fbpx

Ensinamento bíblico evangélico das profecias sobre Jesus

Ensinamento bíblico evangélico das profecias sobre Jesus

Vamos falar neste ensinamento bíblico evangélico sobre o dia mais esperado para o povo judeu será aquele no qual o profeta ungido, o messias judeu, vai se apresentar, trazendo ensinamentos e conhecimentos sobre o Eterno que outros profetas não conseguiram expressar. Para o cristão, este profeta é Jesus (Yeshua, em hebraico). Embora a maioria dos judeus discorde disso, as principais escrituras judaicas nos trazem pistas de que Jesus pode ser mesmo este esperado profeta judeu. No último estudo, vimos três grandes evidências que apontam para Yeshua (Jesus) como o verdadeiro messias, o profeta ungido, tão aguardado por Israel. No texto anterior as principais referências foram o bode expiatório, o cordeiro pascal e a serpente erguida por Moisés. No estudo desta semana, as referências são véu do templo, a rocha e as duas tábuas de Moisés.

Para melhor compreensão e acompanhamento deste ensinamento bíblico evangélico, recomendamos que você tenha uma bíblia na mão, pois os textos mais longos não serão transcritos. Alguns versículos ou trechos curtos nós acrescentamos ao texto, mas evitamos colocar longos trechos, o que tornaria a leitura cansativa.


A Rocha

Assim que saíram do Egito, o povo judeu passou fome e sede no deserto. Em determinada ocasião, pediram para Moisés providenciar água para que pudessem beber. Foi quando Moisés foi buscar água no monte Horebe. Esta água saciaria a sede dos hebreus. Moisés, então, feriu a rocha e deu água ao povo, salvando a multidão da morte. Vamos começar por aqui o nosso ensinamento bíblico evangélico.

“Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel”. Êxodo 17:5.

Para alguns estudiosos esta passagem é uma referência à vinda do messias judeu. De acordo com esse ponto de vista, a morte de Jesus concretiza essa profecia, pois ao ser ferido, derramou sobre o povo o seu Santo Espírito, salvando a multidão da morte.

É importante ressaltar que este sacrifício único deveria ser suficiente, mas em outro episódio semelhante, Moisés desobedeceu a ordem do Criador. Algum tempo depois, outra situação semelhante a essa aconteceu. No entanto, desta vez, a rocha não deveria ser ferida, mas Moisés deveria apenas com a rocha. A referência está em Números 20:8.

“Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.

Agora vamos ler Números 20: 10 e 11. “Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?”. Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.

Percebam que primeiro, Moisés faz uma referência a ele mesmo e Arão, e não a Deus, pois diz “será que TEREMOS…” (eu e Arão); porém, como lemos em seguida, Moisés voltou a ferir a rocha, desobedecendo a ordem do Altíssimo. Muitos não entendem porque Deus se irou com Moisés pelo simples fato de ter batido na rocha duas vezes, mas quando entendemos que a rocha representa Cristo, precisamos entender que o primeiro sacrifício (de Êxodo 17) era o suficiente, não existe a necessidade de um segundo sacrifício. Por isso, no versículo 12, lemos que Deus se irou contra Moisés e Arão.

O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão:

“Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”. Números 20:12.

Vamos seguir o ensinamento bíblico evangélico com o trecho que está em 1 Coríntios 10:4, onde lemos que Paulo faz uma alusão de Cristo com a rocha ferida por Moisés – “e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo”.

Teologia

As duas tábuas de pedra

Vamos para o segundo item deste ensinamento bíblico evangélico, curioso e profundo. Outro indício sobre o aguardado messias judeu pode ser observado nas famosas tábuas da lei que Moisés trouxe do monte Sinai. Para compreender melhor este estudo, recomendamos que você abra sua bíblia em Êxodo 20:2 a 17.

Perceba que, na primeira vez, as leis são transmitidas apenas oralmente. Depois, foram escritas em uma tábua, pelo próprio Senhor (Êxodo 31:18), no entanto, quando Moisés desceu do monte Sinai e viu o povo judeu idolatrando um bezerro de ouro, ficou tão irado que jogou as tábuas no chão, quebrando-as.

Após este episódio, Moisés voltou ao monte Sinai, talhou duas tábuas, semelhantes às primeiras, escreveu sobre elas as Palavras que Deus havia lhe dado e retornou ao povo com as novas tábuas.

Raramente lemos alguém fazendo um ensinamento bíblico evangélico sobre os 10 mandamentos. Comparar as tábuas da lei com o messias judeu pode parecer aleatório, mas sua maior correspondência está em João 1:1 que nos diz que no princípio existia a Palavra, a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. Mais adiante no versículo 4, de João 1, lemos que na Palavra há vida, e a Palavra é a luz dos homens.

As tábuas foram quebradas por causa do pecado do povo, assim como o Cristo foi despedaçado pelo pecado do povo. As segundas tábuas foram reconhecidas pelo povo judeu, assim como, para o cristão, Yeshua será reconhecido como a Palavra de Deus em seu retorno.

O paralelo entre as tábuas da lei e o messias envolvem não apenas sua vinda, mas seu retorno, quando, enfim, será reconhecido abertamente pelo povo judeu. O messias judeu será aceito pelo seu povo.


O véu do templo

O último item a ser analisado neste ensinamento bíblico evangélico é o véu do templo. Quando saíram do Egito, Moisés recebeu ordens para a construção do tabernáculo. O lugar mais santo seria onde ficaria a arca da aliança;. Muitas vezes chamado de “o santo dos santos”. De acordo com o texto de Êxodo 26:31, este lugar sagrado para o judeu seria separado do resto do povo por um véu, conforme o texto: “Faça um véu de linho fino trançado e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e mande bordar nele querubins”.

Ninguém tinha acesso a este local sagrado, a não ser o sumo sacerdote. O texto de Hebreus 9:7 explica que “No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância”.

Por, aproximadamente, 1500 anos, o véu separou o homem pecador do Senhor de Israel. Esta separação terminou quando Jesus foi crucificado, pois naquele dia, o véu rasgou-se de fora a fora, como diz Mateus 27:50 – “Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram”. Estudiosos acreditam que o termo “de cima a baixo” indica o fato de o véu ter sido rasgado pelas mãos de Deus e não de algum homem, pois se alguma pessoa tomasse a iniciativa de rasgar o véu, ele seria rasgado de baixo para cima.

O paralelo entre o lugar santíssimo do tabernáculo judeu e o sacrifício de Jesus também foi feita pelo apóstolo Paulo na carta aos Hebreus. Este é uma importante referência sobre o messias judeu.

“Onde esses pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles. Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo[46] pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Hebreus 10:18 a 21.

Quando o véu se rasgou, a separação entre Deus e os homens terminou, assim como o sacrifício de Jesus aproximou o Criador da humanidade. Por isso, o véu do templo é mais um forte indício de que Jesus é o messias esperado pelo povo judeu.

Neste texto vimos mais três evidências de que Yeshua (Jesus) é o tão aguardado profeta ungido (messias) pelo povo judeu. Outras evidências já foram colocadas neste site e, ao longo de nossa jornada, muitas outras serão colocadas. Acompanhe nossos estudos que servem de base para firmar nossa fé em Jesus, o verdadeiro messias judeu.

Para aprofundar o ensinamento bíblico evangélico sobre o messias judeu, leia também:

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *