Encontrando palavras que edificam sua vida

Share Button

No decorrer de nossa rotina levamos tempo para realizar diversas tarefas, e nesse corre-corre, esquecemos de parar um tempinho para ler algumas palavras que edificam. Nossa fé é sustentada por tudo aquilo que lemos na bíblia. Através da leitura rotineira da bíblia memorizamos alguns versículos e algumas histórias que servem para nos orientar nas decisões, tribulações e tentações que enfrentamos todos os dias. Sem uma leitura sistemática, planejada, da Palavra de Deus, estaremos sempre perdidos, sem saber como agir ao certo, sem nem mesmo saber no que cremos e por que cremos. Precisamos acalmar nosso coração e buscar respostas na fonte de nossa fé, que é a bíblia sagrada.

Na primeira carta de Pedro lemos que devemos lançar todas as nossas ansiedades em Deus, pois ele cuida de nós.

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7

Aqui encontramos um versículo simples, mas que pode muito nos ajudar quando buscamos palavras que edifiquem em todos os sentidos. Estejamos nós tomando uma decisão importante, como fazer ou não um negócio, aceitar ou não um emprego, como educar nossos filhos, como reagir a uma situação na qual nos sentimos injustiçados; colocar nossa ansiedade em Deus significa que confiamos plenamente que Ele está no comando e que podemos confiar naquele que não vemos. Paulo chega a dizer que a nossa fé parece loucura para os outros.

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18

Quando decidimos seguir o cristianismo com todas as nossas forças, precisamos entender que em alguns momentos precisaremos tomar medidas que contrariam a lógica, parecendo loucura. Nos dias atuais, por exemplo, parece loucura não revidar uma ofensa, devolver um troco a mais, tratar bem alguém mal-humorado. Esses são alguns exemplos de como praticar o que Cristo ensinou parece “babaquice” para aqueles que vivem segundo o padrão deste mundo. Quando buscamos palavras que edificam estamos abrindo nosso coração para receber essas palavras, mas precisamos também estar disposto a praticá-las.




Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2 Coríntios 12:10.

Neste trecho lemos como é importante confiar em Deus quando achamos que estamos fracos, ou em momentos difíceis.

Versículos de edificação

Recomendamos que, ao final desta leitura, você dê uma lida no texto de Marcos 4:35 a 37. É um trecho curto. Nesta passagem, os discípulos estavam no fim de um dia exaustivo e tudo o que queriam era descansar, então se retiraram em um barco. O que não esperavam é que passariam por uma tempestade. O barco que estavam começou a encher de água. Entre os versículos 38 e 40, lemos que os discípulos acordaram Jesus, pois não tinham mais esperança em resolver a situação por si. Só poderiam esperar um milagre.

Muitas vezes também passamos por situações que somente um milagre pode tirar o nosso medo, a nossa angústia. A fé vem justamente para estes momentos. Para nos dar a tranquilidade e o planejamento que precisamos para superar os desafios. Cristo nunca disse que não passaríamos por problemas, pelo contrário, confirmou que passaríamos por tribulações, mas nos ordenou manter o bom ânimo, pois ele venceu o mundo. Ele nos ensinou isso para dizer que podemos superar nossas dificuldades com nossa fé. Às vezes, vai parecer loucura, insensatez. Contar com a fé, para muitos, é confiar em algo que não podemos nos apoiar, mas este é o real significado de fé, crer naquilo que não vemos.

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Romanos 8:24

Reserve um tempo para isso

Todos nós temos um hobby ou um assunto que gostamos muito. Pode ser esportes, pode ser a moda, pode ser vídeo games, filmes ou a própria internet. Acabamos absorvendo alguns conhecimentos que não fazem a menor diferença em nossa vida. Quem ganhou a Copa de 86, quem ganhou o Oscar de melhor ator em 2015, quem casou com quem, entre tantas outras baboseiras. Sem nos dar conta, gastamos muito tempo com coisas que em nada nos edifica.

Não queremos dizer que não podemos ter passatempos, ou nos interessar por tantos outros assuntos, mas quando temos sede de adquirir palavras que edificam realmente nossa vida, a leitura bíblica passa a ser um hobby, algo que fazemos com prazer.

Mesmo por que, perceba que ler entre três a cinco capítulos por dia não vai levar mais que vinte minutos, mas vai nos trazer grande ajuda. Hoje, com tantos aplicativos para celulares, é fácil baixar uma bíblia para lermos no ônibus, no horário de almoço, na fila do banco. Depois que começamos uma rotina para ler a bíblia, começamos a perceber como podemos fazer isso em tantas situações que antes fazíamos nada, ou nada que edificasse. Tente diminuir seu tem com estes hobbies que não edificam para aumentar seu tempo com palavras que edificam.

Edifique sua vida

Em Mateus 7 lemos a parábola na qual Jesus nos ensina a construir a casa sobre a rocha, pois vindo a tempestade, ela resistirá. Essa é uma das palavras que edificam mais importantes que Cristo nos ensinou. Devemos construir nossa fé em algo firme, os ensinamentos de Cristo, mas muitas vezes nossa fé é baseada no que vemos nos outros. Quando um pastor erra, muitos desistem da igreja. Quando um irmão que era referência para nós comete um erro, achamos que podemos fazer o mesmo. Afinal, “se até ele errou por que eu não posso pecar”? Esses são pequenos exemplos de que muitas pessoas baseiam sua fé em algo frágil, se espelhando nos outros, mas nesta vida, não há quem não erre, não peque.

  • Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10

Este trecho nos ensina muito sobre os mais diferentes aspectos. Para o contexto de hoje, vemos que não podemos nos espelhar em ninguém, a não ser naquele que nunca pecou, Jesus Cristo.

Se você busca palavras que edificam de verdade, beba da fonte da água da vida. Medite nas palavras do Criador. Ao ler os ensinamentos de Jesus aprendemos muito sobre todas as áreas de nossa vida. Este texto é um pequeno exemplo de como a bíblia está repleta de palavras que edificam nossa vida sobre a rocha.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *