Deus está no controle de tudo

Deus está no controle de tudo

Quantas vezes acreditamos que temos o controle das situações, de nossas vidas e até mesmo da vida dos outros. E quando tudo foge do nosso controle e não acontece como imaginávamos nos sentimos frustrados e culpados. Achamos que a culpa foi nossa, que se tivéssemos feito “assim ou assado” isso não teria acontecido. Nós não temos o controle de tudo! Deus está no controle de tudo.

Todas as coisas acontecem conforme a vontade de Deus e Ele é quem tem o controle de TUDO. Aquilo que não entendemos naquele momento só compreenderemos mais tarde porque Deus é assim. Em determinados momentos de nossas vidas não entendemos os resultados, mas depois de um tempo podemos compreender que os planos do Altíssimo eram diferentes.

Quando aceitamos que não temos o controle então somos libertos da culpa, das frustrações, dos medos. Ficamos em paz porque sabemos que Deus está no controle de tudo e o nosso único dever é orar, orar e orar. Confiar na bondade e misericórdia de Deus. Pedir que Ele nos ajude em meio às tempestades, que abra nossos olhos espirituais. E o que nos resta é descansar em paz no Senhor.

Não deixe de ler também:

Sem esperança

Em nossa rotina, passamos por diversas situações que precisamos tomar decisões. Não podemos protelar sempre, deixar para mais tarde algumas decisões. O que devemos fazer é pedir a Deus sua orientação e sua bênção. Em seguida, devemos “descansar em Deus”, ou seja, aceitar os resultados e consequências, com firmeza e sobriedade. “Descanse somente em Deus, ó minha alma, dele vem a minha esperança”, Salmos 62:5. Nesta passagem podemos aprender a confiar em Deus e aguardar dele nossa resposta.

Em certas circunstâncias, ter esperança, significa ter fé e aceitar que Deus conduziu tudo. Podemos pensar “e se eu tivesse feito daquela forma, como seria?”, mas ficar pensando assim só nos traz ansiedade e incertezas.

A certeza que Deus está no controle de tudo nos faz compreender que os planos deles são maiores que o nosso.

O fim da insônia

Em outra passagem, o salmista diz, “em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em paz”, Salmos 4:8. O que o salmista está dizendo aqui é que quando estamos caminhando ao lado de Deus, podemos ficar tranquilo com o nosso dia a dia. Ficar em paz não significa “não ter problemas”, mas significa aceitar os resultados sem ficar se atormentando, sem dúvidas ou questionamento sobre os porquês das coisas.

Um exemplo que podemos citar é quando algumas coisas parecem não dar certo. Quando somos demitidos, quando um problema surge em casa, quando ficamos doentes, ou quando passamos por qualquer outra tribulação. É claro que vamos nos preocupar e buscar uma solução para o problema, mas devemos lembrar que tudo é feito conforme a vontade de Deus. Quando lemos sobre Jó, achamos a história linda, mas se perdemos a fonte de nossa renda e ver nossos familiares se irem logo achamos que Deus está nos punindo, nos castigando, ou até mesmo perdemos a fé e achamos que não há Deus.

Quando o salmista diz que só Deus nos faz viver em paz, precisamos compreender que é somente com fé em Deus que conseguimos viver em paz, apesar das adversidades. Não é dinheiro, não é emprego ou bem estar. É aceitar que Deus está no controle de tudo em nossa vida e que as tribulações fortalecem nosso caráter e fé.

Injustiças e ansiedade

Deus também está no controle de nossas ansiedades e questões judiciais. Quando nos desentendemos com um vizinho, familiar ou alguém da igreja, quando algo nos traz angústia, não conseguimos parar de pensar no assunto, devemos pedir a Deus que sonde nosso coração e que a vontade dele prevaleça. “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”, Filipenses 4:6.

Quando lançamos tudo nas mãos do Senhor e confiamos nele, imediatamente somos libertos.

Que este entendimento lhe traga paz e compreensão que Deus está no controle de tudo para o nosso próprio bem, pois como está em Provérbios 14:12, existem caminhos que parecem bons aos nossos olhos, mas são caminhos de morte. Então não se condene e nem se torture se os resultados obtidos em determinado projeto não foram os que você esperava. Erga a cabeça e se prepare para o próximo desafio lembrando que Deus está no controle de tudo.

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Deus está no controle de tudo

  1. Nossa que palavra linda!!! tudo o que eu precisava neste momento é saber que Deus está no controle de tudo!! e tudo que preciso fazer e colocar nas mãos do Senhor e densar nele!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *