Estudo bíblico infantil sobre os primeiros cristãos 

Share Button

Neste estudo bíblico infantil, o aluno deve compreender que devemos contar a todos sobre o que Jesus fez por nós, assim como fizeram os primeiros cristãos. Aqui vamos aprender sobre um momento marcante do cristianismo que foi sua origem e formação logo após a ida de Jesus para a eternidade. Vamos ver como o poder do Espírito Santo ajudou na formação da igreja cristã. Baseado no livro de Atos, recomendamos que o professor também leia esta história em uma bíblia de estudo para adultos, pois, normalmente, as crianças fazem muitas perguntas interessantes nesta aula. Esta aula tem bons ensinamentos históricos, assim como de doutrina e fé cristã.

  • Texto base: Atos capítulo 2
  • Textos auxiliares: Atos 1:8 (pode ser citado várias vezes durante a aula), 1 Coríntios 12:12 e 13
  • Objetivo: Este estudo bíblico infantil deve enfatizar que devemos testemunhar o amor de Deus, com ajuda do Espírito Santo.

Introdução 

Certa vez, Marquinhos estava andando pela rua quando viu uma placa que mal podia acreditar. A placa dizia “Hoje, sorvete grátis para todos que entrarem”. Parecia bom demais para ser verdade, mas era. Só que Marquinhos ficou com uma dúvida. Será que ele deveria chamar todos os amigos também, ou será que era melhor ele guardar este segredo para que só ele tomasse sorvete de graça?

  • Deixe as crianças participarem, dizendo o que fariam.

Pois é! Na história de hoje vamos ver que Deus nos deu um presente muito melhor que um sorvete. Ele nos ofereceu a vida eterna através de Jesus. Será que podemos contar isso aos nossos amigos ou devemos ficar guardando segredo?




História

A história de hoje aconteceu há anos. Jesus tinha acabado de morrer e ressuscitar (se for preciso, faça uma breve recapitulação sobre a história anterior). Seus discípulos ainda não sabiam bem o que fazer, pois queriam contar a todos sobre Jesus, mas os principais líderes religiosos daquela época não queriam isso. Eles lembravam que Jesus havia prometido que ira ajudá-los, mas como? Pois Jesus já tinha ido para o Reino dos Céus. Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para ajudá-los, mas como isso aconteceria? Os discípulos mal sabiam o que era Espírito Santo.

Estava chegando uma importante festa de Israel, a Festa de Pentecostes; e todo o país estava se preparando para festejar. Na cidade de Jerusalém, pessoas de todo o mundo estavam se reunindo para esta importante festa. Os discípulos de Jesus também estavam lá. Eles esperavam o Espírito Santo que lhes ajudaria a falar de Cristo para todos. Quando aceitamos Jesus como nosso salvador, Ele nos envia o Espírito Santo para nos ajudar a falar do amor de Deus para as outras pessoas.

  • Professor, nesta parte do estudo bíblico infantil, você pode ler Atos 1:8.

Os discípulos de Jesus estavam reunidos, quando, de repente, todos ouviram um som, como de um forte vento, e alguns viram umas línguas de fogo descendo sobre os discípulos. Quando isso aconteceu, aquelas pessoas começaram a falar outros idiomas. Falavam em línguas que nem sabiam falar.

Como a cidade estava cheia de pessoas de outros lugares, de outros países, eles ficaram espantados ao verem os discípulos de Jesus falando em idiomas que eles entendiam. No entanto, algumas pessoas acharam que eles estavam bêbados e não falavam nada com nada. Foi nesta hora que Pedro entendeu que aquela era a promessa de Jesus se cumprindo. Ele, Jesus, enviou o Espírito Santo sobre seus discípulos para ajudá-los. Neste momento, Pedro começou a explicar sobre a vida de Jesus. Com ajuda do Espírito Santo, Pedro fez um grande discurso.

  • Neste trecho do estudo bíblico infantil você pode falar que este mesmo Espírito Santo nos ajuda a testemunhar sobre Jesus.

Assim também, o Espírito Santo nos ajuda, até hoje, a falar de Deus para as pessoas. Às vezes, ficamos com medo, às vezes, ficamos com vergonha. Por isso, é importante pedir ajuda ao Espírito Santo para que possamos falar de Jesus para outras pessoas. Nossa família, nossos amigos e parentes.

Quando Pedro terminou seu discurso, todos tinham compreendido que eram pecadores e precisavam do perdão de Deus para suas vidas. Todos nós somos pecadores e também precisamos do perdão de Deus para nossos pecados. Todos nós nascemos pecadores e nossa salvação é Jesus. Precisamos apenas pedir a ele que nos salve de nossos pecados.

Conclusão

Quando Pedro chegou ao fim de seu discurso, cerca de três mil pessoas se converteram ao cristianismo. Eles viram que o poder do Espírito Santo era tremendo e entenderam o discurso de Pedro, que ensinou que todos já nascemos pecadores e precisamos pedir a Jesus que ele perdoe nossos  pecados, para termos a garantia da vida eterna.

Depois deste dia, os cristãos continuaram se reunindo todos os dias, e cada vez mais pessoas se convertiam.

Ao terminar este estudo bíblico infantil, o professor pode relatar como viviam os cristãos daquela época, basta dar uma breve lida nos últimos versículos de Atos 2.

Oração

Para concluir o estudo bíblico infantil vamos pedir que o Espírito Santo nos ajude a falar de Jesus para os outros (ORE).

Se você nunca pediu a Jesus que ele perdoe seus pecados e seja seu salvador, você pode fazer isso agora (ORE).

Leia também:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *