fbpx

Deus responde a oração de um pecador?

Deus responde a oração de um pecador?

Às vezes, parece que Deus responde só para quem é santo, ou consagrado e não conseguimos entender se Deus responde nossa oração. Uma pergunta simples, mas que muitas vezes nos paralisa quando queremos pedir a algo a Deus. Será que Deus responde a oração de um pecador? Nos sentimos o pior dos pecadores, que não merecemos um retorno, ou que nossos pecados nos impedem de conversar com o nosso Senhor. A bíblia nos traz algumas dicas valiosas sobre oração; e fazendo uma análise minuciosa, podemos ver que muitas vezes, o pecador foi ouvido, mas outras vezes parece que nada aconteceu. Será que é isso mesmo? 

Leia também este estudo sobre como falar com Deus, do site Soy Segundo.

Nesta devocional vamos analisar algumas passagens bíblicas sobre oração para tentar compreender qual a relação entre o pecador e a oração a Deus. A primeira passagem que vamos analisar fala claramente que Deus não atende o pecador. 

Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade. João 9:31  

No Antigo Testamento também temos uma passagem muito conhecida. 

Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. Isaías 59:1-2 

Essas duas passagens sobre oração são importantes para percebemos que estamos analisando se Deus responde o pecador. Se você estiver levando este estudo para preparar uma palavra, você também pode ler Romanos 3:10, 11 e 23. 

Orações atendidas 

Por outro lado, existem algumas passagens que revelam que Deus responde aquele que se coloca na condição de pecador. Tiago nos ensina a orarmos um pelo outro e confessar nossos pecados. 

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. Tiago 5:16  

Em uma das cartas de João também temos outro trecho muito conhecido, que nos ensina que Deus responde a oração daquele que tem o coração humilde para reconhecer seus pecados e sua condição. 

Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 1João 1:8-9

Na passagem acima, vemos que Deus responde as orações daqueles que entendem que precisam da ajuda de Deus para vencer o pecado, precisam da salvação em Jesus para que suas orações sejam atendidas. 

Quando queremos que o Senhor nos ouça, precisamos quebrantar nosso coração, fazer uma análise de nossa vida, fazer uma reflexão sobre nosso ser e perceber que não somos melhores que ninguém, que não somos “mais santos ou mais puros” que outras pessoas. Muitas vezes, erramos achando que somos mais especiais do que outros. 

Por outro lado, achamos que Deus responde somente pessoas especiais, e que, como pecadores, não temos “o direito” de ser ouvido por Deus. 

A bíblia nos ensina a derramar nosso coração e ter intimidade com Deus, com o Espírito Santo, para derramarmos, aos pés do Senhor, nossas reais necessidades. Quando temos um coração altivo, achamos que temos o direito fazer e acontecer no reino espiritual, mas quando entregamos nossa vida nas mãos de Deus, percebemos que precisamos de seu perdão e sua misericórdia. 

Ao lermos a parábola da oração do publicano e do fariseu (Luca s18:9 a 14), lemos que Deus ouve a oração do pecador, que reconhece suas limitações, e reconhece seus erros. 

Quando reconhecemos nossos pecados, e nos arrependemos de coração, entendemos que Deus responde como deseja nos orientar, e não como “queremos ouvir”. Assim foi com Davi, quando se arrependeu do adultério (leia Salmos 51:1 a 10). Paulo também nos revelou sua dificuldade em lidar com seus pecados e com busca por uma resposta que lhe agradasse. 

Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso. Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 2 Coríntios 12:7-9  

Deus responde os rebeldes? 

Por outro lado, a bíblia nos traz diversas passagens de pessoas rebeldes que buscaram uma resposta de Deus. O interessante é que muitas delas até receberam a resposta do Senhor, mas não foi bem o que eles queriam ouvir. Balaão é um bom exemplo. Até mesmo no Novo Testamento aprendemos sobre seu íntimo desejo maldoso. 

Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo. Seguem o caminho de Balaão, filho de Beor, que cobiçou o dinheiro que ia receber fazendo o mal.  2 Pedro 2:15  

Na primeira carta de Pedro, temos uma dica sobre como Deus responde aos que são contra sua vontade. 

Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal.” 1 Pedro 3:12 

A cobiça de Balaão também foi mencionada por Judas. 

Ai deles! Seguem o mesmo caminho de Caim. Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão. E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos. Judas 1:11 

Em Provérbios temos uma boa dica sobre pessoas que não são ouvidas pelo Senhor. 

— Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Provérbios 1:22-24  

Repare no contrate com o trecho abaixo, que revela que Deus responde a oração do pecador, contrito de coração e arrependido. 

Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Salmos 51:17 

Por fim, um trecho de Oséias que nos mostra como o Senhor tem prazer em receber os pedidos dos que se arrepende decoração. 

Povo de Israel, volte para o Senhor , seu Deus! Você caiu porque pecou. Voltem para Deus e orem assim: “Perdoa todos os nossos pecados, ouve a nossa oração, e os nossos louvores serão o sacrifício que te ofereceremos. Oseias 14:1-2 

Deus responde o pecador que se reconhece com tal e que está com o coração arrependido para que possa andar em santidade. 

O trecho lido no início: 

Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade. João 9:31  

Não pode ser lido isoladamente, para convencer alguém que Deus responde somente quem não peca. Ao ler o contexto, lemos sobre o cego curado a Jesus. Ao ser questionado sobre quem teria feito aquilo, o cego estava mostrando que não poderia ser uma pessoa qualquer, que não estivesse em conformidade com Deus. Se fosse uma pessoa que não agradasse a Deus, seu pedido não seria atendido, assim como Balaão, quando pediu que os israelitas fossem derrotados.  

Deus responde o pecador quando ele se arrepende e se demonstra em conformidade com Deus, quando está disposto a corrigir seus erros e andar conforme a vontade do Criador. 

Quando achar voltar a se perguntar se Deus responde a oração de um pecador, lembre-se de quebrantar seu coração e isso já será um caminho para que um canal de comunicação com o Pai seja estabelecido. 

Para estudar mais sobre oração e como Deus responde aos nossos pedidos, leia outros textos interessantes em nosso site. Nossa dica são os seguintes textos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Deus responde a oração de um pecador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *