fbpx

Devocional cristã: Uma palavra de ânimo

Devocional cristã: Uma palavra de ânimo

Se você precisa de uma palavra de ânimo, lembre-se que muitas verdades eternas foram ensinadas por Jesus, sendo que um dos ensinamentos que mais vivenciamos é o “no mundo tereis aflições”, João 16:33. Algumas vezes, somos levados pelo “oba-oba” achando que ao nos tornarmos cristãos não teremos mais problemas, os milagres acontecerão e seremos sempre livres das tribulações a aflições. Nesta devocional vamos ver que esta visão não é verdadeira e que todos nós teremos aflições, mas quando Jesus nos disse isso ele nos trouxe uma outra verdade, não devemos temer, pois ele, Jesus, venceu o mundo. Em outras palavras, ele venceu as aflições por nós, não para que não passássemos por aflições, mas para que possamos olhar para ele nos dias maus.

O versículo completo de João 16:33 é assim

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Lendo o seu contexto, desde o início do capítulo até os próximos capítulos, vemos que Jesus estava falando isso quando estava prestes a ser crucificado, seu ministério estava chegando ao fim. Aflições e trevas viriam sobre a vida de seus discípulos. Ele sabia que assim que saísse de cena, os discípulos ficariam um tanto quanto perdidos, sem seu líder, sem um guia, por isso, precisava dizer uma palavra de ânimo. Veremos nesta devocional como encarar estes momentos de aflição, nos quais parecemos perdidos.

Outros textos que você pode gostar:



A cruz não humilhou o crucificado

Quando Jesus Cristo foi crucificado, o verdadeiro humilhado foi o diabo. Na cruz, a vitória foi decretada. O inimigo foi destruído publicamente e Cristo mostrou sua soberania. Em Colossenses temos uma referência do tamanho da vitória de Cristo, perfeita para quando precisarmos de uma palavra de ânimo.

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o que nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. Colossenses 3:13 a 15

O versículo acima é a chave desta devocional. Memorize-o.

O diabo tenta ser forte contra nós. Se o enfrentarmos com nossas forças seremos despedaçados. Se estamos na Rocha ele sempre será humilhado.

Quando lemos sobre o que ocorreu espiritualmente na cruz, em Colossenses 3:13 a 15, lemos que a crucificação, que seria um sinal de derrota para qualquer um, humanamente falando, na vida de Jesus significou sua vitória, pois as coisas loucas deste mundo são sabedoria para Deus. Um simbolismo de derrota, morte e vergonha, acabou se transformando no símbolo da destruição e humilhação do inimigo e não do Cristo. Mais do que uma palavra de ânimo, o versículo nos traz uma boa base para a fé cristã.

O inimigo já foi humilhado

No mundo espiritual, o nosso inimigo tenta usar formas incríveis como doença terminal, morte de parente, desemprego, falência, adultério dentre outros acontecimentos para nos fazer “chutar o pau da barraca” e desistir da vida com Cristo. Mas temos que ter sempre em mente que o diabo está humilhado e não passa de uma criatura já derrotada.

Ao terminar esta devocional, recomendamos que escute a música de Ronaldo Bezerra que diz “o inimigo está derrotado e Cristo sempre exaltado…”. Ao fim do texto você pode ouvir este louvor, que fez muito sucesso no final dos anos 90.

Como dito no início desta devocional, o sacrifício e vitória de Jesus na cruz não foram para que nunca mais tivéssemos problemas, mas foi para que possamos ter esperança. Por isso, antes de ser crucificado, Jesus deu aos seus discípulos uma palavra de ânimo. Sabemos que nesta vida passaremos por muitas adversidades, mas cremos em uma vida eterna, por isso, podemos suportar as aflições, pois sabemos que são passageiras e não se comparam com a glória do reino eterno.

Paulo sabia que não deveríamos esperar os milagres de Jesus apenas nesta vida, por isso, escreveu uma palavra de ânimo em 1 Coríntios 15:19

“Ora, se a nossa esperança em Cristo se restringe apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos”.

Perder para ganhar

Em algumas situações de nossas vidas temos que abrir mão de algo que parece ser vantajoso para ganharmos espiritualmente. Quando abrimos mão de um benefício, por exemplo, para não entrar em contenda ou agravar uma situação, o mundo pode nos ver como “bobos”, derrotados, mas se agimos assim para agradar a Deus, estamos sendo vitoriosos.

Para trazer esta devocional para usa vida pessoal, imagine uma discussão na qual você tem razão. Você teria coragem de abrir mão de “estar certo” e dar razão para a outra pessoa, para encerrar a discussão, ou amenizar problemas futuros? O mundo nos instrui que fazendo isso estamos errados, estamos sendo humilhados, estão nos fazendo de bobo. Mas algumas vezes o cristão tem que agir assim para vencer nosso inimigo espiritual, para mostrarmos que nossa fé não se baseia neste mundo, mas na esperança de recompensa no reino eterno.

Quando estamos sob orientação do Espírito Santo, muitas vezes somo levados a agir de forma “ilógica”. Já vi cristãos que abriram mão de seguros, heranças e outros benefícios pelos mais diversos motivos. O que posso dizer é que no fim, nunca vi nenhum deles serem humilhados, envergonhados.

Ore e Deus e peça para que Ele sonde seu coração e lhe traga uma palavra de ânimo, esperança e conforto. Não termine esta devocional com ansiedade ou medo das adversidades, mas sim, com coragem e forças para encarar os obstáculos que temos neste mundo, lembre-se que Jesus disse que teremos aflições neste mundo, mas ele não parou por aí, ele continuou – “mas tenham bom ânimo, pois eu venci o mundo”. E ele venceu para dividir a coroa com seus fiéis.

Para complementar sua leitura, leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Devocional cristã: Uma palavra de ânimo

  1. Devocional é o alimento que necessitamos todos os dias. Quando acordamos todos nos temos algum habito como escovar os dentes, tomar café entre tantas outras coisas, mas quando saímos e deixamos de realizar alguma das coisas que estamos acostumados a fazer parece que esquecemos de algo ou estamos falhos, assim é a devocional, deixamos de falar com papai e lermos a palavra acabamos nos sentimos vazios desprotegidos, sem o alimento necessário para enfrentarmos o nosso dia a dia, por isso nunca deixe de se alimentar com esta comunhão que faz grande diferença em nossas vidas.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *