fbpx

Devocional sobre a cura de dez leprosos, Lucas 17

Devocional sobre a cura de dez leprosos, Lucas 17

Em uma sociedade egoísta, onde todos buscam o reconhecimento, valorização profissional, likes, curtidas e seguidores, o texto de Lucas 17 nos ensina como precisamos ser gratos pelo o que temos e como é preciso darmos uma pausa, colocar um limite, em nossos objetivos pessoais e individuais.  

Nesta devocional sobre a cura de dez leprosos, vamos aprender sobre algumas questões que podemos perceber no texto. Estudar os milagres de Jesus nos dá uma visão de sua missão e do que ele realmente valorizava nas pessoas. A cura dos dez leprosos nos mostra muito mais do que uma lição sobre gratidão, nos mostra sobre o tipo de relacionamento que Jesus quer ter conosco. Esperamos que esta devocional ajude você a refletir e renovar sua vida espiritual.  

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE A CURA DOS 10 LEPROSOS EM PDF

Ao ler Lucas 17, a partir do versículo onze, lemos uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, a cura de dez leprosos. Ao ler este trecho podemos perceber alguns acontecimentos que podem nos ensinar muitas coisas. Normalmente, associamos esse relato com gratidão, que é o motivo principal desta história, mas existem alguns detalhes, que vamos aprender hoje, que também são extremamente importantes para nossa vida cristã.  

Indico também esta leitura sobre ser uma pessoa melhor.

Vamos começar analisando os versículos 11 a 13. 

Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galileia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram: Jesus, Mestre, tenha pena de nós! Lucas 17:11 a 13. 

Clame em alta voz 

Assim como em outras passagens bíblicas, aquelas pessoas resolveram clamar a Jesus em alta voz. Nós nunca lemos que Jesus repreendeu quem o chamava assim. Ele nunca pediu para que a pessoa que clamava ficasse quieto, ou reclamou que tal pessoa estava atrapalhando. Todos que clamaram a Jesus em alta voz foram atendidos. Clamar em alta voz, não significa apenas gritar, mas ser percebido. Quando aqueles leprosos gritavam, todos ao redor sabiam que eles estavam chamando por Jesus, queriam uma resposta de Jesus.  

Se queremos uma resposta, uma direção de Jesus, precisamos agir de tal forma que todos saibam que confiamos em Jesus. Ou seja, nosso comportamento, nossa forma de falar, de nos vestir, de esperar e até de nos calarmos devem “gritar” que somos seguidores de Jesus. Quando alguém grita “Jesus” todos em volta sabem que aquela pessoa confia em Jesus, da mesma forma, nossa vida precisa “gritar” que nossa confiança está em Jesus. 

A cura dos dez leprosos só aconteceu porque eles tiveram ousadia de clamar em alta voz. Jesus nunca deixou desamparado quem clamou em lata voz, ou seja, Jesus nunca deixou de atender que demonstrou publicamente sua fé nele. Por isso, em 1 João 4:15 lemos que quem confessa Jesus publicamente que Jesus é filho de Deus, Deus permanece nele. É preciso tomarmos uma atitude que todos saibam que confiamos em Jesus. 

Jesus cuidou deles 

Vamos continuar a leitura sobre a cura dos dez leprosos: 

Jesus os viu e disse: Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Quando iam pelo caminho, eles foram curados. Lucas 17;14 

Aqueles homens não foram curados imediatamente, mas enquanto iam para se mostrarem ao sacerdote. Em Levíticos, capítulos 13 e 14, lemos sobre o procedimento para que o sacerdote declarasse que alguém estava com uma doença de pele contagiosa ou não. Os dez leprosos só deveriam ir ao sacerdote quando estivessem bem, quando estivessem sem manchas, mas sob a ordem de Jesus, partiram mesmo ainda machucados. A fé deles fez com que tomassem uma decisão mesmo sem ver os resultados imediatos. Ainda pelo caminho, eles foram “se curando”, melhorando o aspecto de suas peles. 

Podemos imaginar aqueles homens olhando para si e comentando “vejam, estou melhorando Minhas manchas estão diminuindo”. Enquanto caminhavam, a vida daqueles homens foi melhorando, mas não foi porque tomaram um remédio, ou porque o sol estava secando a ferida. A cura dos dez leprosos ocorreu porque Jesus estava cuidando deles. 

Nossa vida só melhora porque Jesus está cuidando de nós. Não conseguimos emprego porque nos esforçamos apenas, não somos curados apenas porque seguimos ordens médicas, mas essas coisas acontecem porque, em primeiro lugar, Jesus assim deseja. Devemos fazer nossa parte, como aqueles leprosos, mas não podemos nunca deixar de lembrar que as coisas só vão bem em nossa vida porque Jesus está no comando. 

Louve em alta voz 

Outro aprendizado que tiramos sobre a cura dos dez leprosos é que devemos louvar a Deus em alta voz. 

E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Lucas 17:15 

Talvez você não seja pentecostal, talvez você seja tímido, ou ache que cantar, bater palmas ou dançar não é de sua personalidade, mas nossa gratidão a Deus deve, por vezes, superar nossas emoções. Podemos citar também muitos outros exemplos de pessoas que louvaram a Deus de forma extravagante, como Davi ou Miriã, por exemplo. Por vezes, o que Deus espera de nós é com coração grato o suficiente para que deixemos de lado nossa vergonha e nossa timidez para adorá-lo em alta voz. 

Seja grato às pessoas 

Por fim, outra coisa importante que aprendemos com essa história sobre a cura de dez leprosos é que devemos ser grato a Deus e às pessoas a quem Deus usa. No caso aqui, a pessoa foi o próprio Jesus. 

Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Lucas 17:16 

O Senhor usa as pessoas como instrumentos de sua bondade, misericórdia e bondade, mas muitas vezes não percebemos isso é só reclamamos. Devemos ser gratos ao porteiro, ao motorista do ônibus, ao caixa do mercado, aos garis, às pessoas que recolhem o lixo, ao balconista e tantas outras que nos servem diariamente e nem percebemos. Em nossa vida, quantos professores trabalharam para nos trazer conhecimento. Diariamente, policiais e bombeiros arriscam suas vidas para gerar segurança. Nosso país, tão rico em natureza é defendido por soldados e marinheiros, por exemplos, que compõem o exército que defende nossa pátria. Ao nosso redor temos, nossa esposa, nosso marido, até nossos filhos, que nos ajudam diariamente, com comida, administrando as finanças, ajudando nos afazeres domésticos. Podemos citar também todos que servem em sua congregação; 

Enfim, muitas vezes somos bons em agradecer a Deus, mas falhos em ser grato às pessoas. Não deixe de ser gentil e educado com todas essas pessoas.  

Podemos concluir esta devocional sobre a cura de dez leprosos por aqui. Releia o texto em sua Bíblia e tente assimilar quantas coisas Deus pode nos ensinar através dessa graciosa história. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE A CURA DOS 10 LEPROSOS EM PDF

Para complementar seu estudo sobre a cura dos dez leprosos, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *