Organizando um encontro de casais evangélicos passo a passo 

Share Button

Um dos ministérios mais comuns nas igrejas evangélicas é o de casais. O principal objetivo do grupo de casais é criar base para a formação de uma família forte e unida. A partir do fortalecimento dos casais, as famílias se tornam mais fortes e sólidas. Nos encontros de casais evangélicos, diversos assuntos colaboram para o crescimento pessoal, desde saúde e finanças até relacionamento sexual e crescimento espiritual do casal. O planejamento de uma reunião de casais deve ser feita com cautela e precisão. Muitos convidados costumam comparecer nestas reuniões e o encontro de casais evangélicos é a primeira experiência em uma igreja, por isso, um evento mal planejado, feito sem dedicação, acaba sendo um mau testemunho.

Para quem ainda não está acostumado com essas reuniões, alguns passos simples podem ajudar a realizar um bom encontro de casais evangélicos. Neste texto, vamos enumerar as principais atividades que podem fazer parte de uma reunião de uma igreja evangélica. Desde a preparação até o evento, alguns cuidados são essenciais para um evento de sucesso. O líder que busca como fazer uma boa reunião de casais vai sempre ter resultados positivos e surpreendentes. O fortalecimento das famílias pode começar nesses encontros.

Leia também:

O encontro de casais evangélicos é fundamental porque nem sempre assuntos relacionados à família podem ser abordados em pregações. Um pregação de domingo, por exemplo, não vai focar em dificuldades na relação sexual ou passar dicas de economia familiar. As reuniões de casais servem para trazer este amparo às famílias cristãs. Além disso, o clima mais informal ajuda as pessoas a se soltarem e se identificarem com os problemas levantados. Os líderes devem, acima de tudo, proporcionar um clima amistoso e amável, onde todos se sintam à vontade para falar, dar opinião e fazer perguntas, mas também devem estar dispostos a atenderem casais individualmente. Em casos de reuniões rotineiras, não são necessários algumas medidas, como decoração e convites impressos, mas realizamos um levantamento completo para que você decida o que deve realmente ser feito.

Produção-de-eventos

Organização

A organização de uma reunião pode parecer simples, mas dividindo em partes podemos organizar um encontro de casais evangélicos mais produtivo.

Em primeiro lugar, devemos ter um objetivo claro, seja dar boas-vindas aos membros, fortalecer os casais, trazer crescimento espiritual, ou usar o encontro para evangelizar.

Após o objetivo definido, podemos realizar um cronograma. Uma reunião para trazer crescimento espiritual, por exemplo, pode ter um cronograma bem diferente de uma reunião para abordar a sexualidade. Além disso, o cronograma vai nos ajudar a detalhar o evento, como escolher o local, horário e público-alvo.

Dois pontos que andam juntos é a escolha do local e o orçamento. Há quem prefira escolher um local primeiro, para depois definir o orçamento e há quem ache melhor definir um orçamento (por casal ou geral) para depois irem atrás do local. Não existe certo ou errado, depende do objetivo, época do ano, igreja etc. A liderança só não pode esquecer de incluir no orçamento outros gastos, como condução, alimento e lembranças, por exemplo.

O público-alvo normalmente são os casais da igreja, mas é bom, às vezes, realizar eventos evangelísticos. Além disso, em igrejas maiores, o público-alvo pode estar dentro do universo de casais, como por exemplo, casais com situação financeira ruim, casais recém casados, casais com filhos…

É importante a liderança eleger a equipe que participará da reunião e definir as tarefas de cada pessoa. Recomenda-se colocar casais para trabalharem juntos, na mesma função. Alguém deve fazer a recepção, outro casal pode fazer as dinâmicas. Outro casal pode ser responsável pelo orçamento e assim por diante. Se a reunião incluir uma refeição, um casal pode ficar responsável por esta tarefa, por exemplo.

Outro fator importante na organização de um encontro de casais evangélicos é a divulgação. Além de recados no púlpito, nos cultos tradicionais, a divulgação pode incluir redes sociais, cartazes, convites e folhetos. Uma ideia, que algumas igrejas realizam quando realizam encontros especiais, é fazer um mural com fotos dos casais que confirmam presença. Isso estimula outros casais a participarem e ainda ajuda os mais tímidos a se identificarem com este ou aquele casal.

No dia do evento, os participantes devem se concentrar em suas tarefas, sem se esquecer do preparo do local. A decoração, se houver, disposição de cadeiras, mesa, equipe de som e outros detalhes devem ser listados antes do evento, para que no dia da reunião possa ser feito um “check list”, lista de checagem.

Realização do evento

Recomendamos que todo encontro de casais evangélicos, especial ou de rotina, devem ter uma recepção. Ao menos um casal deve recepcionar os convidados, deixando-os confortáveis. Os recepcionistas devem iniciar o trabalho cerca de uma hora antes. Também é bom que a reunião comece no horário, mesmo com poucos casais, pois possíveis improvisos podem acontecer mais tarde, em outras partes da reunião, e isso faria a reunião acabar muito tarde, deixando os casais cansados e desmotivados a participarem do próximo encontro.

Alguém da equipe deve iniciar oficialmente a reunião, falando sobre a reunião, uma prévia do que será feito no decorrer da noite. Depois disso, pode ser realizado algum “quebra-gelo”, ou apresentação. Algo rápido que não demore mais de 10 ou 15 minutos.

Em uma reunião de rotina, o evento pode ter um momento de louvor. Não precisa ter música evangélica romântica, mas é bom escolher louvores mais tranquilos. Além disso, não são necessárias muitas músicas para dar início à reunião. Duas a quatro canções são suficientes. Cerca de 20 minutos de louvor é o suficiente.

Após o louvor, normalmente, como num culto tradicional, é feita uma oração e a palavra é passada ao preletor, que pode dar início ao estudo ou pode iniciar uma dinâmica.

Cada encontro de casais evangélicos tem um funcionamento próprio, não fique preso à regras, o objetivo é apresentar uma rotina, um guia, não um cronograma engessado. A dinâmica pode ser até mesmo após a palavra do preletor, ou no meio. Não é raro, o preletor fazer uma introdução, organizar uma dinâmica e concluir a reunião após a dinâmica.

Outra forma bem comum de realizar o encontro de casais evangélicos é separando homens e mulheres, assim a mensagem é mais direcionada. A separação entre homens e mulheres funciona muito bem, pois faz que o participante se identifique com os demais, e perceba que seu problema é muito semelhante a de outro casal.

Após a palavra, pode ser feita uma oração final e os agradecimentos. Se houver jantar, ou lanche, recomenda-se que seja feita ao final de tudo porque alguns vão demorar mais tempo para comer, outros comem mais rápido, há ainda a questão do banheiro. Não é uma boa ideia planejar algo após os comes e bebes. Recomenda-se que a última etapa de uma reunião de casais deve ser esta, se houver. Em algumas igrejas, os encontros de casais evangélicos não possuem tempo de lanche, o que também é bom para evitar que os convidados saiam muito tarde, ou quando a equipe de casais é pequena e não tem como ficar até o fim para organizar e limpar o local. Se o evento for durante a semana, a etapa de lanche pode ser evitada.


64 comentários

  • Muito obrigado, amigo. VOu usar essas dicas hoje mesmo

  • Leidson

    Oi meu nome é Leidson eu e minha esposa fazemos parte da rese de casais e queria a ajuda de voces para sugestões de Temas para esse mês.
    Shalom!

  • luzia

    gostari de saber como fazer um jantar de casal
    quero sabel des dos comvite até a plestra

    alguem pode me-ajudar

    • rtsens

      Olá, Luzia. Iremos lhe enviar um e-mail com algumas dicas simples. Você havia feito um comentário e colocado um e-mail de contato, por isso, o comentário precisou ser aprovado. Como você fez este comentário, de novo, o antigo foi apagado.

    • Valquiria Gabriel

      Boa tarde. Tenho Palestrante com o tema ” CELEBRAR o AMOR resgatando a intimidade através dos CINCO SENTIDOS”.
      Caso tenha interesse me chame whats (11)959611153

  • luzia marques

    gostari de saber como fazer um jantar de casal
    quero sabel des dos comvite até a plestra

    alguem pode me-ajudar
    obrrigado!!!

  • Paulo e alicia

    Gostaria de dicas sobre culto de casais. misturado com solteiros

  • Elma Andrade

    Ola boa tarde me chamo Elma Andrdae estou querendo começar este trabalho na minha igreja pois ainda nao temos departamentos de casais e tenho estudado um pouco sobre esse trabalho e percebi que em nosso miniterio precisa de um trabalho como esse e Deus tem asendido esse trabalho no meu coraçao peço ajuda a vcs

  • valcielia

    A graça e. paz, gostaria de dicas como promover um encontro de casais evangélicas ,ou seja dinâmica etc

  • Isaias Marinho

    muito importante estas dicas, enriquece nosso conhecimento

  • Olá!
    Gostaria de um cronograma para um jantar de casais.
    Obrigada pela atenção.

  • Francislene

    Olá gostaria de um cronograma e de jantar de casais ..obrigado

  • Simone Alves

    Boa tarde! A nossa igreja irá fazer um encontro de casais pela primeira vez. A igreja toda irá para uma chacara e terá a parte da manhã do domingo para este evento, então o lanche será o café da manhã. Neste caso em qual horário é bom servir o lanche, pois café da manhã é a primeira refeição do dia. Por favor me dêem dicas! E já adianto que não terá como mudar para o período da tarde ou noite.
    Qual melhor horário para a ministração da palavra, louvor, etc… Ajudem!!! Rs

  • Maria José

    Dicas para brincar no jantar de casais.

  • Eroldo

    Bom dia, gostaria de participar de encontro de casais gospel no Rio Grande do Sul nas imediações de Santa Maria.

  • Aldeize Dayane

    Oi.gostei muito das dicas,meu esposo e eu fomos enviados para o interior da Bahia, la é tudo muito difícil de acesso,queremos fazer um encontro de casais,com fim evangelístico,preciso de ajuda com o tema,assunto,convites etc

  • Normando Braga

    Dicas para um jantar de encontro de casais é o que preciso de voces. Amém!
    Vai ser o primeiro nesta igreja e tem poucos membros. uma média de 15 casais

  • Rafaela

    Olá gostaria de saber como organizar um congresso de casais

  • Denise

    Ola meu nome é Denise e trabalho com casais há quase 15 anos. Anualmente temos o encontro de casais \ Simpósio da família e Clinica da família. O que julgo ser essencial para um resultado de sucesso é:
    1- Um bom homem ou mulher de Deus que traga uma palavra edificante,
    2- Uma simpatica recepção onde as pessoas se sintam acolhidas e,
    3- Algo no final para presentear, afinal os presentes diz a bíblia alargam os caminhos … e eu completo dizendo que eles tão alargam nossas memorias
    4- Se o tema permitir, uma dinamica para fixar o evento e fazer refletir sobre o assunto.

    • rtsens

      Ótima dicas dicas Denise. Agradecemos a complementação. Esperamos que continue participando.

    • rosimeire oliveira

      oi boa tarde meu nome e rose comecei a trababalhar este ano com casais e queremos fazer um jantar de csais gostaria que vc me desse umas dicas.

  • ALINE DE SOUZA FRANCISCO

    Gostaria de saber como fazer um jantar de casal e palestras é tudo isso q envolve este departamento

    Alguém pode me-ajudar?

  • Juliana

    Boa noite! Me chamo Juliana e trabalho com casais. Gostaria de dicas para fazer um encontro diferente. Onde seria para casais que não fez o encontro ainda é os que ainda não fez!

  • Juliana

    Corrigindo a pergunta anterior: Casais que ja fizeram o encontro e casais que ainda não fizeram o encontro.

  • ilane monique

    oi a paz? gostaria de mas informaçoes; é a primeira vez q vou fazer um encontro de casais na igreja q congrego,não tem muitos membros,acho q so tem 20 com as crianças,mas vou anunciar em outras igrejas,fazer faixas,etc…
    e a minha duvida é? qual tipo de dinamica posso fazer?
    sou do RJ baixada,e alguns preletor,q chamei combram muito caros e nao temos recursos,vc conhece alguem q pode me indicar?
    q tipo de jantar é mas favoravel,ou indicado para esses encontros?

  • Janaina Anacleto

    Bom dia, paz seja contigo!!
    Gostaria de receber ideias de Tema para retiro de casais.

    Obrigada Deus abençoe

  • Patrícia Mendonça Barreto

    Estou iniciando o trabalho de congresso de casais em minha igreja, será uma tarde de sábado, quantas palestras podem ser? quais dinâmicas ? me passa algumas dicar, por favor. Fica na paz!

  • Claudia Marcia de mello

    Olá meu nome é Claudia Marcia, li e gostei muito das informações, fiz um curso de casais internacional a uns cinco anos atrás ou mais amei acrescentou em minha vida muitíssimo e gostaria de realizar uma reunião de casais na minha igreja. Seria o primeiro por isso gostaria e precisava de algumas dicas e será somente no final do ano porem só tenho em minha Igreja três casais comigo nós gostaríamos de chamar casais de outras Igrejas para participar.

  • shirley gomes dos santos

    Bom dia, eu e meu marido iremos iniciar um chá dos casais na minha igreja, gostaria de saber qual tema do pregador e organização posso está iniciando nosso encontro!

  • D. AZEVEDO

    Olá gostaria de dinâmicas para encontro de casais como também ajuda com temas para trabalhar

  • Adriana Porto

    Gostaria de dinâmicas para encontro de casais e outras dicas primeiro encontro na nossa igreja.obrigada

  • Aline Nazario

    A Paz do Senhor,gostaria muito de fazer um congresso de casais na minha Igreja,mas que abrange casais que não são da Igreja,gostaria de dicas,jantares e ate mesmo palestrantes.

  • Tati

    Olá gostaria de saber como posso fazer um encontro com um brunch para casais,
    Qual tema poderia abordar e qual diferencial poderia fazer pois são para poucos casais e gostaria de passar uma ideia bem diferente p eles
    Se possível me enviar um email taty_ss14@hotmail.com

  • Fortunato

    Bom dia meu nome é Fortunato fui convidado a tomar conta dos casais da igreja aonde frequento, quero pega essa responsabilidade, mas estou com medo de deixar a desejar por onde começo o que eu faço preciso de algumas orientações alguém poderia me ajudar. Obrigado

  • Simone Bezerra

    Boa tarde, meu nome é Simone, tenho tentado começar um trabalho com casais na minha igreja, sinto que é preciso reavivar os sentimentos abafados e esquecidos devido a correria do cotidiano, sinto os casais da igreja qual sou membro muito frios uns com os outros e com seus conjuges, estamos marcando um encontro de casais mas não tenho ideia do que fazer, ajudem-me por favor.

  • Nátalie santos

    Olá boa noite, gostaria de dicas de dinâmicas para encontro de casais.

  • Josenia Novaes

    Boa noite!
    Eu gostaria de algumas idéias para fazer algo diferente no jantar de casais, algo que incluam os solteiros e os viúvos.
    Desde já, agradeço!

  • CARLA

    gostari de saber como fazer um jencontro de um dia de casal
    quero sabel des dos comvite até a plestra

    alguém pode me-ajudar
    e minha primeira vez mais quero fazer uma coisa bonita e organizada
    pra 20 CASAIS .

  • Olá vou fazer um jantar de casal
    queria opiniões dicas quem pode me ajudar agradeço.

  • Eloise

    Gostaria de idéias para um jantar de casais que será feito pela primeira vez em nossa igreja e será no mês dos namorados. Terá no máximo 30 casais.

  • Juliana

    Olá. Vocês podem me enviar por e-mail um cronograma para encontro de casais? Posso fazer uma recepção no lugar do jantar, para ficar mais barato? Vocês possuem palestrantes?

  • MARIA

    A Paz Queridos .gostaria de alguma idéias estou organizando um encontro de casais, s´´o como o nome ja diz é só para casais voltados pra ele.porém quase todos os casais na igreja tem filhos pequenos gostaria de sujestoes para com as crianças.

  • Débora nascimento

    Ola paz e graça.Bem vamos organizar um encontro com casais e vamos da um jantar queria a ajuda de vocês .Meu e-mail é dnascimentomendes@hotmail.com desde já obrigada.

  • Natalie Fernandes

    Por favor, preciso de orientções para organizar um jantar para casais com Deus.

  • Daury Jr

    Olá, estou elaborando um projeto com casais com menos de 10 anos de casados pois percebo que falta material e eventos focados neste grupo. Será que poderiam me auxiliar com material ou idéias para acrescentar ao ministério.
    obrigado.

  • Raquel

    Paz. Estamos organizando um Encontro de Casais e vamos servir almoço. O que vcs sugerem?

  • Celina Soares

    Olá poderiam me indicar palestrantes para um jantar de casais?

  • SILVIA

    A PAZ
    ESTOU ORGANIZANDO UM ENCONTRO DE CASAIS E PRECISO DE DICAS PARA O CARDÁPIO SERÁ UM ALMOÇO.

  • Roberta Mendes

    Boa tarde,

    Como faço para que eu e emu esposo possamos participar destes encontros para casais?

    Obrigada

  • Maria Helena

    Boas noite.
    A paz do senhor Jesus.
    Gostaria de receber algumas dicas parz encontro casais inclusive dinâmicas. Organização. Ornamentação.
    Desde já agradeço.
    Jesus abençoe. Pode me chamar no zap.986582918

  • Cristiane Jardim

    olá!
    Estou organizando pela primeira vez um encontro de casais e gostaria de receber informações de como fazer e principalmente tema e dinâmicas. Se alguém puder me ajudar agradeço.

    email: cristianejsantos@outlook.com

  • cristina lopes dos santos souza

    gostaria de receber dicas pois estou eu e meu esposo organizando o primeiro encontro de casasi da nossa igreja. um grande abraço!

  • Alessandra Niza

    Gostaria de saber como fazer um jantar de casais
    Quero ajuda desde os convites até a palestra. Alguém pode me ajudar. Quem tiver uma boa palestra poder me enviar eu agradeço muito!

  • Bruna Will

    Gostaria de receber dicas pois eu e meu esposo estamos organizando o primeiro encontro de casais da nossa igreja. um grande abraço!

  • Georgia Vilela

    Achei excelentes as dicas dadas aqui! ME deram um norte… o pastor aprovou todas!
    Muito obrigada, depois do evento volto aqui pra contar como foi!

  • jonathan

    Boa tarde!

    Adorei com site. Fui levantado na minha igreja para cuidar dos encontros de casais. Gostaria de receber dicas do tema ” A família restaurada pelo altar”.

  • Cristiane Ap Nascimento

    Bom dia

    Gostaria de receber dicas para tema, jantar e dinamicas. Estou começando a trabalhar com a organização de encontro de casais e preciso de ajuda.

    Desde já agradeço

  • Rosiane

    Bom dia,
    gostaria de saber como organizar um encontro de casais,
    quero saber desde os convites até a palestra !!

    Obrigada !

  • Amanda

    Adorei as dicas, eu e meu esposo, vamos dar início ao ministério de casais e gostaríamos de algumas dicas sobre dinâmicas, temas e até mesmo decoração!

  • ADRIANA

    OLÁ A PAZ ! GOSTARIA DE RECEBER MINISTRAÇÕES E DINAMICAS PARA CASAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *