fbpx

Daniel na cova dos leões 

Daniel na cova dos leões 

Certa vez, uma colega de trabalho estava muito brava comigo. Eu me senti como Daniel na cova dos leões. Naquele dia compreendi o poder da oração. A maioria dos cristãos conhecem a história de Daniel na cova dos leões, no entanto, poucas vezes nos lembramos de colocar seus ensinamentos em prática. Neste texto vamos refletir um pouco sobre os fundamentos desta história, e compreender o quanto podemos aprender com este texto. Não é apenas uma história de fé e fidelidade, mas também de dedicação e oração. Com esta passagem, o Senhor nos ensina a confiar nele em todos os momentos. 

Indico também este texto sobre como ter uma vida agradável, do site Soy Segundo.

Alguns aspectos importantes, ao analisar a vida de Daniel nos faz compreender porque ele conseguiu se livrar daquela situação. Claro, que acima de tudo está a vontade e misericórdia de Deus, mas uma análise sobre Daniel e sua rotina, nos faz compreender que a oração tem um poder sobrenatural. É isso o que nos diferencia do mundo, se você vai para a igreja, aprende da Bíblia, ora, mas não confia no poder de Deus na hora dos problemas, a sua fé está sendo limitada. Antes que se sinta culpado, posso dizer que maioria das pessoas age assim também. Nos dias maus, confiamos mais em ajuda dos amigos, na nossa estratégia ou em apoio financeiro.

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE DANIEL NA COVA DOS LEÕES EM PDF 

Competência 

Para compreender melhor esta reflexão, recomendo que lei o capitulo 6 de Daniel. Logo no começo, lemos: 

“e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino”. Daniel 6:3 

Aqui vemos a primeira característica importante deste profeta. Ele era competente no que fazia. Não lemos exatamente o que ele fazia, mas sabemos que trabalhava para o rei e deveria ter muitas responsabilidades. Ele era cotado para ser o oficial mais importante, o que gerou inveja dos demais príncipes. Ao lermos sobre Daniel na cova dos leões, muitas vezes, este detalhe passa por nós. A dedicação de Daniel no que fazia era o que o diferenciava dos outros. 

Você precisa se dedicar no que faz. Estudar, se aprimorar, fazer de boa vontade. Nem sempre temos este ânimo. Não gostamos do trabalho, achamos que não somos valorizados e começamos a fazer as coisas de má vontade. Não deixe que a falta de reconhecimento dos homens te impeça de fazer o melhor, de se aprimorar. Ainda que ache que o melhor seja mudar de emprego, faça isso com planejamento, dedicação, cautela. Você precisa saber como pode ser uma pessoa reconhecida em sua profissão, não importa qual seja. Existem pessoas reconhecidas e que até dão curso de dirigir Uber ou ensinando a limpar a casa. Coisas simples, mas que essas pessoas se dedicam a fazer o melhor possível. 

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3:23 

A Bíblia nos orienta a fazer as coisas com dedicação, pois se a nossa motivação for o reconhecimento dos homens, sempre teremos motivos para ficarmos desmotivados. 

Ore sempre 

Outro ponto que lemos nessa história de Daniel na cova dos leões é que ele orava muito. Este é o segredo da competência de Daniel. Ele servia a um rei estrangeiro, que não servia ao Senhor, que não tinha a mesma cultura e os mesmos princípios que Daniel, mas ele estava sempre orando. Podemos imaginar que ele orava pelas autoridades, pelos seus conflitos internos, pelo seu povo cativo. Ele orava três vezes ao dia (versículo 10), e foi assim que seus inimigos o acusaram por estar buscando ajuda a outro “superior” sem ser o próprio rei. 

Tirando as orações que fazemos nas refeições, oramos poucos. Normalmente, ao acordar ou antes de dormir somente. Precisamos nos planejar para orar mais. Tirar o tempo do seriado, tirar o tempo do futebol, tirar o tempo das “lives” e dedicar mais tempo à oração. 

Você precisa pensar em mais horários para orar, de verdade, se concentrando em assuntos específicos, como saúde, liderança de sua igreja, pelas pessoas que vivem pedindo oração e a gente diz “vou orar”, mas nunca oramos etc. 

Não tema os leões 

Por fim, o que aprendemos na história de Daniel na cova dos leões é que os animais não puderam atacar o profeta porque este não era o plano de Deus. Com certa frequência enfrentamos leões em nosso dia a dia. Como eu mencionei no começo do texto, certo dia, uma pessoa estava furiosa comigo. Naquela tarde clamei pela justiça de Deus e por um direcionamento. Na manhã seguinte, aquela pessoa veio me pedir desculpas porque estava ansiosa. O leão foi acalmado e no fim da história tudo deu certo.  

Somos jogados aos leões diariamente, com problemas no trabalho, diagnósticos de saúde, situação financeira, desemprego e outras situações semelhantes. Ainda que o Senhor permita que enfrentemos essas situações, precisamos entender que tudo isso é para a glória de Jesus. Assim como Jó suportou a desgraça sem colocar sua fé em risco, Daniel foi jogado aos leões com sua fé intacta. E você? Você enfrenta as adversidades com sua fé intacta? 

Ao pensar sobre Daniel na cova dos leões, lembre-se de manter seu ânimo, sua competência em tudo o que fizer, busque mais tempo para oração e não tema os leões. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE DANIEL NA COVA DOS LEÕES EM PDF 

Para complementar sua reflexão sobre Daniel na cova dos leões, recomendo que você leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *