Estudo bíblico para família: sabedoria e poder

Estudo bíblico para família: sabedoria e poder

Neste estudo bíblico para família vamos ver como é importante manter nossa fé unida e simples, em Cristo. Vamos usar como base o primeiro capítulo de 1 Coríntios. Vamos ver como Paulo utiliza as expectativas e conhecimento dos gregos e judeus para indicar que Jesus corresponde a todos os nossos pedidos, ele, Jesus, é quem nos dá sabedoria para compreender as promessas de Deus e também nos dá poder para comprovar a grandeza e graça do Senhor. Paulo nos dá todas as dicas para sermos pessoas completas em Cristo, por isso, essa reflexão é muito importante para fazermos com nossa família. 

Se você quer realizar um estudo bíblico para família, utilize como base o seguinte trecho bíblico. 

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1:18-25 

Vamos fazer uma análise sistemática do texto acima. 

Se quiser, leia também este guia com 8 dicas sobre viver sabiamente.

Loucura para o mundo 

Quando falamos de Jesus para as pessoas “sábias” da atualidade, como professores universitários, empresários e pessoas com alto nível de estudo, elas consideram o assunto chato, ultrapassado, velho, arcaico, conservador e por aí vai. Neste estudo bíblico para família, queremos que você incentive sua família a não entrar em debates e conflitos, pois faz parte do plano de Deus que algumas pessoas, que se enchem em suas vaidades, que não entendam o evangelho, revelado aos humildes. Por isso, a fé cristã é vista pela sociedade como uma “religião para pobres e sem estudo”. Sua família não deve bater boca ou entrar em conflitos quando forem assim “taxadas”. Ao terminar este estudo bíblico para família, converse com seus filhos, marido, ou esposa, constantemente sobre os preconceitos que você sofre por sua fé e que vocês possam consolar uns aos outros, lembrando que é da própria vontade de Deus, “tirar a sabedoria dos sábios”, como está no trecho mencionado, para que os sábios sejam humilhados e os humildes exaltados. 

Sinais e milagres 

Quando falamos de Jesus para as pessoas, elas querem apelar para os pedidos de “sinais e milagres”. Zombam de nossa fé dizendo coisas do tipo “por que Deus não abre o mar agora, como fez com Moisés, ou por que Deus não cura logo todo mundo. Tem tanta gente boa que fica doente e sofre, e tantas pessoas más que tem tudo o que querem e até muito mais”. Os judeus também pediram sinais para Jesus, mas Ele já alertou que os profetas já haviam dado sinais, mas eles não creram. Ao estudar a Bíblia, podemos ler inúmeras passagens onde milagres foram feitos, mas mesmo assim o povo não acreditou. Um exemplo disso foi a travessia do Mar Vermelho. Três dias depois, o povo já murmurava. Ou seja, para quem não quer crer, os sinais e milagres não adiantam de nada.  

Quando você, e sua família, for “desafiado a apresentar milagres e sinais”, não se abale. Lembre-se que esse tipo pedido não serve para convencer, e nem converter, pessoas. As pessoas pedem sinais e milagres só para afrontar e não para serem impactados. No entanto, não devemos levar essa afronta para o lado pessoal, pois nossa batalha não é contra carne ou sangue, mas nas regiões celestiais. 

Sabedoria 

Outro tópico importante ressaltar neste estudo bíblico para família é a sabedoria, pois os céticos rotulam os crentes de ignorantes e sem estudo e levantam inúmeros questionamentos. Até usam a lógica, e podem sim fazer perguntas que não sabemos responder. Não tem problema nenhum não sabermos todas as respostas, por que não sabemos mesmo. Deuteronômio 29:29 já diz que existem ocultas de Deus. 

No trecho mencionado no começo desta reflexão, repare que Paulo faz uma associação da sabedoria com os gregos, pois o povo grego era, e ainda é, reconhecido por sua busca por respostas filosóficas e lógicas. Então, Paulo explica que não podemos nos apoiar em sabedoria humana para explicar o evangelho. 

Aliás, Paulo também fala disso logo adiante. 

Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 1 Coríntios 2:4,5 

Portanto, após ler este estudo bíblico para família, reflita com seus familiares como é importante que nossa fé não se apoie em lógica humana, ou seja, no que podemos explicar. Existem muitas coisas que não podemos explicar, ou compreender totalmente, como os dinossauros, a arca de Noé, Adão e Eva, a origem e dimensão do Universo, ou qualquer outra coisa do tipo, portanto a sabedoria natural não nos dá fundamento para nossa fé, mas nossa fé nos dá fundamento para vivermos. E compreender a missão de Cristo é a maior sabedoria que podemos ter, pois nos garante a salvação, e o resto passa a ser detalhes, que podemos compreender ou não. 

Esperamos que este pequeno estudo bíblico para família ajude você e seu lar a compreender que nossa fé em Deus não deve se firmar apenas em milagres e sabedoria, lógica, mas muitas vezes temos que ter fé apenas para agradar o coração do Pai. Se você quer ajudar nossos leitores a compreender melhor este assunto, deixe seu comentário. 

Em nosso site temos dezenas de outros estudos bíblicos para família. Eis alguns de destaque: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico para família: sabedoria e poder

  1. Como sempre, muito bom sua explanação!! Tudo que estiver alicerçado nos ensinamentos cristãos frutifica!! É muito raro ver as famílias cristãs fazerem culto doméstico e isso deveria ser rotineiro…que o povo desperte para entender que sua primeira missão é dentro de casa!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *