Dicas de temas para encontro de casais

Share Button

Os assuntos para reuniões de casais cristãos podem ser tratos de uma forma ampla, ou minuciosa, dependendo de cada grupo, de cada igreja e de cada propósito, no entanto, podemos elaborar temas específicos que podem ser estudados pelos líderes de casais para discutir com a igreja. O objetivo deste texto é apontar alguns temas para encontro de casais mais específicos, que podem ser trabalhados em encontros de uma ou duas horas. As reuniões de casais servem para estruturar e fortalecer a família cristã, por isso, todo assunto deve ser tratado de forma delicada, tomando-se o cuidado de não expor ninguém e de, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades iguais para que todos falem, se manifestem, mesmo que por escrito ou de forma anônima.

Leia também:

O Casamento é plano de Deus

Este é um assunto que deve ser sempre abordado nas reuniões. Por mais que falemos de sexo, criação de filhos ou finanças, não podemos nunca menosprezar o propósito de Deus para as famílias. Recomenda-se que ao menos uma vez por ano um dos temas para encontro de casais seja o propósito de Deus para a família, com exemplos de Adão e Eva, Jezabel, Salomão ou até mesmo a relação entre Cristo e a Igreja, como maior exemplo que um casal deve ter de entrega e dedicação – Efésios 5:25.

Comunicação

É senso comum dizer que todo bom relacionamento precisa de uma boa comunicação. No casamento cristão não pode ser diferente. Mais do que falar da importância da comunicação, as reuniões de casais podem falar sobre as formas de se comunicar. Como a mulher dizer algo, como o homem comunica, quais as diferenças na forma de dizer algo do homem e da mulher, a comunicação não verbal, o poder das palavras, o controle da língua. Este tema pode render várias reuniões, basta a leitura de alguns bons livros e uma rápida pesquisa na internet para acharmos informações preciosas sobre a comunicação no casamento.

Emoções – 

Embora existam muitos bons livros para casais sobre o assunto, poucas vezes se toca neste tema nos encontros de casais. Mais do que apontar as diferenças emocionais entre homem e mulher, esta é uma boa oportunidade para falarmos de controlar as emoções, saber comunicar as emoções, saber falar o que estamos sentido e saber respeitar as emoções do cônjuge são alguns assuntos que podem ser debatidos nestas reuniões.

Planejamento

Mais um assunto que pouco, ou nunca, se fala nas reuniões de casais. O planejamento familiar é fundamental para a família moderna. Saber organizar as finanças, programar o melhor tempo para ter filhos, fazer reservas financeiras para a educação dos filhos, priorizar o que realmente importe – o que é mais importante: pagar a prestação de um carro ou um curso de inglês para o filho; fazer uma viagem ou juntar verbas para comprar uma casa – planejar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Muitas igrejas desprezam o planejamento familiar porque não conhecem o vasto campo de debates e informações que se pode obter, fortalecendo a família, levando os fiéis a conquistas honrosas.




Dicas de livros e filmes

Nunca vi uma reunião com este propósito, mas acho que seria inteligente se os líderes de casais indicassem filmes ou livros para fortalecer a família. Uma opção seria realizar uma reunião para este tema, mas acho que seria mais proveitoso ao fim de cada reunião que um livro ou filme fosse indicado, deixando espaço para que os participantes também pudessem colaborar com opiniões e dicas de livros cristãos para casais.

Temas para encontro de casais – 

Estes tópicos levantados podem render diversas reuniões, conversas e muito debate. A liderança deste departamento precisa ser criativa, trabalhadora e gostar de ler, pois não se pode realizar reuniões proveitosas sem a leitura de bons livros cristãos para casais e, claro, a Bíblia.

26 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *