fbpx

Esboço de pregação sobre pecado 

Esboço de pregação sobre pecado 

Neste breve esboço de pregação sobre pecado vamos ver três motivos que nos fazem pecar e como podemos superar isso. Deus quer te levantar, por isso, leia com calma este texto, para você entender que quando caímos, há uma solução, existem maneiras de nos levantarmos, basta querermos. Se você estava procurando um texto justamente por que você quer aplicar na sua própria vida, então já está no caminho certo, reconhecendo suas fraquezas. Se você quer levar esta palavra para um estudo de células, equipes ou para pregar em sua igreja, você pode usar este texto como guia, para complementar com suas palavras e experiências pessoais. 

Acreditamos que este esboço de pregação sobre pecado também tem muito a ver com louvor e adoração. Se você faz parte, ou conhece alguém que faça parte, do grupo de louvor de sua igreja, reflita neste texto, pois nosso louvor e adoração também tem uma relação direta com nossos pecados, pois quando caímos, achamos que não somos dignos de louvar ou adorar a Deus e ficamos desanimados. Nos momentos de fraquezas, reconhecer nossos erros é fundamental para conseguir encontrar forças para superar os desafios e as tentações. Por isso, quando você estiver se sentindo culpado, sabendo que pecou e tem vergonha disso, lembre-se que o Pai deseja ouvir sua oração, seu arrependimento e seu clamor por ajuda. 

Busque a vitória 

Se os pecados fossem fáceis de serem vencidos, acharíamos que somos auto suficientes para vencê-los. Pense nisso: a dificuldade em vencer o pecado é o que nos faz depender sempre de Deus e reconhecer sua misericórdia. Se pensarmos que não temos pecado, ou que somos bonzinhos, corremos o risco de achar que podemos vencer todo e qualquer pecado com facilidade, por isso, poderíamos correr o risco de chegar muito perto do pecado sem problemas. Por exemplo, se fosse fácil parar de beber, uma pessoa que passou por isso, poderia pensar algum dia “vou tomar só um copo, pois depois eu sei que não vou beber de novo”. Sabendo que é difícil largar a bebida, alguém que passou por isso, evita qualquer gole, qualquer copinho, pois reconhece a dificuldade em largar o vício. 

Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Isaías 60:1 

No trecho acima, o profeta se alegra com a vitória que vem de Sião. Quando sabemos que passamos por dificuldades, mas superamos, vamos glorificar a Deus por que sabemos como foi difícil vencer o pecado. Como no exemplo da bebida, se fosse fácil largar, a pessoa não seria grata a Deus pela vitória. Acharia que conquistou tudo por seus méritos. 

Este primeiro trecho do esboço de pregação sobre pecado queremos focar que é importante reconhecermos que é difícil largar o pecado, não devemos achar que somos melhores que os outros. Nossa luta também serve para nos deixar humilde, sem julgar os outros, pois olhamos para nós sabendo que temos uma luta forte contra um determinado pecado. 



O tropeço 

Agora vamos ilustrar este esboço de pregação sobre pecado com alguns tipos de queda. O primeiro deles é o tropeço. Assim como Saul tropeçou a pedra da soberba, nós podemos tropeçar em algumas situações. Podemos nos achar importantes demais, bonitos demais, inteligentes demais e até espirituais demais antes de tropeçar.  

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Provérbios 16:18 

Para evitar tropeçar, não se ache melhor que ninguém em nada, nem da espiritualidade. Esta é uma boa maneira de evitar o tropeço. Pois quando achamos que somos muito bons em algo, passamos a não nos preocupar com os perigos.  

Se você parar e pensar em alguém tropeçando mesmo, na calçada, vai perceber que isso sempre acontece por falta de cuidado. 

O desequilíbrio 

O desequilíbrio já pode ser pensando como uma situação que poderíamos evitar, mas o comodismo e a arrogância, de achar que não vamos pecar, nos levam ao perigo. 

Por exemplo, se não reconhecemos que sentimos atração por mulheres bonitas, de roupas curtas ou justas, podemos dar um passo para a ruína, escondendo nosso pecado. Se admitimos isso, no entanto, podemos evitar situações que nos coloque em risco. Se haverá uma festa, um encontro ou comemoração que sabemos que haverá mulheres de roupas curtas, podemos evitar de imediato, ao invés de achar que não vai acontecer nada de mais, aí chega no local uma moça bonita começa a dar conversa mole para a pessoa e ela caí. Tudo porque, lá atrás ele não teve humildade de reconhecer que deveria ter evitado aquele local, ou festa, por exemplo. 

O empurrão 

Vamos terminar este esboço de pregação sobre pecado falando do empurrão. De quando pecamos com ajuda de outra pessoa. Não devemos tirar nossa responsabilidade de pecar, mas é comum errarmos com ajuda de outras pessoas. Pessoas que começam a falar mal de alguém, reclamar do trabalho, fazem piadas de duplo sentido, enfim, sem percebermos, estamos cometendo os mesmo erros. Por isso, devemos escolher muito bem quem são nossas companhias. Podemos, e devemos, ter colegas no trabalho, na vizinhança e na própria igreja, mas isso não deve ser confundido com amizade sólida. Devemos sempre manter uma certa distância de pessoas que não compartilham da mesma fé que nós. Aliás, até mesmo o amigo cristão de verdade não precisa viver grudado com outras pessoas, precisamos dar tempo para eles terem sua rotina, fazer o que gostam, ter tempo para respirar. 

Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar. Provérbios 25:17 

Confie em Deus 

Podemos terminar a pregação sobre pecado falando do amor de Deus, sempre disposto a nos perdoar e nos dar uma chance nova de vencer o pecado, pois isso glorifica o nome dele. 

O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Salmos 145:14 

Esperamos que este texto ajude você, e seu grupo a evitar aquilo que pode nos derrubar, seja através de um tropeço, empurrão ou desequilíbrio. Se for um grupo de louvor, meditem um pouco sobre como é possível louvar a Deus quando pensamos em nossos pecados e como isso nos leva a ama-lo ainda mais. O momento de adoração pode ficar mais reforçado quando pensamos em como Ele está disposto a nos ajudar e levantar sempre que caímos. 

Leia também:

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *