fbpx

Esboço de pregação sobre família: A igreja no lar 

Esboço de pregação sobre família: A igreja no lar 

Vamos começar este esboço de pregação sobre família abordando uma das dúvidas mais frequentes na vida cristã, principalmente entre os novos convertidos. O que deve ser prioridade na vida de um cristão: a família ou a obra na igreja? Vamos responder a esta questão baseados em algumas passagens bíblicas, mas para se aprofundar no assunto.

Vale a pena ressaltar a indicação de alguns livros, como ‘A qualidade do fruto doméstico’, de Sheila Vianna ou obra ‘O poder da esposa que ora’, de Stormie Omartian.

Há alguns anos, o assunto não era tão abordado nas igrejas, mas hoje os principais líderes cristãos do país já se sentem mais à vontade para falar, já que podem se respaldar em uma quantidade mais farta de material sobre o tema. 

Podemos entender que a grande obra do cristão é a própria família, pois a obra da igreja tem muito a ver com o relacionamento em família. Aliás, até mesmo no início da igreja primitiva os cristãos compartilhavam tudo o que tinham e viviam como uma grande família, como podemos conferir em Atos 4:32 a 37. 

A igreja no lar e a família na igreja

Em diversas passagens bíblicas podemos ver como a fé cristã é sempre comparada à família. Os cristãos são chamados de irmãos, o Senhor é chamado de Pai, a igreja é chamada de noiva e nós somos vistos como filhos aos olhos de Deus. 

Para dar continuidade a este esboço de pregação sobre família, podemos ler 1 Timóteo 3:2 a 5. 

 “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? )”. 

Como podemos ver, existem vários requisitos relacionados ao lar, à família. Recomendo a leitura do capítulo inteiro, mas neste trecho já fica claro que a recomendação para os primeiros cristãos era de manter uma família em ordem, para depois nos preocuparmos com nosso ministério na igreja. 

Se não começarmos a exercitar o cristianismo dentro de casa não tem como sermos cristãos fora de casa. Principalmente quando convivemos com pessoas não convertidas e nos perguntamos se existem dicas para conviver com pessoas não convertidas.

A falta de tempo

A verdade é que como passamos muito mais tempo com nossa família do que com outras pessoas (não me refiro apenas às horas do dia, mas a todos os anos) temos mais paciência com outras pessoas, queremos ficar mais tempo com outras pessoas. Na igreja, muitos cristãos querem passar mais tempo nos eventos da igreja do que com a família, e isso pode ser uma brecha para que famílias sejam arruinadas.

A falta de tempo de qualidade, comunicação e interação é o caminho para o fracasso. Sem perceber começamos a passar tempo demais fora de casa e não nos damos conta que a nossa própria casa está abandonada e, como sabemos, casa dividida não prospera. 

Com alguns anos de cristianismo podemos perceber que algumas família entraram em crise por falta de equilíbrio entre igreja e lar. 

A família não tem mais valor e grande parte da sociedade cresce em famílias desestruturadas, com pais cada vez mais irresponsáveis que não sabem criar seus filhos. Por isso, é importante elaborar com calma sua pregação sobre família. 

Dicas para sua pregação sobre família

Se você vai usar este esboço de pregação sobre família para desenvolver sua própria ministração, veja que o versículo citado acima enumera diversas características que podem ser exploradas individualmente. Vamos ver alguns exemplos que você pode desenvolver. 

  • Irrepreensível marido de uma mulher – fale da fidelidade no casamento e de como devemos proceder perante os nãos cristãos, de forma irrepreensível para sermos bons testemunhos. Fale de como muitas pessoas falam mal de cristãos porque tomam como referência um pastor que roubou, um bispo que adulterou etc. 
  • Vigilante e sóbrio – podemos usar Romanos 16:19 para reforçar que devemos ser excelentes para o bem ou Filipenses 4:8 onde lemos que devemos concentrar nossos pensamentos no que é de boa fama. Isso é uma forma de sermos sóbrios e vigilantes. 
  • Apto a ensinar e não espancador – podemos ver que isso se encaixa perfeitamente no papel de pai e mãe. Os pais de hoje estão aptos a ensinar? Não apenas a bíblia, mas sobre cidadania, planejamento, organização, finanças. 

O que é mais importante a família ou a igreja?  

Muitos cristãos ficam divididos entre igreja e família por falta de conhecimento ou orientação adequada. Porém, quando entendemos que a família é a primeira grande obra do cristão, passamos a nos dedicar mais e toda sombra de dúvida é lançada fora. Infelizmente muitos cristãos, mal informados, acabam acreditando que o cristão deve passar mais tempo na igreja do que com a família, pois confundem a igreja com o próprio Deus. Amar a Deus e a obra não significa passar o tempo todo na igreja, mas se empenhar em demonstrar o caráter de Cristo o tempo todo e em todo lugar. 

Quando colhemos bons frutos em nossas casas estamos preparados para começar a semear fora de casa também. Na passagem de Provérbios 31, onde lemos sobre a mulher virtuosa, a partir do versículo 10, podemos ler que a mulher virtuosa é a louvada, assim como o marido, tudo isso é fruto do temor a Deus e não do fato de ficar 24 horas dentro da igreja.  O texto da mulher virtuosa é uma ótima passagem para você colocar em seu esboço de pregação sobre família.

A vida cristã começa em casa e sem família não há obra. Portanto, as obrigações caseiras devem prevalecer sobre os compromissos na igreja, pois a vontade de Deus é que nos preparemos para vivermos em família eternamente. 

Dicas para pregar esta mensagem 

Se você deseja preparar uma ministração baseada neste esboço de pregação sobre família baseada neste esboço, você pode dar alguns exemplos pessoais de como você, em sua família, tenta desenvolver o cristianismo no dia a dia.

Fale também de outras famílias que você observa que desenvolvem a fé no dia a dia. Conte uma experiência de uma visita que você fez, alguma criança que te falou como ela ora em casa ou ouve os pais falarem da bíblia.

Sempre que você for levar uma palavra para a igreja, lembre-se de falar bem de outras famílias e de bons exemplos de outras pessoas, isso faz que todos percebam como é possível seguir bons exemplos. Além disso, ao dar exemplos pessoais, evite enaltecer muito você mesmo. Quando você revela algumas fraquezas e situações que você reconhece que errou, isso faz as pessoas verem que ninguém é perfeito, mas que buscamos a perfeição em Cristo, e que dependemos da misericórdia do Pai todos os dias. 

Se você precisa de mais ideias e mais algum esboço de pregação sobre família, leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Esboço de pregação sobre família: A igreja no lar 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *