Dicas de temas para encontro de casais

Share Button

Os assuntos para reuniões de casais cristãos podem ser tratos de uma forma ampla, ou minuciosa, dependendo de cada grupo, de cada igreja e de cada propósito, no entanto, podemos elaborar temas específicos que podem ser estudados pelos líderes de casais para discutir com a igreja. O objetivo deste texto é apontar alguns temas para encontro de casais mais específicos, que podem ser trabalhados em encontros de uma ou duas horas. As reuniões de casais servem para estruturar e fortalecer a família cristã, por isso, todo assunto deve ser tratado de forma delicada, tomando-se o cuidado de não expor ninguém e de, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades iguais para que todos falem, se manifestem, mesmo que por escrito ou de forma anônima.

Leia também:

O Casamento é plano de Deus

Este é um assunto que deve ser sempre abordado nas reuniões. Por mais que falemos de sexo, criação de filhos ou finanças, não podemos nunca menosprezar o propósito de Deus para as famílias. Recomenda-se que ao menos uma vez por ano um dos temas para encontro de casais seja o propósito de Deus para a família, com exemplos de Adão e Eva, Jezabel, Salomão ou até mesmo a relação entre Cristo e a Igreja, como maior exemplo que um casal deve ter de entrega e dedicação – Efésios 5:25.

Comunicação

É senso comum dizer que todo bom relacionamento precisa de uma boa comunicação. No casamento cristão não pode ser diferente. Mais do que falar da importância da comunicação, as reuniões de casais podem falar sobre as formas de se comunicar. Como a mulher dizer algo, como o homem comunica, quais as diferenças na forma de dizer algo do homem e da mulher, a comunicação não verbal, o poder das palavras, o controle da língua. Este tema pode render várias reuniões, basta a leitura de alguns bons livros e uma rápida pesquisa na internet para acharmos informações preciosas sobre a comunicação no casamento.

Emoções – 

Embora existam muitos bons livros para casais sobre o assunto, poucas vezes se toca neste tema nos encontros de casais. Mais do que apontar as diferenças emocionais entre homem e mulher, esta é uma boa oportunidade para falarmos de controlar as emoções, saber comunicar as emoções, saber falar o que estamos sentido e saber respeitar as emoções do cônjuge são alguns assuntos que podem ser debatidos nestas reuniões.

Planejamento

Mais um assunto que pouco, ou nunca, se fala nas reuniões de casais. O planejamento familiar é fundamental para a família moderna. Saber organizar as finanças, programar o melhor tempo para ter filhos, fazer reservas financeiras para a educação dos filhos, priorizar o que realmente importe – o que é mais importante: pagar a prestação de um carro ou um curso de inglês para o filho; fazer uma viagem ou juntar verbas para comprar uma casa – planejar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Muitas igrejas desprezam o planejamento familiar porque não conhecem o vasto campo de debates e informações que se pode obter, fortalecendo a família, levando os fiéis a conquistas honrosas.




Dicas de livros e filmes

Nunca vi uma reunião com este propósito, mas acho que seria inteligente se os líderes de casais indicassem filmes ou livros para fortalecer a família. Uma opção seria realizar uma reunião para este tema, mas acho que seria mais proveitoso ao fim de cada reunião que um livro ou filme fosse indicado, deixando espaço para que os participantes também pudessem colaborar com opiniões e dicas de livros cristãos para casais.

Temas para encontro de casais – 

Estes tópicos levantados podem render diversas reuniões, conversas e muito debate. A liderança deste departamento precisa ser criativa, trabalhadora e gostar de ler, pois não se pode realizar reuniões proveitosas sem a leitura de bons livros cristãos para casais e, claro, a Bíblia.

31 comentários

  • ivone soares

    Gostei muito desse espaço, gostaria de receber orientações a cerca de como iniciar um trabalho com casais em minha igreja. fico-lhe grata.

  • Rodrigo

    Gostaria de receber material para que eu possa trabalhar com casais, em forma de evangelismo, uma vez que os mesmos ainda não são cristão, porém, abrem as portas para a palavra do Senhor.

  • francisca b silva

    achei ótimo as sugestoes

  • luis carlos correia

    Trabalhos com ministerio de casais na minha igreja, e gostaria de dicas de como realizar reuniões simples e ludicas com os casais da minha igreja.

  • luis carlos correia

    gostaria de algumas dicas de como realizar um congresso para familias.

  • PETRONIO ALCANTARA SILVA ALCANTARA SILVA

    Essas orientações são boas,mas gostaria de receber mais informações.obg
    Petrônio

  • PETRONIO ALCANTARA SILVA ALCANTARA SILVA

    Gostaria de receber mais orientações sobre encontros de casais pois sou iniciante nesta área.

  • jose c laranjeira

    gostaria de receber mais orientação ate mesmo material para que possamos trabalhar com encontros de casais.

    • nelci rodrigues porto

      gostaria de receber orientaçoes e material para trabalhar com casais n minha igreja.tenho esse cargo,porem nao tenho esperiencia.grato.

  • Sara Dantas

    Gostaria de orientações para iniciar um grupo de casais em minha igreja!!

  • FRANCISCO JOCILANDO FORTE BARBOSA

    Gostei muito.

  • SIMONE NASCIMENTO

    Trabalhos com ministerio de casais na minha igreja, e gostaria de dicas de como realizar reuniões simples e ludicas com os casais da minha igreja.
    gostaria de algumas dicas de como realizar um congresso para familias.

  • Maria Aparecida de Souza Lina

    Esse ano de 2017 eu e meu esposo fomos desafiados para o ministério de casais …gostaria de receber dicas de temas e dinâmicas para US duad atuais. No aguardo .

  • Valdinir Perrotti

    Este ano de 2017 eu e meu esposo, recebemos um convite para trabalhar com casais e preparar um encontro de casais. Gostaria de materiais e temas serem tratados.
    Obrigada

  • Maria

    Gostaria de receber sugestões cristãos para trabalhar com os casais: filmes e livros, materiais para usar em encontros.

  • jose erivaldo alves da silva

    bom dia! gostei muito desse espaço e gostaria de saber como posso adquiri material para realizar esse trabalho na minha igrja

  • Anderson de souza correia

    boa tarde recebi o convite para trabalhar com casais na minha igreja e como faço para obter material pra trabalhar com casais, pois não tenho experiencias com casais.peço ajuda

  • Luciana Ferreira Cunha Vieira

    Recebemos o convite para trabalhar com casais na minha igreja, gostaria de receber indicação de materiais para trabalhar com os casais.

  • Bruna

    Estou pensando em fazer na igreja gostaria de receber dicas

  • Sebastião Paulo Santos

    Gostei muito

  • Erica pimentel

    preciso de temas para encontro de casais evangelicos

  • Cintia

    Gostei muito desse site estou querendo iniciar um trabalho para casais na minha igreja. Mais preciso de muita orientação. Me ajundem por favor a como organizar.

  • QUEL

    Trabalhamos com casais na minha igreja , gostaria de receber orientação.

  • Geisy

    Adorei tudo !! Gostaria de receber se possível um tema e citações bíblicas por gentileza!

  • Boa noite! Gostaria de receber se possível algum material para palestra de casais, mas com assuntos mais íntimos. Como uma orientação a respeito de assunto. Járecebi vários pedimos mas na verdade não estou sabendo elaborar algo a respeito ou seja como começar por ser um assunto mais complexo para falar na igreja.

  • Daniela medeiros

    Gostei.Também queria receber materias se possivel.Desde já agradeço vos e paz do senhor

  • Carlos Augusto Cunha Castro

    Graça e Paz , Gostaria de receber de vocês os projetos completos de como realizo em minha igreja um congresso de casais , algumas dicas para poder aplicar aqui no ministério. em nome de Jesus. Obrigado e Deus continue abençoando.

  • Elenita da Mata

    A paz de Jesus a todos. Gostaria de receber sugestõe de dinâmicas para encontro de casais.

  • Valmir Bezerra

    Irei comecar um grupo de casais em minha paroquia e gostaria da ajuda de vcs quanto a sugestoes de dinamicas para o grupo. Ja temos data marcada para comecar, eh dia 20/10/17. Eh uma necessidade dos casais de minha paroquia. Agradeco a atencao dispensada. Que Deus lhes abencoe.

  • Isadora

    gostaria de receber dicas de materiais par trabalhar com casais na minha igreja .
    obrigado.

  • Marise Costa

    minha igreja pediu para que eu estivesse frente do ministério de casais e eu gostaria e pedir ajuda aos amados já seuros nessa área, agora em fevereiro etaremos fazendo uma filmatoteca com aconselhamento de um psicólogo, em junho planejo um Seminário para casais gostaria de um tema e se alguém pode me dar alguma orientação de programa serão dois dias a oite na igreja e o terceiro numa chácara com momentos de lazer e estudo essa é minha ideia queria que me dessem dicas para melhor incrementacao fico muito agradecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *