Desenvolva seu próprio estudo bíblico para jovens cristãos 

Share Button

Assumir a liderança de um grupo de jovens, ou adolescentes, evangélicos é uma grande responsabilidade e criar e desenvolver seu próprio estudo bíblico para jovens cristãos é fundamental para não ficar dependendo sempre dos outros, ou da internet. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não temos tempo para realizar um estudo mais profundo, como gostaríamos. Então, recorremos à internet para um socorro. O problema é que nem sempre encontramos uma Palavra de acordo com aquilo que precisamos, e acabamos perdendo mais tempo procurando algo do que se sentássemos e preparássemos um estudo por nós mesmos. Neste texto vamos ver como é importante o líder se preparar para lidar com o desafio de liderar o grupo dos jovens por um ano inteiro.

A primeira dica é programar sua agenda com a maior tempo de antecedência possível. Preferencialmente para os primeiros seis meses. Depois, no decorrer destes primeiros seis meses, já vá organizando a agenda do segundo semestre. A experiência destes primeiros meses vai te ajudar a pensar o que fazer, e como fazer, as atividades do segundo semestre. Tenha um calendário, uma agenda, bem programa para si. Veja quais serão os dias das reuniões. Conte quantas reuniões serão feitas e, a partir daí, você consegue se planejar para os ciclos de estudo. Se pensarmos em uma reunião por semana, durante seis meses serão, aproximadamente, 24 reuniões. Parece muito, por isso, dividir estas reuniões por temas e assuntos é importante para facilitar o planejamento.




Tenha um tema 

Tente não fazer reuniões com assuntos isolados. Por exemplo, um dia a palavra é sobre perdão, no outro sobre ser grato a Deus, no outro sobre santidade. Tenha uma linha de estudo. Você pode realizar uma linha de estudo seguindo um determinado assunto, um livro da Bíblia ou um personagem (ou grupo de personagens interligados, como os doze discípulos). Neste texto, para facilitar, vamos criar um estudo bíblico para jovens cristãos separado em quatro partes, ou seja, como se fossem quatro reuniões em dias diferentes, mas que vão falar do mesmo assunto. Para os jovens e adolescentes é muito importante que os estudos tenham uma linha, um direcionamento. Ao contrário de uma pregação, um estudo bíblico visa o aprofundamento em um determinado tema. Para cada tema, desenvolva de quatro a seis reuniões sobre este assunto.

Sabendo sobre qual tema iremos falar, nosso desenvolvimento do estudo bíblico para jovens cristãos fica mais fácil. Alguns temas que podem render bons estudos são:

  • Os frutos do Espírito
  • Os bem-aventurados
  • Livro de João
  • O livro de Atos
  • A vida de Paulo
  • Sexualidade
  • Amizades
  • Entretenimento e rotina de vida
  • Princípios do cristianismo (trindade, pecado, salvação, eternidade, dízimos e ofertas etc)
  • Fé e ciência (arqueologia bíblica, design inteligente, evolução, história do cristianismo)
  • Religiões do Brasil

Para ficar mais claro para o leitor, vamos escolher um dos temas acima para desenvolver um estudo bíblico para jovens cristãos. Vale ressaltar que em nosso site já existem alguns temas desenvolvidos em vários textos, como Frutos do Espírito na vida do adolescente, Os bem-aventurados, além de vários outros que você pode encontrar nas categorias: Estudos e Jovens e Adolescentes. Explore!

Tema escolhido 

Pra fugir um pouco do lugar comum, vamos escolher o tema Família. Um assunto pouco abordado nos encontros de jovens evangélicos. Normalmente, este assunto só é discutido nas reuniões de casais. Achamos ser importante que os jovens e adolescentes aprendam mais sobre como ser pai, planejamento familiar, como iniciar um casamento para que as famílias já nasçam estruturadas e não que a família primeiro se forme para depois ser estruturada. O desenvolvimento do tema família pode render inúmeros estudos, mas neste exemplo, vamos resumir a seis.

Estudo por estudo

Agora que já temos um tema, vamos desenvolver individualmente cada estudo bíblico para jovens cristãos. Uma dica é dividir este tema (família) em tópicos para que você tenha uma clareza maior do que falar em cada reunião. Pra facilitar seu caminho, vamos citar alguns textos que já temos em nosso site, assim você pode se programar de acordo com o material já disponível. Já que vamos falar de família, vamos escolher alguns assuntos básicos para que nossos jovens comecem a ter uma ideia do que é formar uma família. Achamos que é importante os jovens aprenderem a se tornarem bons pais, boas mães, bons maridos, boas esposas.

Vamos então á parte prática. Já que estamos falando em família, pense em diversos assuntos que você poderia abordar. Pense um pouco… Agora, fale a verdade, mal sabemos por onde começar, já que são muitas coisas que poderíamos falar. Por isso, preparar assunto por assunto é fundamenta. Vamos fazer uma lista de assuntos que vamos abordar neste exemplo.

  • Conceito de família
  • Dicas para ser um bom marido e uma boa esposa
  • Dicas para ser um bom pai e uma boa mãe
  • O cabeça da família e a submissão da mulher
  • Planejamento familiar e financeiro
  • O que desestabiliza uma família

Esta lista indica o que vamos falar em cada reunião. Na primeira reunião, portanto, vamos falar de Conceito de família. Na reunião seguinte, os jovens vão aprender a ser um bom marido e uma boa esposa. E assim por diante. Repare que um tema tão amplo como família precisa ser subdividido em tópicos pra gente não se perder.

Reunião por reunião 

Agora que já definimos o que vamos explorar em cada reunião, precisamos planejar cada reunião. Uma reunião de estudo bíblico para jovens cristãos não é composta apenas pelo estudo. Existe a oração, pode haver uma dinâmica, um lanche, um período de conversa em grupo. Tente planejar uma atividade diferente para cada reunião (um dia você faz dinâmica, no outro um lanche, no outro um questionário). Isso tornará seu planejamento ainda mais fácil. Pois ficar uma hora, uma hora e meia só falando de um tópico pode ser cansativo. Muitas vezes, nem temos assunto para tanto tempo. Por isso, é bom colocar no papel como queremos desenvolver cada reunião. Seguindo o exemplo do tema Família, a primeira reunião será sobre o conceito de família. Um esboço dessa reunião poderia ser a seguinte.

  • 05 minutos de oração
  • 05 minutos de apresentação
  • 35 minutos de estudo
  • 05  minutos de questionamentos e conversa
  • 10 minutos de lanche

Veja como, ao separar nossa uma hora cheia em diversas atividades, o tempo parece ter sido o suficiente.

Item por item

Na oração, o líder pode orar e pedir para um participante orar também. Seja calmo e paciente. Lembre-se que, muitas vezes, quando oramos cinco minutos parecem uma eternidade.

Na apresentação, você não precisa fazer só uma apresentação simples do tipo “meu nome é…”. A cada reunião faça um pedido diferente. Por exemplo, na primeira reunião peça que digam o nome e a quanto tempo estão na igreja, como começaram a vir para a igreja. Na segunda reunião peça que digam o nome e um hobby. Na terceira reunião, peça digam o nome e qual profissão exerce, ou pretende seguir. E assim por diante. A cada reunião peça que digam o nome e algo mais que revele sua personalidade.

Ao iniciar o estudo bíblico, o líder deve conduzir a palavra, procurando sempre ter uma bíblia por perto e com as passagens já demarcadas. Mesmo que o assunto não tenha muitas referências bíblicas, é sempre bom ter a bíblia por perto. Uma dica que costuma funcionar bem é separar meninos e meninas, dependendo do estudo do dia. Ao falar de marido e esposa, ser um bom pai e uma boa mãe, por exemplo. O líder pode separar meninos e meninas em salas separadas para que eles se sintam mais à vontade, ou simplesmente para tirá-los da rotina. Eles adoram essas reuniões diferentes.

Após o estudo, dê espaço para questionamentos e dúvidas. Os adolescentes gostam de apresentar suas dúvidas e também de dar exemplos de suas vidas. Deixe-os confortáveis para compartilhar assuntos que tenha referência com o estudo.

Por fim, o momento do lanche é quando eles têm a oportunidade de se socializarem, conversar. Neste momento o líder pode ir percebendo qual o assunto que eles gostam de falar, quais os grupos de amizades que se formam. Essas observações podem ser importantes para futuras reuniões.

Textos para estudo

Se você deseja realiza um estudo bíblico para jovens cristãos baseado neste nosso exemplo. Temos alguns textos que podem te ajudar.

  • Reunião 01. Conceito de Família

Esboço de pregação sobre família na igreja cristã

Esboço de pregação sobre família. Por que Deus criou a família?

Preparando um sermão sobre família firmada em Cristo

Namoro evangélico deve ser uma preparação para o casamento

  • Reunião 02. Dicas para ser um bom marido e uma boa esposa

Cinco dicas para ser um bom marido

Estudo para casais. Quem é você, Caim ou Abel?

Sadraque, Mesaque e Abedenego, Exemplos de cristãos

Falando de feminismo no encontro de casais

  • Reunião 03. Dicas para ser um bom pai e uma boa mãe

Como associar mídia e educação em sua família

Veja qual a relação entre a família cristã e boa alimentação

A Era da indisciplina. Crianças como chefes de família

Como educar uma criança conforme Efésios 6

  • Reunião 04. O cabeça da família e a submissão da mulher

Dicas para casais: casamento não se resume à sua felicidade

Estudo bíblico sobre casamento. Como ser um bom marido

Mulher, você sabe ser submissa?

  • Reunião 05. Planejamento familiar e financeiro

Planejamento familiar: quem cuida dos filhos são os pais

Educação terceirizada

  • Reunião 06. O que desestabiliza uma família

Até que ponto vaidade é pecado

Dicas de temas para encontro de casais

Saiba lidar com a depressão na adolescência

Como fortalecer a família em três passos

Bons estudos

Acima de tudo, ao preparar seu estudo bíblico para jovens cristãos ore e peça sabedoria a Deus. Faça um bom planejamento, com calma, consulte mais alguém. Veja que não há segredos, basta seguir um planejamento bem definido. Explore nosso site e encontre muitos outros assuntos. Acima de tudo, seja autônomo, compre livros e bíblias de estudos. Você vai obter muito mais conhecimento e vai perceber que Deus nos capacita para sua obra. Para mais ideias, leia também:

Temas atuais para jovens evangélicos

2 comentários

  • catia

    obrigada por ter uma direção, pois estava um pouco perdida em como trabalhar com adolescentes que Deus abençoe a todos vocês grandemente e que quando alguém estiver meio perdida como eu Deus possa mostrar o seu site.

  • Carla

    Ma ra vi lha!!! Glória a Deus! Que o Senhor os direcione sempre para ajudar-nos nos ensinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *