Deuteronômio 30:19 – Escolha a bênção para sua família

Deuteronômio 30:19 – Escolha a bênção para sua família

Em Deuteronômio 30:19 lemos uma das decisões mais conhecidas da Bíblia, quando Deus diz ao povo, através de Moisés, que eles tinham duas escolhas, o caminho da vida e o caminho da morte. Apesar da resposta óbvia, Deus ainda dá “uma ajuda” na decisão e pede que os israelitas escolhessem a vida.

Nesta reflexão para a família, sobre Deuteronômio 30:19 vamos analisar o contexto dessas palavras e ver como podemos aplicar o ensinamento central deste trecho bíblico em nossa família. Escolher a bênção para nossa família pode parecer um caminho óbvio, mas que, na verdade, nem sempre é tão fácil assim, pois precisamos que todos os membros estejam engajados neste propósito. 

Leia também este estudo sobre os benefícios da obediência a Deus.

Vamos começar entendendo que existe uma diferença entre o título deste livro no grego, o qual usamos, e no hebraico. Quando os livros da Torá foram traduzidos para o grego, devido o crescimento do cristianismo, os títulos de cada um dos cinco livros do Pentateuco receberam nomes de acordo com o tema geral de sua literatura. No hebraico, sempre foi utilizado as primeiras palavras de cada livro.

O que significa Devarim

Assim, Gênesis é chamado de Bereshit no hebraico. Termo que significa “no começo”. Repare que neste caso, não existe tanta diferença entre o grego e o hebraico, mas na tradução de deuteronômio existe, sim, uma pequena diferença. No hebraico, este livro é chamado de “devarim”, que significa “palavras”. Pois, neste livro lemos os discursos, as palavras, de Moisés ao povo antes que entrassem em Canaã. A tradução grega significa algo como “segunda lei”, assim, essa tradução é um pouco imprecisa, pois Moisés está repetindo leis anteriores e não trazendo mais leis. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE DEUTERONÔMIO 30:19 EM PDF

O importante é perceber que o termo “as palavras” cabe melhor a este livro, e que o capítulo 30 representa muito bem a força das palavras de Deus ao povo israelita. Pouco antes de entrarem na terra prometida, desta forma, Moisés faz este discurso ao povo, enquanto estavam na planície de Moabe. Para compreender a grande pergunta de Deuteronômio 30:19, portanto, devemos ler o capítulo todo para entender como o Senhor estava relembrando o povo de tudo o que já havia ocorrido antes. Como deveriam se voltar ao Senhor sempre, mesmo após cometerem seus erros. 

Pisando na bola 

Ao ler os primeiros versículos de Deuteronômio 30, vemos que, basicamente, Deus está instruindo o povo a seguir seus caminhos, não cair na idolatria, manter-se puro. No entanto, ainda que o povo peque, erre, Ele estará disposto a perdoar. Acho que o trecho chave é o versículo 4. 

Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor, teu Deus, e te tomará dali. Deuteronômio 30:4 

O Senhor sabe que, por mais que tentemos, não somos capazes de ficar muito tempo sem pecar. Não somos capazes de manter nossa santidade por nós mesmo. No tempo da antiga aliança, para piorar, o Espírito Santo ainda não havia sido derramado.

Hoje, no entanto, na nova aliança, temos ainda este privilégio de ser orientados e guiados pelo espírito do próprio Senhor, que nos convence do pecado.  

O que devemos fazer então? A dica está logo em seguida. Leia, portanto, com atenção.

Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor ; farás todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno. Deuteronômio 30:8 

Quando pecamos, devemos nos voltar ao Senhor, arrependermo-nos de todo coração, e Ele nos dará uma nova oportunidade. 

Em Moabe 

Como dito antes, Deuteronômio 30:19 é um discurso de Moisés, enquanto os israelitas estavam em Moabe, pouco antes de avançarem para a terra prometida. Ali então temos essa frase singular, única. 

Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; farás todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno. (…) Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, Deuteronômio 30:8 e 19 

Todos os dias, temos a oportunidade de recomeçar, esquecer nossos pecados, deixar para trás nossas mágoas, nossos ressentimentos e escolher a vida. Nossos pecados passados, dessa forma, só devem trazer à nossa mente, e coração, como somos pecadores e falhos, mas ainda assim Deus nos ama, e nos oferece a oportunidade do perdão.

Como Paulo explicou aos cristãos de Roma, entender que Deus perdoa nossos pecados não é uma desculpa para continuar pecando, mas para nos fazer perceber como a graça de Jesus é maravilhosa. 

Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.  Romanos 6:15-17 

Escolha, todos os dias, o perdão de Deus, a oportunidade de escolher a vida, e não a morte, a bênção e não a maldição. A decisão é sua, você precisa lembrar, dessa forma, de Deuteronômio 30:19 quando o pecado e a tentação estiverem em seu caminho. Não escolha o caminho da morte, mas prefira a vida. 

Interpretando Deuteronômio 30:19

Guie sua família neste caminho, fazendo boas escolhas, escolhas de vida. Ensine seus filhos sobre as conseqüências das opções erradas, das armadilhas no caminho. Todos os dias precisamos, assim, tomar decisões, e algumas delas podem nos levar para o caminho de morte. Leia Deuteronômio 30:19 com sua família, reflita sobre este texto e veja como somos responsáveis por nossas escolhas, não devemos culpar nosso inimigo, satanás, em nossos tropeços. A responsabilidade é nossa. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE DEUTERONÔMIO 30:19 EM PDF

Para complementar seu estudo em família sobre Deuteronômio 30:19, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *