fbpx

Esboço de pregação sobre família. Por que Deus criou a família?

Esboço de pregação sobre família. Por que Deus criou a família?

Sem dúvidas o ponto de partida para realizar seu esboço de pregação sobre família é o livro de Gênesis. Quando lemos os primeiros versículos de Gênesis podemos ver que Deus criou todas as coisas e tudo o que fizera era bom. No entanto, uma única coisa Deus criou e percebeu que não era bom, que homem estivesse sozinho, por isso, criou uma ajudadora. Aqui vemos que o propósito de Deus para o homem era ter uma companhia, não ficar só. Em Gênesis 2:24 lemos que a vontade de Deus para o casal é que se unam formando uma só carne. Podemos dizer que no plano terrestre, a família foi a grande criação, pois é com a família que o homem pode desenvolver melhor seu potencial espiritual, emocional e intelectual.

Leia também:

A convivência em família é uma bênção de Deus, Salmos 68:6, e todo ser humano deve estar disposto a viver em família. A família é que forma o cidadão. Hoje, não faltam estudos que comprovam os benefícios de uma pessoa ser criada em família estruturada, assim como comprovações que uma família sem estrutura facilitam a ‘perdição’ do homem. Por isso, desde nosso nascimento precisamos estar em família. A criança deve crescer orientada por seus pais. Por isso, o livro de Provérbios nos instrui: “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”, Provérbios 22:6.

A importância da família para o homem

Para o homem, a companhia da mulher é essencial. Como já lemos em Gênesis, a mulher foi criada com a função de ser ajudadora. O homem sozinho não é capaz de suprir suas próprias necessidades. Desde o simples desejo sexual, às necessidades emocionais e de companheirismo, o homem não consegue suprir suas próprias necessidades, a não ser que uma mulher esteja ao seu lado.

Toda pregação sobre família deve ressaltar a importância da convivência do casal. Não fomos feitos para vivermos só.

Estamos nos tornando uma sociedade individualista e o papel do marido e pai tem sido menosprezado. Os homens são influenciados, por filmes, novelas, entrevistas e modelos de vida (de famosos) a viverem só. Somos bombardeados de declarações negativas a respeito de casamento. A sociedade não deseja ver o homem com uma esposa. Prega-se que o homem deve “ser livre, explorar o mundo, não criar raízes”. O desejo de ser marido e pai não é incentivado e o resultado é o número crescente de filhos que crescem sem a presença de um pai em sua rotina.

Em sua pregação sobre família, você pode ressaltar que o homem precisa da família tanto quanto a família precisa do homem em sua formação.

A importância da família para a mulher

Assim como o homem depende da mulher para ser completo, a mulher depende do homem para ser completa. Emocionalmente ou espiritualmente, a mulher não consegue viver feliz sozinha. No caso das mulheres o desejo de casar e construir uma família ainda pode ser observado, mas esta tendência já tem sido bombardeada.

A sociedade está influenciando negativamente as mulheres a tomarem uma vida independente de tudo e de todos. Sabemos que a mulher pode trabalhar, ter família e cuidar dos afazeres domésticos, mas isso não significa que deve abdicar do papel de esposa, nem que deve viver sem depender do homem. O homem também precisa da mulher.

Aos poucos a ideia de “mulher forte” passou para “mulher independente”, numa conotação de que é possível viver sem o homem. Nos moldes cristão, é melhor que homem e mulher vivam juntos, complementando suas necessidades, fortalecendo um ao outro, como diz Eclesiastes 4:9 a 12:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.

Este é um versículo chave para uma boa pregação sobre família.

A importância da família para as crianças

O que dizer sobre as crianças? É evidente que a presença das figuras materna e paterna são fundamentais na formação de uma pessoa. Seu caráter, seu intelecto, seu físico são desenvolvidos graças ao empenho dos pais.

Mesmo que sua pregação sobre família seja ministrada em uma reunião de casais, não deixe de falar sobre as crianças, pois elas são parte fundamental na consolidação de uma família.

O cristão deve entender que seu filho precisa da presença da mãe para crescer e se tornar um exemplo para outras pessoas. A criança depende da sabedoria, autoridade, conhecimento, carinho e responsabilidade dos pais para formar seu ser. O próprio Jesus Cristo esteve submisso aos pais em sua infância.

Quando falamos em família, temos que entender que cada membro é valioso e não podemos falar em família sem um marido, uma esposa ou os filhos, pois estes três elementos se combinam e formam um único propósito, assim como podemos comparar com a trindade, criado e planejado pelo Altíssimo para que pudéssemos entender um pouco melhor de seus planos para a humanidade.

A importância da família para Deus

Ressalte em sua pregação sobre família, que a formação da família não preenche apenas requisitos naturais, mas espirituais também. Devemos ter consciência de que a família é um importante instrumento para o serviço do próprio Deus, pois a família é um projeto para que o homem pudesse experimentar um pouco do amor de Deus por nós, tanto que usa o comparativo de esposa e noivo diversas vezes para referir-se ao relacionamento de Cristo com a Igreja, assim como a figura de pai e filho é a grande referência de Deus e seres humanos.

Através da família é possível compreender, um pouco, o amor de Deus. Assim como um pai ama um filho apenas por ser seu filho, sem motivos racionais, Deus nos ama apenas por sermos nós mesmos. Assim como o marido deve amar e proteger sua esposa, Cristo nos amou e assim como a igreja deve ter sede por seu marido, a igreja deve desejar o encontro com Cristo.

Mais do que uma relação natural, a família deve ser vista como um plano de Deus para nós e que nós devemos lutar para manter este propósito, ainda que a sociedade pregue o contrário.

O ponto alto da pregação sobre família sempre é a comparação de uma família natural com o nosso relacionamento com o Eterno. Por isso, nunca deixe de fora este ensinamento.


 
Compartilhe

12 comentários sobre “Esboço de pregação sobre família. Por que Deus criou a família?

  1. Muito boa esta matéria! Nos tempos de hoje, esta importante e fundamental instituição precisa ganhar força, pois com as dificuldades cada vez mais adversas, é na família que nós encontramos o apoio necessário para superá-las.

     
  2. Familia e o bem mais precioso, para nossas vidas, e o plano divino de Deus para o homem, projeto fantastico. Para mim seria quase impossivel viver.

     
  3. Muito bom , a se todas as pessoas pensassem bem a respeito do valor de uma familia . nao teriamos esse assustador numero de divircio no mundo.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *