrar da paciência de Cristo com a mulher adúltera que seria apedrejada.

Procurando cabelo em ovo

Usamos a expressão que alguém está procurando cabelo (ou pelo) em ovo quando esta pessoa está procurando defeito onde não tem. Pessoas mal-humoradas e pessimistas são aquelas que procuram defeito mesmo onde não existe. Mesmo quando elogiamos algo ou alguém, a pessoa pessimista vem com algum contraponto para levantar um detalhe negativo.

Outro assunto também a ser considerado é as mensagens subliminares dos desenhos da Disney, músicas da Xuxa etc. De tempos em tempos este assunto vem à tona. “Se tu rodar o desenho cem vezes mais lento, colocar na contraluz e rodar de trás para frente, vai aparecer uma planta no fundo da tela minúscula que tem um formato parecido com uma criança fumando”. Se você descobrir que teu filho fuma, pode ter certeza que não foi por causa da mensagem subliminar que ele assistiu quando tinha cinco anos. A culpa é da criação como um todo. Cremos que nosso Deus é maior que tudo, mas queremos dar superpoderes aonde não deveria ter, como nas mensagens subliminares.

Como ser paciente se nós mesmos temos este ímpeto de criticar e tirar a paciência dos outros? Não tem como. A busca pela tranquilidade depende de nós mesmos, e não das circunstâncias ao redor.

A palavra de Deus não é mentirosa. “Ensina a criança no caminho que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6). A palavra de Deus é mais poderosa que qualquer mensagem subliminar.

Ser ranzinza é ser acusador. O acusador não é filho da luz. Portanto, tenha olhos de amor, de compaixão e não de ranzinza.

Terminamos esta devocional para você que tem o desejo de saber como ser paciente com o versículo de Romanos 14:10 – “Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus”.

Selecionamos outros textos que podem te ajudar.

 
Compartilhe

Um comentário em “Como ser paciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *