Como um homem deve tratar sua esposa 

Share Button

Listar todas as características de um bom marido não é prático, por isso decidimos escrever este texto com algumas dicas para que os maridos mudem de comportamento em pequenas coisas para que possamos refletir em como um homem deve tratar sua esposa. Este texto é direcionado aos maridos e também aos líderes das equipes de casais que procuram uma palavra específica para os homens. Com algumas sugestões sobre reflexões de nosso dia a dia podemos melhorar nossa conduta e nossas ações dentro do lar para que nossa esposa receba todo o carinho e atenção que espera. Pequenas mudanças em nosso comportamento podem render grandes transformações em nossa família. 

É muito comum que quando os problemas surgem na relação entre marido e mulher, um jogue a culpa para o outro. Desde o início da criação, o homem sempre foi chamado a assumir a responsabilidade de liderar o lar, mas muitos maridos acham que a liderança se resume em mandar e exigir. No mundo corporativo e político de sucesso, o líder não é o que apenas manda e exige, mas o que participa, sabe assumir todas as funções e assume a responsabilidade de colocar as coisas nos eixos quando um imprevisto acontece. Apenas mandar e exigir é o que fazem os ditadores, por isso as ditaduras são falidas e ambientes cheios de traição e massacre. Na sociedade moderna, alguns acham que essa postura de homem de negócios de sucesso é a melhor maneira para pensar como um homem deve tratar sua esposa.




O homem em Gênesis 

Quando lemos sobre a criação de Deus, em Gênesis, lemos que o homem foi criado para liderar a família, mas falhou ao não assumir seu erro. Quando Eva pecou, o Senhor cobrou respostas de Adão e não de Eva. Adão, por sua vez, decidiu empurrar a culpa para Eva. Repare que, levando a situação ao pé da letra, o erro foi mesmo de Eva, mas isso é uma visão individual e não familiar. Deus cobrou Adão pelo ato de Eva porque precisava implantar o conceito de liderança e responsabilidade ao homem. Quando o homem deixa de assumir sua responsabilidade de líder para culpar sua esposa, seus filhos, está deixando uma lacuna em sua família, que será preenchida por intrigas e discussões. 

Lendo Gênesis, vemos como um homem deve tratar sua esposa mesmo nos dias atuais, sendo líder, assumindo a responsabilidade de manter o equilíbrio em seu lar e a comunhão com o Criador. Quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, deixaram de ter comunhão com Deus. Da mesma forma, quando o marido deixa de enxergar sua família como um todo e passa a ver sua esposa apenas individualmente – “o erro dela é problema dela”- está deixando de cumprir seu papel de homem. O homem é chamado de “cabeça do lar” porque é dele a responsabilidade de manter seu lar em comunhão com nosso Criador.  

O homem em Salmos 

Vamos complementar esta questão com o seguinte trecho bíblico. 

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmos 128:1-6 

Este salmo foi escrito para os homens, para os maridos. Aqui temos mais algumas dicas de como o homem deve tratar sua esposa. Logo no início lemos sobre seu trabalho. A responsabilidade de suprir financeiramente seu lar é do homem. Isso não significa que a mulher não possa trabalhar, tampouco que o a mulher não possa ganhar mais que o homem, mas a responsabilidade de fazer as contas, organizar prioridades, pagar as dívidas e planejar o orçamento familiar é do homem.  A eficiência, ou ineficiência, de um lar é responsabilidade do marido. Claro que que para muitos homens é mais fácil dizer que a mulher gasta muito com cartão, compra muitos sapatos ou gasta com o que não precisa. Assim, agem como Adão, fugindo da responsabilidade para culpar suas companheiras pelo fracasso. 

Não queremos dizer que a mulher não possa participar. Muito pelo contrário, mas o homem não pode fugir de sua responsabilidade. Vamos supor que a esposa de uma família seja economista e, portanto, entende mais de economia que o marido. Ela pode sim dar as diretrizes, sugestões e fazer as planilhas, mas o homem deve acompanhar tudo o que acontece e assumir a responsabilidade de criar uma família em ordem financeira. 

O que elas querem 

Assim como a mulher precisa de homem que saiba coordenar as finanças, o bom andamento do lar, também precisam de um homem que supram suas necessidades emocionais e sentimentais. Existem muitos varões que gostam de exigir de suas mulheres que tenham suas necessidades sexuais supridas, mas não assumem a responsabilidade de suprir as necessidades emocionais e sentimentais de suas mulheres. Como dito no começo, pessoas assim transformam o casamento em uma ditadura, flertando com o fracasso. Por isso, não é raro homens (que se dizem cristãos) cometerem adultério e depois responsabilizam suas esposas por não suprirem suas necessidades sexuais, alegando que traíram “porque minha esposa não me supre sexualmente”. Tiram de si sua responsabilidade do lar e até de seus próprios erros para transferirem suas culpas. Para entender como um homem deve tratar sua esposa, o marido precisa conversar bastante para conhecer o que lhe aflige, o que lhe traz alegria, assim por diante.

A mulher precisa ser amada mesmo quando o marido não recebe o que deseja. Quando o homem é colocado como cabeça da casa, está sendo colocado como responsável por suprir todas as necessidades de sua esposa. 

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Efésios 5:23. 

Repare que o versículo menciona que ele mesmo, no caso Cristo, salva todo o corpo, assim deve ser o marido. Como Cristo supre as necessidades da igreja, o homem deve suprir as necessidades da esposa. Sempre que pensar em como o homem deve tratar sua esposa, pense em o que Jesus fez pela igreja, entregou a si mesmo. 

Neste sentido, podemos lembrar da necessidade da mulher em falar e conversar. Um detalhe que para muitos homens passa desapercebido, pois categorizamos as mulheres como pessoas que gostam de falar muito e não percebemos que isso é uma necessidade a ser suprida pelo marido. A mulher espera um homem que tenha a disposição a ouvi-la. O que para os homens pode parecer chato, para a mulher, a conversa, ser ouvida, significa que o homem se importa com ela e seus problemas. Quando pensamos em como um homem deve tratar sua esposa não pensamos em coisas pequenas como esta. Muitos maridos fazem graças e piadas pelo fato de a mulher falar muito e não percebem que este é uma necessidade para elas, assim como é para o homem ter relações sexuais. 

Sirva sem esperar ser servido 

Como vimos neste texto, o homem deve assumir a responsabilidade do lar no sentido de servir sua família e não de ser servido. Como vimos na carta de Paulo aos Efésios, o homem é o cabeça do lar, como Cristo é o cabeça da igreja e o que Cristo fez pela igreja? Ele veio para servir e não ser servido. 

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Efésios 5:25. 

Esperamos que este texto sirva de reflexão para pensarmos em como um homem deve tratar sua esposa se espelhando no exemplo que a Bíblia nos traz de um marido correto e íntegro, amando e servindo a esposa, assim como Cristo serviu a igreja. Isso é liderar, quando nos entregamos pela nossa família, nossa família passa nos ver como líder e a consequência disso é o respeito e admiração, assim como a igreja respeita e admira seu líder Jesus Cristo. 

Além deste texto sobre como um homem deve tratar sua esposa, não deixe de ler muitos outros textos úteis em nosso site, como por exemplo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *